:: 5/fev/2022 . 17:05
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE
1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE DE SOUZA.
2) MISSA EM HOMENAGEM AO AMIGO FERNANDO CORREA DE OLIVEIRA.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Ameaçado de extinção, gato mourisco é solto em reserva na Bahia
Além do felino, outros 18 animais passaram a ter o Projeto Cachoeira como novo lar nesta sexta-feira, 4; a área natural, pertencente à Bracell, fica na cidade de Entre Rios
Dezenove animais, incluindo um gato mourisco – que é uma espécie ameaçada de extinção –, passaram a ter como novo lar o Projeto Cachoeira, reserva ambiental da Bracell Bahia que fica na cidade de Entre Rios, no litoral norte do estado. A soltura desses bichos aconteceu nesta sexta-feira, 4, e foi realizada por profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde eles estavam em tratamento, e da Bracell – companhia do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais.
Especialista em Meio Ambiente da empresa, o biólogo Igor Macedo foi um dos profissionais envolvidos na soltura realizada hoje. De acordo com ele, a reintegração dos animais, incluindo 16 serpentes (seis delas peçonhentas de importância médica) ocorreu de forma tranquila, uma vez que o habitat apresenta as condições adequadas para os novos moradores. “O Projeto Cachoeira tem amplas áreas conservadas, uma grande diversidade de espécies da fauna e da flora e uma elevada disponibilidade hídrica, pois a reserva está às margens do Rio Sauípe”, explica.
Ele salienta ainda que o projeto foi uma das novas áreas de soltura de animais silvestres (Asas) autorizadas pelo Governo da Bahia, no ano passado, junto com o Projeto Sergipe, em Jandaíra. Ambas estão em espaços pertencentes à Bracell, que possui, ao todo, três Asas. A primeira a ser certificada, em 2020, foi a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, também em Entre Rios.
Ameaçado de extinção
Dentre os animais soltos nesta sexta, um deles foi reintegrado com ainda mais alegria. Trata-se do gato mourisco (Herpailurus yagouaroundi), também conhecido como jaguarundi. “Este felino tem o tamanho um pouco maior que um gato doméstico e uma coloração que varia do marrom escuro ao avermelhado. A sua distribuição acontece dos Estados Unidos até a América do Sul”, explica Macedo.
O especialista conta que essa espécie possui hábitos diurnos e, geralmente, solitária. Ele se alimenta, principalmente, de roedores marsupiais e aves. “O animal foi resgatado e passou por reabilitação no Cetas do estado da Bahia. Hoje, nos sentimos felizes em poder devolvê-lo ao meio ambiente, garantindo uma melhor qualidade de vida para esse animal ameaçado de extinção”, celebra.
O biólogo informou também que a Bracell entregou hoje um filhote de gato mourisco à equipe de resgate do Cetas para que ele possa ser avaliado. O animal foi entregue voluntariamente por um morador da comunidade de Lagoa Redonda, próximo à cidade de Inhambupe, a um dos brigadistas da empresa, que garantiu todos os cuidados necessários até o resgate.
Sobre a Bracell
A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil – em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.
Sobre a RGE
A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 25 bilhões. Com mais de 60.000 colaboradores, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com.
Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
ATcom – Estratégia, Relacionamento e Conteúdo
Juracy dos Anjos (71) 99918.9642
Bahia tem nove PPPs e 40 concessões e prevê novos contratos em 2022
Referência no país em gestão de parcerias público-privadas e de concessões na área de infraestrutura, o Governo da Bahia reúne um portfólio abrangente no setor. São nove contratos de PPPs e 40 de concessões em execução, somando investimentos de R$ 18 bilhões em diversas áreas. Em 2022, a participação do Estado no segmento deve se ampliar ainda mais com novos contratos de PPPs e concessões que devem entrar em execução.
No segmento de parcerias público-privadas, a novidade prevista para este ano é a abertura de licitação voltada para a implantação e desenvolvimento de projeto habitacional no Centro Histórico de Salvador, incluindo revitalização de imóveis e implantação de estacionamento, com administração operacional, imobiliária e condominial.
O número de novos contratos em 2022 deve ser maior na área de concessões. Uma concessão de grande porte a ser deflagrada este ano é a do novo Aeroporto de Porto Seguro, cujo projeto está em fase de consulta pública. A Ceasa de Simões Filho, a ser revitalizada e ampliada, também está entre os novos projetos de concessões previstos para 2022.
Estão as concessões em pauta em 2022 estão o Palácio Rio Branco, o Parque de Pituaçu, o Zoológico de Salvador, as marinas estaduais da Penha, de Itaparica, de Cacha Pregos, de Salinas da Margarida, assim como os terminais turísticos de Botelho, de Maragojipe, de Jaguaripe, de Bom Jesus dos Passos e o Atracadouro de Mutá. Está prevista também a concessão do Hospital do Planserv, voltado para os servidores do Estado.
De acordo com o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, que preside o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado, os pontos fortes da Bahia no setor se evidenciam em uma série de aspectos. “Um tópico importante é o compromisso das lideranças políticas nas últimas gestões à frente do governo, como ocorre com o governador Rui Costa, que prioriza o investimento para a retomada da economia e reconhece nas PPPs e concessões um caminho seguro de atração de capital, e em paralelo a Bahia reúne estudos aprofundados e estabilidade, com fundo garantidor, além de uma equipe de profissionais especializados, na Secretaria da Fazenda, para modelar e estruturar os projetos”.
