:: 6/mar/2020 . 20:39
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE
1) 60 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) FLASH DA REUNIÃO MAÇÔNICA REALIZADA EM 18-02-2020.
3) UMA IDEIA QUE DEU CERTO.
4) VISITAS DA SEMANA.
5) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
LBV comemora aniversário e entrega kits de material escolar em Itabuna
POPULARES ENCONTRAM MENINO QUE HAVIA SIDO SEQUESTRADO EM ITABUNA
Na noite desta quinta-feira (05), populares encontraram o menino Luan Arthur Ferreira de Jesus, 10 anos, nas proximidades da escola CAIC, no Hernane Sá, zona sul de Ilhéus. O menino estava desaparecido desde o último dia 26 de fevereiro, quando foi levado por um homem identificado como Dida.
Segundo informações do Blog Agravo, um grupamento da Policia Militar encontrou o menino junto ao principal suspeito do sequestro. Francisco José dos Santos, de 25 anos, entrou em confronto com a polícia e foi baleado. O indivíduo ainda foi conduzido para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas não sobreviveu. No meio da ação policial o garoto teria fugido em direção ao matagal.
O menino Luan foi encontrado horas depois com a ajuda de populares do Hernane Sá. O garoto aparentava estar bastante assustado, além de estar sujo e machucado. Luan ainda passará por exames de corpo de delito na 7ª COORPIN para identificar se houve o crime de abuso sexual e retornará para a família.
A polícia trabalha com a suspeita do crime de pedofilia. Francisco já foi preso em 2017, pela prática do mesmo crime, acusado de sequestrar e estuprar um menino de 12 anos de idade. O homem respondia pelo crime em liberdade.
Francisco José dos Santos, o Dida, já foi preso por estupro de vulnerável e respondia ao crime em liberdade.
Como ocorreu o sequestro
Luan Artur Ferreira de Jesus mora com o pai e desapareceu no dia 26 de fevereiro. Ele brincava na rua quando foi abordado pelo suspeito, que o levou até um prédio na mesma região.
Imagens do circuito de segurança da região ajudaram a polícia a identificar o homem com quem Luan Artur entra no prédio. O pai do garoto, Ricardo Severo de Jesus, é ajudante de pedreiro e cria o menino sozinho. Ele conta que a criança tinha o costume de brincar na rua.
“Ele só saia daqui para ir para o Banco Raso [bairro] e do Banco Raso voltava para cá. Ele ia sozinho. Eu confiava, porque ele ia e vinha e nunca teve problema. Minha irmã mora lá. Essa foi a primeira vez [que ele desapareceu]”, disse Ricardo,
Segundo o delegado Luciano Medeiros, que investiga o caso, o suspeito conhecido no prédio.
“As informações que nós obtivemos até o momento, é que ele trabalhava para uma moradora desse condomínio como tratador dos cachorros dela, então ele tinha acesso a esse prédio com facilidade. Tanto que nas imagens é assim que ele aparece, em frente ao porteiro, o porteiro imediatamente abre o portão para ele. Ele não é uma pessoa que aparecia ali esporadicamente”, avaliou o delegado.
Nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver o garoto pendurado nas costas do homem. Eles entram no prédio por volta das 21h14.
Depois o homem e a criança voltam a aparecer nas imagens registradas pelo elevador do prédio. Por volta da meia-noite e meia, os dois aparecem pulando de uma sacada em um terreno baldio que fica no canto do prédio.
SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA 1º CASO DE CORONAVÍRUS NA BAHIA
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, na manhã desta sexta-feira (6), que está confirmado o primeiro caso de novo coronavírus no estado da Bahia. A Sesab disse que a paciente é uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador, que retornou da Itália em 25 de fevereiro. No país europeu, ela teve passagens pelas cidades de Milão e Roma.
Ainda de acordo com a secretaria, a mulher manifestou os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, e enviadas para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, onde o diagnóstico foi concluído nesta sexta.
A paciente está em casa, na cidade de Feira de Santana, com quadro assintomático e em isolamento. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.
Segundo Fábio Vilas-Boas, Secretário da Saúde da Bahia, a paciente apresenta evolução excepcional no quadro de saúde.
“Todas as medidas foram adotadas pela vigilância epidemiológica de saúde do estado da Bahia, do município de Feira de Saúde, para que a paciente permaneça em isolamento e possa recuperar-se. Sua evolução tem sido excepcional e, daqui para frente, nós continuaremos monitorando todos os contactantes que tiveram acesso a essa paciente durante seu período de trânsito do estado da Bahia”, disse o secretário em um vídeo divulgado para a imprensa.
Inicialmente, apenas o Ministério da Saúde podia confirmar os casos da doença no país. Apesar disso, as secretarias estaduais de saúde ganharam autonomia e também são responsáveis pela confirmação. Por isso, o número de casos confirmados no Brasil pelo Ministério da Saúde deverá subir de oito para nove, quando o boletim da pasta for atualizado nesta sexta.
(G1)
Alunos do IME voltam às aulas na próxima segunda-feira
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa à comunidade que as aulas do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne serão retomadas na próxima segunda-feira (9), no prédio da Faculdade Madre Thaís. A titular da Seduc, Eliane Oliveira, ressaltou que serão cumpridos os 200 dias letivos, com carga horária total de 800 horas.
“O Município zela pelo bem-estar dos nossos alunos e dos nossos profissionais. Continuaremos disponibilizando um espaço seguro e adequado às práticas educativas até que as obras do IME sejam finalizadas. A Seduc assegura o cumprimento dos 200 dias letivos, sem prejuízos pedagógicos para o nosso alunado”.
Esse ano a Seduc elegeu para a Jornada Pedagógica, realizada nos dias 10 a 14 de fevereiro, o tema “Por uma educação das sensibilidades” uma reflexão que será trabalhada durante todo o ano letivo. O evento reuniu cerca de 1.500 servidores, entre docentes da Educação Infantil, Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e não docentes, profissionais que compõem a organização e a gestão da atividade nos estabelecimentos de educação.
Recuperação das estradas vicinais do Retiro, Tibina e Aderno começa na próxima semana
Realizado pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Ações Regionais, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), o serviço de manutenção e recuperação das estradas vicinais do município continua sendo executado. O cronograma segue com atividades de melhorias nas estradas vicinais no distrito da Lagoa Encantada, com previsão de término para a próxima semana.
Contudo, as ações serão executadas se não houver interferência das chuvas. Logo após, a Seinfra seguirá para os povoados do Retiro, Tibina e Aderno. De acordo com o superintendente de Ações Regionais, Angelito Dias Filho, em todas as localidades são realizados serviços de patrolamento e encascalhamento das estradas.
O prefeito Mário Alexandre destacou que a manutenção das vias continua sendo uma das prioridades da pasta. “Queremos melhorar as condições de acesso da comunidade residente na zona rural, disponibilizando uma estrutura que permita o escoamento da produção agrícola, fonte de renda para muitas famílias”, disse.
Conforme o cronograma de atividades, entre os meses de janeiro e fevereiro, os moradores das localidades da Ponta da Tulha, Mamoan, Joia do Atlântico e Sambaituba, até a Vila Olímpio, também foram beneficiados pelo serviço. Dentro do cronograma previsto para o mês de março também está incluído o término das ações iniciadas na Ponta do Ramo.
- 1