:: 20/jul/2018 . 17:16
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE
1) O BRASIL NÃO GANHOU, MAS JOSÉ LEITE ESTÁ FELIZ!
2) LEMBRANDO DE UM SAUDOSO AMIGO.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Secretaria da Educação do Estado abre matrícula do segundo semestre para 17.310 vagas de cursos técnicos de nível médio
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, no Diário Oficial desta sexta-feira (20), o período de matrícula dos cursos técnicos de nível médio para o segundo semestre letivo de 2018. São ofertadas 17.310 vagas, para 50 cursos. As vagas são para os Centros Estaduais e Centros Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas da rede estadual de ensino, em 115 municípios, em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. A matrícula será entre os dias 24, 25 e 26 de julho na unidade escolar escolhida pelo estudante. O início do período letivo será no dia 30 de julho.
Do total de vagas, 9.335 são para a modalidade subsequente, destinadas a estudantes que concluíram o Ensino Médio e se inscreveram no Processo Seletivo que foi encerrado na quarta-feira (18) e cuja lista com os classificados já está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). As demais vagas são para as modalidades: Proeja Médio, voltadas para quem concluiu o Ensino Fundamental ou tenha o Ensino Médio Incompleto, com 18 anos completos, e Concomitante ao Ensino Médio, direcionada para o aluno que está matriculado no 2º ano do Ensino Médio em qualquer escola da rede estadual de ensino.
Matrícula – No caso dos que se inscreveram no sorteio eletrônico, os classificados conforme o número de vagas, devem se dirigir às unidades para as quais foram inscritos para realizar a matrícula. Nos demais casos, os interessados devem se dirigir às unidades com matrículas abertas, cuja lista está disponível no Portal da Educação. No ato da matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar; originais e cópias da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, internet, contrato de aluguel, IPTU ou cartão de crédito), com data recente. :: LEIA MAIS »
Mulher morta em acidente na Rodovia Ilhéus – Itabuna continua sem identificação
Na tarde de ontem por volta das 16 horas, um veículo Hyundai/HB20, cor branca, tendo como condutor Robson de Cassio Gomes Silva colidiu com uma árvore na BR 415- rodovia Ilhéus-Itabuna, nas proximidades da Fazenda Primavera. Uma mulher ainda não identificada, que estava no carona veio a óbito.
Segundo o condutor do veículo, na ocorrência policial, ele deu carona a vítima nas proximidades da UESC. O Departamento de Polícia Técnica fez o levantamento cadavérico, e até o final da manhã desta sexta-feira (20), a identidade da vítima continua ignorada.
Segundo informações de prepostos do DPT, nenhum familiar compareceu ao DPT para realizar o reconhecimento a vítima.
DO AGRAVO
Agricultura familiar é destaque no Festival Internacional do Chocolate e Cacau
A agricultura familiar, que juntamente com os pequenos produtores, responde por cerca de 80% da produção de cacau no Sul da Bahia, é um dos destaques do Chocolat Bahia 2018, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece até domingo (22) no Centro de Convenções de Ilhéus.
A Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar da Bacia do Rio Salgado, já comercializa os chocolates premium na Bahia e em outros estados brasileiros, com uma produção de 800 quilos por mês, com 35%, 50%, 60% e 70% de cacau, além de nibs – pedaços de amêndoas de cacau torrados e triturados – e trufas. São cerca de 200 cooperados, que cultivam amêndoas selecionadas.
Através de um convênio com o projeto de apoio à agricultura familiar Bahia Produtiva, foi aberta uma loja de fábrica em Itabuna, onde parte da produção é comercializada. “Nosso desafio é investir cada vez mais em qualidade, buscando a conquista de novos mercados e o Festival do Chocolate é uma excelente oportunidade para divulgação da marca e conhecimentos sobre novas tecnologias”, afirma Ozana Crisóstomo do Nascimento, diretor da cooperativa.
