PSICOMUNDO <> CONTROLE DO LIVRE DO ARBÍTRIO DA VIDA <>
Em todos os países do mundo, com rara exceção da Indonésia, com a altiva decisão do seu presidente Joko Widodoos, existem outros governantes que apenas se colocam em estado de consternação e indignados, mostrando que são preocupados com os Direitos Humanos, e assim verdadeiramente não é muito fácil encarar a exterminação de tantos vícios que sempre engolem os seus usuários.
Poucos fazem esforços para destruírem esses adeptos e cegos inimigos causadores de destruições humanas. Lamentar o que aconteceu na Indonésia retira da Justiça o direito de julgar e coibir criminosas investidas no mundo dos crimes praticados por um indivíduo com muitos anos de experiência nos caminhos de distribuições das drogas, olhando o seu lado de enriquecimento ilícito, vida fácil em paraísos cheios de mordomias, e enfim, esquecendo quantas famílias foram destruídas violentamente por várias ações criminosas desse famigerado tráfico infame.
Será que não gera nenhuma comoção de governos que não analisam momentos de tristeza e pesar por tantas mortes inusitadas, deixando de ser bastante cruéis ao pai e a mãe ver os seus filhos, parentes e amigos nessas condições, utilizando-se da barbaridade da fumaça da maconha e das outras drogas ingeridas pelo nariz e pela boca que determinam muitas doenças, provocando com maior brevidade muitas dificuldades para alcançar a plenitude da vida, fazendo desaparecer a contundente marca da fé e confiança nos desígnios de Deus.
Existem muitas outras doenças que podem ser causadas pelo uso das drogas, e a sua gravidade vai depender da quantidade de droga ingerida, que com o passar do tempo, tende a ser cada vez maior. Estas doenças geralmente começam a se manifestar após alguns meses do início do uso das drogas.
Segundo o médico Dr. Arthur Frazão, no Site Tua Saúde, vejam algumas das doenças causadas pelo uso das drogas, como maconha, cocaína e crack, são:
* AIDS: doença incurável que se pega através do contato direto com o sangue do indivíduo contaminado, como ao partilhar seringas ou no contato íntimo desprotegido.
* Doenças venéreas: com o uso das drogas, o indivíduo não se lembra de usar o preservativo e pode ser infectado com doenças como gonorreia e sífilis, por exemplo.
* Endocardite infecciosa: as drogas injetáveis podem levar micro-organismos, que infectam as válvulas cardíacas e prejudicam seu funcionamento. Além disso, pode aumentar o tamanho do coração, dificultando a passagem de sangue, gerando outras complicações.
* Enfisema Pulmonar: causado pela presença de pequenas partículas de pó que se instalam nos alvéolos e que dificultam a troca gasosa.
* Desnutrição: o uso de drogas compromete o sistema que regula a fome e o indivíduo deixa de comer, ficando desnutrido.
* Comprometimento cerebral: o uso de drogas pode causar lesões permanentes no cérebro e comprometer todo o estado de saúde do usuário.
* Cirrose e câncer no fígado: diagnosticadas principalmente nos usuários que consomem grandes quantidades de bebidas alcoólicas.
* Insuficiência renal: devido ao acúmulo de toxinas no sangue, os rins ficam sobrecarregados e deixam de filtrar o sangue corretamente, gerando a doença.
* Distúrbios comportamentais: depressão, euforia, perda do sentido da realidade e outras enfermidades que levam as pessoas a perca de sensibilidade do seu valor social e humano.
Tem pessoas que afirmam que é muito difícil deixar de usar drogas, necessitando de muita coragem e persistência em assumir meios para destruir esse grande e traiçoeiro inimigo. E faltando a coragem de reagir aos males dessas perversas decisões tomadas irresponsavelmente, podemos medir que afinal um homem destituído dessa qualidade como poderá resistir a tantos desafios no mundo? E inexistindo a persistência como poderá o ser humano demonstrar a confiança em si próprio e ter a certeza de acreditar que será bom o seu amanhã? Quando afirmamos que o consumo das malignas drogas em nosso País, causam enormes malefícios aos seus usuários, não estamos resolvendo nada fazendo essas afirmações. E quem não sabe que no mundo, e notadamente, no Brasil são inúmeros jovens e até adultos que vêm sendo destruídos por essa fera descomunal com excessivos desgastes familiares.
Tudo isso porque a educação no seio familiar perdeu as rédeas e passaram a existir os sérios impulsos somente para condenar o uso e a calamidade aterrorizante das drogas exercido por pessoas desorientadas sem mostrar onde se encontra estacionado nas pessoas a qualidade de ser humano. Porque é muito simples dizer não às drogas, contudo, devem-se observar os que as usam, infelizmente, acham que é muito bom. Daí então, se é bom para quem usa qual a maneira e o direito que as outras pessoas que não aceitam esse viciado comportamento, condenarem sem provar decididamente que são caminhos indefinidamente sem retornos para uma vida salutar? PENSEM NISSO!!!
Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia