7ª RODADA COM EQUIPE DO CAPITÃO VALDIMIRO EUTIMIO GOLEANDO A DO CAPITÃO RENATINHO DOS LEAIS

A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP, entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou a 7ª rodada da aludida modalidade esportiva em que a equipe do Capitão Valdimiro Eutimio goleou a do Capitão Renatinho dos Leais por 7 a 0 com três(3) gols marcados pelo próprio Valdimiro Eutimio, Eldon do Ofertão, Marconi e dois(2) de Paulinho da AFC. O baba aconteceu como de praxe –domingo e pela manhã– na praia da Avenida Soares Lopes, área localizada nas proximidades do espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus e dos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis – AIBT. No 1º tempo o baba foi apitado por Wagner Salviano; no 2º por Wilson Salviano, atuando os dois, conforme os olheiros, sem maiores reclamos por parte dos partícipes. Ambos pertencem a Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus –AAFCI. O beque-de-vigor Alvinho Malta levou Cartão Amarelo. A coordenação da rodada –denominada de Diretor de Baba do Dia– esteve a cargo do meia-de-ligação Beto Lilica.

EQUIPES CONFORME SÚMULAS:

(Nos ‘entre parêntesis’ após os ‘dois pontos’ contêm as substituições)

(Cap. Valdimiro Eutimio): Goleiro Rosivaldo(Goleiro Fernando entrou aos 30’ da 1ª etapa), Gutemberg Trator(Zé Eduardo entrou aos 40’ da 1ª etapa) , Djalma Peludo, Galletti da Rio de Engenho, Alvinho(Paulo Cesar entrou no intervalo) e Sizinio do Remo(Luciano Santana entrou aos 35’ da 1ª etapa); Marconi, Eldon do Ofertão(Claudio Assis entrou no intervalo) e Ismar Landgol(Paulinho da AFC entrou aos 30’ da 2ª etapa); Valdimiro Eutimio e Garrancho 100 Anos de Praia(Zugaib da Ceplac entrou aos 35’ da 1ª etapa)

(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Marcelo (Goleiro Jamilton entrou no intervalo), Pedro Chama Gol(Luís Humberto entrou no intervalo), Tiuba, Gilson do Taxi e Major do Bahia de Itabuna(Vilas Boas entrou aos 38’ da 2ª etapa); Buira do Navio(Junior Murta entrou aos 40’ da 1ª etapa), Adauto Negocinho(Charles Bily entrou aos 30’ da 2ª etapa) e Charles Reis; Renatinho dos Leais, Artur ‘Alicate’ Kruschewsky (Erisvan entrou aos 36’ da 2ª etapa) e Alex de Moises

COMENTÁRIOS

Notaram e anotaram os nossos eficazes observadores que o time escolhido e dirigido pelo capitão Renatinho dos Leais se mostrou desde início do jogo com o meio de campo muito aberto e consequentemente sem alimentar o ataque com eficiência. Voltou do intervalo perdendo de 2 a 0 e com uma apatia do cacete, dando campo e se curvando ao coeso quadro comandado pelo capitão Valdimiro Eutimio. Aliás acharam que este atacante foi o ‘destacao’ do baba: atacou com investidas precisas, além de marcar 3 gols, um, o primeiro, de uma bela feitura. Consideram que na equipe vitoriosa, embora o atacante Valdimiro Eutimio tenha tido, como citado, uma atuação desequilibrante, todos os setores, defesa, meio-campo e ataque estiveram perfeitos, ademais, as suas substituições, ao contrário das ocorridas no quadro perdedor, encaixaram direitinho.