Com 1200 associados, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopesba), aproveita o potencial do Litoral Sul e Baixo Sul na produção de cacau para a fabricação de chocolates finos, achocolatados, nibs e amêndoas caramelizadas. A cooperativa investiu na implantação de uma fábrica de chocolate, com uma produção atual de 6 toneladas por mês, parte dela comercializada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “A produção de chocolates e outros derivados de cacau tem permitido a melhoria na renda das famílias e estamos trabalhando no sentido de ampliar a capacidade de comercialização, já que existe uma demanda crescente por chocolates finos”, destaca o diretor da Coopesba, Rogério Assunção. :: LEIA MAIS »
Bandidomorre na estrada de Maria Jape em Ilhéus
Na noite de ontem, fazendo ronda na BR 415, nas proximidades do IFBA, em Ilhéus, uma guarnição da CAERC, recebeu informações de populares que cinco homens, estavam a bordo de um carro vermelho e uma moto, fortemente armados, na estrada vicinal, que da acesso ao distrito de Maria Jape, em Ilhéus. A guarnição foi ao local indicado e ao chegar, foi recebida a balas pelos bandidos. Os elementos fugiram, adentrando no matagal
Na estradas vicinal, os policiais encontraram um dos elementos baleado, ao seu lado uma arma calibre 12 e uma mochila. O desconhecido ainda foi levado para o hospital Costa do Cacau, mas já estava morto. Ele foi identificado como Rivaldo Matos Silva, vulgo Val. Ele tinha um mandado de prisão em aberto e era conhecido como o chefe do tráfico de drogas em Serra Grande ( Uruçuca ).
AGRISSÊNIOR NOTICIAS – Edição 677 – ANO XV – Nº 01 – julho de 2018
ANO XV
Eis a Edição 01 do ano XV. Tim, Tim para todos!
Desmonte da C&T ameaça soberania nacional
Alerta científico e ambiental, volume 25/27-2018.
A advertência é do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o físico Ildeu de Castro Moreira, em entrevista à Sputnik Brasil.
Segundo ele, a redução dos investimentos públicos no setor, tanto nas universidades como nas agências de fomento à pesquisa, que atendem o setor público e o privado, está provocando efeitos calamitosos:
A situação é muito drástica. Foram muito drásticos os cortes para Ciência e Tecnologia no ano passado, em particular, e neste ano continuam. E, portanto, nós estamos vivendo uma situação muito difícil. As principais agências de fomento do país, como o CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico], a FINEP [Financiadora de Estudos e Projetos], a própria Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], foram profundamente atingidas. E isso tem uma implicação muito ruim, porque a ciência brasileira vinha crescendo nos últimos 20 anos significativamente e agora nós estamos vivendo um momento muito complicado (Sputnik Brasil, 09/07/2018).
Em consequência dos cortes orçamentários aplicados ao setor, o presidente da SBPC afirma que o orçamento deste ano para custeio das atividades de ciência, tecnologia e inovação foi reduzido a um terço do valor de oito anos atrás. Segundo ele, a SBPC e as demais entidades científicas do País têm feito repetidos apelos ao governo e ao Congresso Nacional, mas “a reversão foi muito pequena”.
“Todos os países desenvolvidos do mundo, inclusive países que tiveram alguma dificuldade financeira em momentos de crise apostam na ciência como uma possibilidade de reversão do quadro. A Ciência é um instrumento, hoje, fundamental para uma sociedade. E a gente está vivendo esse momento de desmonte muito sério”, enfatiza.
E o pior, aponta, é que a tendência sugere um futuro de continuidade do quadro e de permanência dos baixos investimentos, o que considera um risco ao desenvolvimento do País, citando como exemplo o impacto sobre os pesquisadores jovens, que tendem a buscar alternativas no exterior.
Sem falar na ameaça da Emenda Constitucional 95, aprovada pelo Congresso Nacional em 2016, congelando uma série de gastos por nada menos que duas décadas: :: LEIA MAIS »
- 1