WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


fevereiro 2021
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  








EIS, ENTÃO, DE MODO LITERAL

A construção da estrada Belmonte a Canavieiras envolve promessas desde muito tempo. Para se ter uma ideia, antes de 1979, ano da primeira ordem de estudos de terreno, traçados etc. etc. –e até licitação– do governo baiano, elas já habitavam o noticiário e, palanques eleitorais.

De lá para cá, lá se vai quase um quarto de século e, de concreto, ‘nadica de nada’. Acentue-se que nesse período todos os governadores –sem exceção– continuaram prometendo e realizando estudos, os quais foram tantos que, no anedotário das referidas cidades se tem que o dinheiro neles despendidos, daria para custear de maneira tranquila duas rodovias pavimentadas.

Diante do desfile do Estado baiano de irrealizados compromissos, rebocado como jurei comigo mesmo jamais escrevinhar algo a respeito dessa ligação. Todavia, como não tenho aquela opinião –plagiando o nosso Raul Seixas– formada sobre tudo, flexibilizei-me. O motivo da flexibilização? Um recente vídeo rolando na net do vice-governador da Bahia, João Leão comprometendo-se construir a sonhada estrada Bebel/Canes. Nota: Para os que ainda não sabem, Bebel e Canes são dois carinhosos diminutivos (ou alcunhas) colocados nas mencionadas urbes pelos que lhes são mais chegados.

Eis, então, de modo literal (e sem sic) a transcrição: “Bebeto Gama, prefeito de Belmonte. Artur, Bebel vai ganhar uma ponte igual a sua, ligando Belmonte a Canavieiras, a Canavieiras. Vamos lá. Belmonte, só para vocês terem uma ideia, a ponte Salvador-Itaparica, o novo canal de trafego da BA-001, Belmonte vai diminuir a distância pra Salvador em 283 quilômetros com apenas uma ponte; e a ideia são fazer duas, Belmonte, que eu quero ali, duplicar aquilo ali, e você ligar Salvador a Porto Seguro. Vai ser uma revolução. “. As inferências seguintes são sem a vênia do autor após ousar-me com pontuação gráfica uma entoação: 1. A fala tem Artur como vocativo, que por lhe ser partidário, bem como do Bebeto, deduzi se tratar do prefeito de Barra. 2. A clara pronúncia de Bebel levou-me concluir que: ou foi para provocar uma descontração no ambiente ou, sei lá, foi um jeito do falante incluir-se entre os ‘mais chegados’, o que seria, acredito, louvável e de bate-pronto referendado pelos belmontenses 3. Em “…e a ideia são fazer duas” [pontes], não entendi bem, haja vista nos variados estudos reportados na imprensa, constarem a realização de uma ponte no rio Salsa (com + ou – 60m) e outra com cerca de 600m sobre o Jequitinhonha. 4. Em “…duplicar aquilo ali…” segui a linha do otimismo e senti que a ligação Belmonte a Canavieiras significa para o vice-governador, o transporte do progresso via BA-001 não só para a Região Sul, mas por tabela, para a Bahia como um todo. 5. Às últimas palavras do discurso só posso completar: Claro, claro, a ação revolucionária que venha sem demora.

Pois é. Sobre o recifense João Leão, dizem por aí ser um cara ‘retado’ (ou ‘arretado’, se o ‘pernambuquês’ nele ascender), e daqueles que não levam desafora pra casa. Um exemplo foi o badalado caso em que a PGR em 2015 o acusando injustamente, ele não titubear em marretar nas redes sociais: “Estou cagando e andando, no bom português, na cabeça desses cornos todos. Sou um cara sério, bato no meu peito, e não tenho culpa”. (Tirado da Wikipédia). No fim nada se provou contra o homem.

Bom, seu currículo inclui deputado federal por 5 mandatos, prefeito e uma extensa lista de cargos importantes, tanto na esfera privada como pública, além de possuir a meritosa fama de ‘construtor de pontes’. Portanto, experiência não falta ao segundo mandatário e secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia. Portanto se casarmos com sua alocução um vídeo que também navega na web desde 2018 em que o primeiro mandatário, o governador Rui Costa –igualmente reputado como um realizador de obras, e cumpridor de promessas–, promete ao prefeito Janival Borges (prefeito de Bebel na época) realizar a dita estrada, não resta a menor dúvida que o atual governo da Bahia sinaliza na concretização do prometido.

Isso posto, o que se espera, após um ‘chega pra lá’ bem dado na pandemia, é que os sinais realmente se tornem evidentes o mais rápido possível, embora, na minha “boa-fé, não acredite que os atuais mandatários, queiram integrar o rol dos gestores passados, dignos de serem taxados de verdadeiros enganadores de torcida.

Heckel Januário

Em tempo: O vídeo é parte do seminário Município em Foco_ Um Caminho de Oportunidades realizado em 8.2.2021 no SENAI-CIMATEC de Salvador reportado por alguns jornais impresso e digital.

4 respostas para “EIS, ENTÃO, DE MODO LITERAL”

  • Gody Vieira says:

    Texto perfeito, amigo Heckel.
    Ênfase maior ao último parágrafo antes da assinatura. Abraço

    • Henkel Januário says:

      Oi Gody, vi agora. Pois é, as promessas de construção dessa estrada veem de longa data.Como o governo baiano anuncia o início da ponte Salvador / Itaparica com muita convicção para breve, vamos torcer para que ele entre em sensibilidade e perceba que sem a ligação rodoviária Bebel / Canes, a ponte poderá ficar magnífica e coisa e tal (e vamos torcer pra isso), mas também como… um ‘elefante branco’. Valeu. Um abraço

  • Maria Delvina Lemos da Fonseca says:

    Vamos continuar pedindo para o Universo conspirar. Creio que onde há promessa , há uma luz que um vem iluminar a mente daquele que cumpre seu dever é capaz de analisar o custo benefício dessas obras. Obrigada Heckel por não deixar morrer no esquecimento , e não perder o Amor pelas nossas cidades tão aconchegante com moradores que abraçam as pessoas com carinho e com a facilidade do ir e vir trará muitos benefícios para a região e para o Brasil .

  • Henkel Januário says:

    Alô Delvina, pois é, enquanto um fio de esperança persistir, a chama continuará acesa. Quem sabe se um dia ela sirva para clarear a cabeça de nossos representantes!! Opa, e deste modo venham
    a perceber a importância dessa ligação. Valeu

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia