A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus, no domingo pela manhã (8.8.2021) realizou a 10ª rodada da mencionada modalidade esportiva – Temporada 2021 – com a goleada da equipe do Capitão Djalma Peludo sobre a do Capitão Nilton do BB pelo escore de 9 a 3. Os gols da vencedora foram feitos por Renatinho dos Leais(4), Ismar Landgol(1), Badunga(1) e Rogerio II(3); os da vencida foram conferidos por Artur ‘Alicate’ Kruschewsky(2) e Alex de Moises(1). O baba foi realizado, como de praxe. na praia da Avenida Soares Lopes, na área adjacente ao espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus e aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Marcou o baba o juiz da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus (AAFCI) com atuação de regular para bom, conforme os analistas-de-árbitros. Receberam Cartão Amarelo os atletas Alex de Moises, Carlão do Taxi, Gilson do Taxi, e Gutemberg Trator. A rodada foi coordenada pelo associado Eldon do Ofertão, como Diretor de Baba do Dia. Obs. As rodadas compõem-se de dois ‘babas’, porém nesta 10ª, em razão da não participação de muitos associados, só fora realizado um.

Equipes conforme súmulas:

(Cap. Nilton do BB): Goleiro Rosivaldo, Nilton do BB(Paulo Cesar entrou no intervalo)(, Alex de Moises, Luciano Santana, Galletti da Rio de Engenho, Lugimar, Artur ‘Alicate’ Kruschewsky(Dinho da Van entrou no intervalo), Gilson do Taxi, Vilas Boas, Sizinio do Remo(Lino entrou no intervalo e Paulo Gois do Bradesco entrou aos 30’ da 2ª etapa no lugar de Lino) e Garrancho 100 Anos de Praia(Pedro Chama Gol entrou no intervalo)

(Cap. Djalma Peludo): Goleiro Ricardo do Caminhão, Djalma Peludo, Renatinho dos Leais, Marconi(Rogerio II entrou no intervalo), Carlão do Taxi, Silva(Charles Reis entrou no intervalo), Ismar Landgol, Gagarin (Badunga entrou no intervalo), Paulinho da AFC(Fofão entrou no intervalo), Zezinho da Baixa Fria(Gutemberg Trato entrou no intervalo) e Major do Bahia de Itabuna.

COMENTÁRIOS

Os analistas-de-babas entenderam que a peleja esteve equilibrada na primeira etapa, na segunda, com as entradas de reservas em lugares dos iniciantes dos dois times, o do Cap. Djalma Peludo, com as substituições encaixadas, foi pra cima do comandado pelo Cap. Nilton do BB e, não deu outra, goleou.

Registraram que o Cap. Nilton do BB, como comandante da tropa, portanto responsável pelo time, não deveria ter saído de campo, porque, mesmo deixando

outro no comando, as peças chaves escolhidas e esquema de jogo só poderia dá certo com o escolhedor em atividade.

Os comentários tiveram a participação do mais novo integrante do grupo de analistas-de-babas, Paulo Gois do Bradesco, beque-de-espera III avepiano.

NOTAS

Numa intromissão sem limites na seara alheia, ou seja, na seara dos analistas-de-árbitros, os analistas-de-babas ainda anotaram que, diante de uma falta dura do beque-esquerdo-de-esbarro Gutemberg Trator –inclusive motivando o quinto gol da equipe do Cap. Djalma Peludo– não marcada, houve séria omissão do árbitro. Entretanto, sem quererem atingir o juiz, concluíram que possivelmente a falha no lance acontecera por motivo de sua excelência está usando máscara contra Covid 19 e, como isso, tenha prejudicado a visão dele.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.