A ONG ENAULTINHO ROCHA na busca de conscientizar a população para o CADASTRO de Doador de Medula Óssea, lança o projeto, “A voz do Doador e do Transplantado!
– Nome completo? José Luciano da Silva Martins Júnior
– Onde reside? Sua idade? Salvador/BA, 26 anos.
– Sua profissão? Onde trabalha? Engenheiro Mecânico, no momento não estou trabalhando.
– Estado civil? Tem filhos? Quantos? Solteiro, sem filhos.
– Como se sentiu quando soube que era compatível com alguém? Fiquei muito feliz, é uma sensação maravilhosa de amor ao próximo, é Deus mostrando suas ações através de nós.
– Quando foi a sua doação? Jun.2016.
– Onde foi sua doação? Você teve gastos? Foi realizada no NHC (Natal Hospital Center), em Natal RN. Todos os gastos foram custeados pelo REDOME.
– Quanto tempo durou? Foi por Aférese ou por punção? Foi por aférese. Durou cerca de 2 horas.
– Você sentiu dor? Durante o procedimento não. Entretanto, para ser realizada a aférese, é necessária a aplicação do Granuloquine durante alguns dias antes do procedimento. Isso gera um leve desconforto no corpo, principalmente nos ossos, mas não me impediu de fazer nada.
– Como a equipe do REDOME te recebeu? Teve acompanhante? Quem bancou as despesas do acompanhante? Minha mãe me acompanhou durante o procedimento e os custos dela também foram pagos pelo REDOME. Não tivemos custos com absolutamente nada. A equipe do REDOME foi ótima, desde o primeiro contato, até o fim do procedimento, eles deram todo o suporte necessário. Eu já sabia que tudo iria dar certo porque Deus quis assim.
– Se for compatível com mais alguém, fará outra doação? Quantas vezes for preciso. É o que eu posso fazer para tentar melhorar a vida de alguém.
– Na sua cidade tem HEMOBA? Existe movimentação para campanhas de cadastro de MO? Sim, o HEMOBA de Salvador sempre faz campanhas para incentivo da doação de MO e sangue. Com o Hemóvel, eles passam por vários locais da cidade fazendo um bom trabalho.
– Depois da sua doação tem incentivado outras pessoas a se cadastrarem? Sim, muita gente acompanhou o processo e hoje converso com todo mundo a respeito, muita gente parece ter medo ou algum tipo de receio quanto a doação de MO.
– Como se sente como doadora de MO? Me sinto muito bem. É, sem dúvida, a melhor coisa que fiz na vida. Deus me escolheu pra fazer parte dessa missão.
– Você já sabe quem foi seu (receptor (a)? Já esteve com ele (a)? Tem interesse de conhecer? O REDOME já liberou o contato e já conheci (pelo Whatsapp) o receptor da minha MO. Ainda não nos conhecemos pessoalmente, mas saber que ele está bem é o que da a paz no meu coração. Pretendo vê-lo em breve.
– O que você dirá para esta pessoa? Sinceramente não sei como vou reagir, será uma emoção muito grande. Ele é uma pessoa extremamente forte, merece toda felicidade do mundo e é isso que desejo pra ele.
– Você nos autoriza a publicar esta reportagem com sua foto? Motivaremos outros a serem doadores! Sim
– Pode deixar uma mensagem de incentivo? Gostaria que as pessoas entendessem que a doação de MO é um procedimento seguro e muito simples, que não gera nenhum tipo de ônus ao doador. O resultado disso é a vida de outra pessoa que você pode ajudá-la a retormar. Isso não tem preço, não tem palavra. É muito amor envolvido.
– Qual a sua mensagem para as pessoas que se cadastraram e tem se negado ou não se atualizam junto ao REDOME? Que sempre procurem o hemocentro mais próximo para atualizarem o seu cadastro e ter sempre fé. Só a fé em Deus poderá determinar os próximos passos… mas nunca desista. Entrega a vida à Deus que tudo dá certo.
A ONG ENAULTINHO ROCHA te agradece e pede a DEUS que te abençoe e proteja! Um abraço meu amigo!
Enault Freitas
Presidente
A vida tem muito valor quando você sabe o que é AMAR! Salvar uma vida não tem preço, tem muito AMOR envolvido e DEUS no comando mostrando que é simples seguir seus mandamentos! “Amar o outro como a ti mesmo”!E se você for o outro, aquele que precisa dessa MEDULA para continuar a viver? Doar é muito melhor do que receber!Que DEUS nos abençoe! Abençoe aos Doadores, aos pacientes que receberam a Medula,à aqueles que aguardam seu gesto(DOAR)para seguir em frente, obrigado R2cpress pela parceria de promover a VIDA! Que Reflitamos sobre o AMOR!
Muito interessante e esclarecedora esta entrevista ! Nos motiva a também querer ser um doador de medula e sangue . Parabéns pela iniciativa .
Obrigado dr. Ricardo, é muito importante para nós quando um doador expressa sua atitude de salvar vida e concretiza! Um abraço!
Trabalho maravilhoso e gratificante que o nosso irmão e amigo Enault realiza.
Que Deus continue abençoando–lhe.
Obrigado irmão Samuel! A luta ainda não acabou, tem muitas pessoas precisando de 15% de sua Medula para viver! Um abraço!
Parabéns pela entrevista muito bom poder conhecer a experiência de alguém que já teve a oportunidade de salvar vida em vida.parabens a José Luciano pela atitude, disposição em doar-se ao próximo. Fico na torcida para que chegue o meu dia.
Josilma, com certeza logo logo você será convocada! Não tenho dúvida disto!Deus te abençoe e obrigado pelo comentário.
Sou doadora sinto-me feliz por ter a chance de poder salvar vidas, pois não sabemos o dia de amanhã,fazer o bem me faz bem
Olá Márcia, é isto mesmo, o amanhã não nos pertence. E o que é 10 ou 15 % de um tecido que se recompõe em poucos dias! Obrigado pelo comentário!
Parabéns para esta ONG Renautinho Rocha que vem esclarecer sobre doaçãorde medula óssea motiva e esclarecer a importância de ser doador. Continue na luta para salva vida. Isto e um gesto fe amor ap próximo como Jesus pediu.
Olá Elzivalda, obrigado pelo incentivo, nossa Missão é Conscientizar as pessoas a serem Cadastrados para Doador de Medula Óssea!
Que maravilha! Como é importante ser um doador , “um dia da sua vida ,por uma vida inteira ” .
Obrigado Geovana, espero que logo logo você seja contemplada com a compatibilidade para salvar uma vida!
José Luciano parabéns!!!! Anjo escolhido pelo SENHOR. Conheço o receptor, adolescente de 16 anos, que foi diagnosticado com 2 tipos de leucemia, que tinha um irmão gêmeo não era compativél com ele. Lutava há 9 anos contra essa enfermidades, mas hoje está liberto e saudavel. DEUS ABENÇOE.