NOTAS

O presidente Djalma Peludo anunciou nas redes sociais que em razão da pandemia, a festa de confraternização de fim de ano da AVEP não será como as de ‘arromba’ de anos anteriores. Não acredita em ‘meia-boca’, mas uma ‘meio-de-arromba’ e claro, com a garantia de todo o protocolo de segurança contra a contaminação da Covid 19. A princípio a AABANEB é o local escolhido. Os associados interessados devem fazer o pedido antecipado da camisa –que custará 30,00 paus– até o dia 15 de novembro (dia esse como se sabe, das eleições municipais brasileiras) a qualquer membro da diretoria. O presidente também solicita aos associados que tiverem condições, a doação de alguma coisa como água, refrigerante entre outras que combine com o evento.

Descobriram os nossos pesquisadores, que a respeitável língua ferina avepiana, Everaldo Cabeça de Flande (lateral-direito-defensivo-e-‘atacativo’ da seleção de Camamu) andou falando pelos quatros cantos que até o lateral-direito-meio-armador Major do Bahia de Itabuna, não aguentou o time de Renatinho dos Leais e pediu pra sair de campo, ele que –com todo o direito a ampara-lo– jamais pediu para sair de um baba.

O volante-de-ofício Adauto Negocinho quando estava perdendo de 5 a 0 caiu fora das quatros linhas; tal ação não escapou de Cabeça de Flande: – Viu você!! Até Adauto Negocinho, um fominha de bola da zorra, não suportou o time chamado por Renatinho dos Leais!

Como o meia-de-armação-de-ofício Zugaib da Ceplac ganhou o segundo baba de 7 jogando de lateral-esquerdo, portanto fora da sua posição, acham os nossos observadores que doravante atuará mesmo como um lateral-esquerdo-defensivo-e-meio-‘atacativo’. A mudança, acreditam, alertará os famosos laterais-esquerdos-de-ofício Eduardo Japonês (já um eterno selecionado) e o cotado Sizinio do Remo quanto a disputa por esta lateral na seleção avepiana.

Outra coisa: repararam que a barriguinha do meia-esquerda-cheio-de-firula Charles Reis está proeminente, achando que tal proeminência é o que vem fazendo o meia jogar de modo ‘fraquim’, ‘fraquim’, e despertar o polêmico Cabeça de Flande quando brada que Charles está ‘chutando’ forte ao se gabar que jogou na seleção de amadores de Jequié: – Pô, jogando desse jeito!! É assim que atuou pela seleção de Jequequé!!

Na súmula, o Diretor de Baba, Beto Lilica registrou invasão de campo do associado Heckel Januário. Sua defesa alega que o sócio adentrou o campo para fazer uma brincadeira: pedir ao árbitro que terminasse o baba porque senão o quadro do capitão Renatinho dos Leais iria tomar de 10. Assim sendo e, salientando que não houve nenhuma anotação do juiz, o defensor pediu vênia a Sua Excelência o Diretor de Baba do Dia e, à junta disciplinar avepiana, a desconsideração de injusto registro, argumentado que na verdade não ocorreu ‘invasão’ e sim um simples ‘adentrar’ de campo, palavras que, para o defensor, existe alguma diferença de sentido. kkkk

Depois da disputa houve confraternização (na própria praia) das equipes levada a churrasco comandado pelo volante-de-avanço Moises. Cabeça de Flande ao saber do evento, em mais uma das suas, propôs que a Associação promova um churrasco de um boi e convide o volante-de-avanço Moises, neófito churrasqueiro, e Torisco

do HSBC (lateral-direito-‘atacativo’ e ex atleta do Maringá Esporte Clube e consagrado churrasqueiro-mor avepiano), para uma disputa amigável referente à qualidade da carninha assada.

Obs. Com a pandemia e lógico, o ‘velho medão’ de muitos associados, as rodadas só têm acontecidas com um só baba, e não dois como é a praxe.

Opa. Íamos esquecendo. Registraram que o presidente Djalma Peludo eufórico com a vitória de 7 a 0 (na passada ele havia tomado de 7 a 2) sacaneou em vídeo o seu cunhado capitão Renatinho dos Leais, ao dizer que daqui pra frente o adversário dele de escolha de baba será Garrancho 100 Anos de Praia.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.