PPPs em execução
Com o contrato já em vigor, a PPP da Ponte Salvador-Itaparica acaba de solicitar autorização para dar início às obras do equipamento. Na área de infraestrutura, a Bahia reúne outros contratos de grande impacto como o do metrô Salvador-Lauro de Freitas, que este ano deve ganhar um novo trecho, entre Pirajá e Águas Claras, e o do sistema BA-052, no Oeste baiano, já entregue, incluindo a construção da ponte que liga os municípios de Barra e Xique-Xique. O contrato do Veículo Leve sobre Trilhos no Subúrbio de Salvador (VLT) está em fase de contratação para início das obras.
Entre as PPPs em execução, as da área de saúde são as que mais têm projetado a Bahia no que toca à gestão de contratos no segmento, e mostraram-se de grande relevância para a população ante a pandemia de Covid-19. Primeira PPP da Bahia e do Brasil na área, a do Hospital do Subúrbio já recebeu prêmios internacionais concedidos pela Organização da Nações Unidas (ONU), em 2015, pelo Banco Mundial, em 2013, e pela World Finance and Infrastructure 100, em 2012.
O Instituto Couto Maia, por sua vez, é o mais moderno hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil. Já a Central de Diagnósticos por Imagem conferiu nova dinâmica à realização deste tipo de exame na rede pública de saúde.
As PPPs já implantadas incluem ainda a da Arena Fonte Nova, que acaba de passar por um ajuste no contrato, gerando aumento de performance e economia para o Estado, com redução do pagamento da contraprestação, e a do Emissário Submarino de Salvador continua funcionamento de forma eficaz.
Projetos sustentáveis
A secretária executiva do Programa de PPPs do Estado, Priscila Romano, destaca que, mesmo durante a pandemia, o programa se consolidou e os contratos foram garantidos e mantidos de forma regular, com os pagamentos realizados pontualmente. “A Bahia sempre se manteve adimplente nos contratos de PPP. Mesmo com todas as dificuldades, os projetos mantiveram o equilíbrio econômico e financeiro, isso porque o estado e os parceiros privados tomaram as medidas necessárias para assegurar a sustentabilidade dos projetos”.
Outro diferencial da Bahia na gestão de parcerias público-privadas, cita Priscila, é o Portal PPP Bahia. Lançado pela Secretaria Executiva de PPPs do Estado, que é vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), o portal facilita a gestão dos contratos em vigor e amplia a transparência das informações, contemplando tanto os órgãos governamentais de gestão e controle quanto concessionários, verificadores independentes, o mercado e a sociedade em geral. O canal também permite que os interessados cadastrem novas propostas de PPP para análise pelo Estado.
Fonte: Ascom/Sefaz-BA
Estudantes com mais de 18 anos terão que apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 nas escolas
Na próxima segunda (7), começam as aulas de forma 100% presencial em todas as unidades de ensino da rede pública estadual. Neste retorno, será obrigatória a apresentação do cartão de vacina, na portaria das escolas, para os estudantes maiores de 18 anos. A regra também é válida para a comunidade escolar que deseje ter acesso às unidades de ensino, atendendo ao decreto governamental que exige o comprovante para entrar em prédios públicos estaduais. A medida é mais uma forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, que vai contar também com o uso obrigatório de máscaras, ventilação dos ambientes e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, conforme os protocolos de biossegurança.
O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) Manoel Calazans, ressalta a importância de todas as pessoas, independente da idade, seguirem as recomendações dos órgãos de Saúde e entidades científicas na atualização da carteira de vacinas. “A escola precisa reforçar e destacar a importância de acreditar na vacina e na ciência. Os estudantes que não estiverem vacinados, poderão ter acesso à escola, porém vamos fazer um trabalho educativo sobre a importância da vacinação com toda a comunidade. Esperamos que as famílias que ainda não foram vacinadas sejam sensibilizadas com a importância do ato”.
Para Helder Amorim, coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, as campanhas de conscientização são fundamentais para uma convivência com a pandemia. “A ideia já vem sendo trabalhada dentro dos próprios projetos das escolas com conteúdos que evidenciam a importância da vacinação e de seguir os protocolos sanitários. Isso vai nos ajudar a conviver e viver melhor, protegendo um ao outro em um momento complexo que é o de pandemia. Estamos em contato com a União dos Municípios da Bahia (UPB), para intensificar a vacinação para o público em todas as localidades e a SEC está trabalhando com a possibilidade das nossas escolas servirem de pontos de vacinação para os nossos estudantes”.
Vale lembrar, que as escolas estão estruturadas e seguindo os protocolos de biossegurança desde que as aulas foram iniciadas para o ano letivo continuum 2020/21 e estas medidas foram ainda mais fortalecidas com as aulas presenciais, por meio da disponibilização de recursos do governo do Estado, da ordem de R$ 250 milhões do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES). Os recursos transferidos para a conta da Caixa Escolar das unidades escolares foram destinados à cobertura de despesas de custeio e capital, de forma a contribuir para a manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino, adequando as estruturas e adquirindo materiais necessários para manter os protocolos de biossegurança.
FIEB critica alta na Selic
A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) pelo novo aumento da taxa básica de juros (Selic) em 1,5 ponto percentual, levando-a para 10,75% ao ano, teve repercussão negativa na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Para o presidente da FIEB, Ricardo Alban, enquanto o mundo inteiro está praticando juros negativos, o Brasil vai na contramão, favorecendo somente o Sistema Financeiro. “Até mesmo a economia americana, que sofreu uma pressão inflacionária na faixa de 7%, como há muito não sofre, está trabalhando com uma linha de juros reais negativos. Então, nós temos um país com baixo poder de consumo e com sérios problemas no seu setor produtivo, mas vamos penalizar esses setores com uma ferramenta isolada de política monetária”, critica.—
Tel. : 71 3343-1477 / 1267 / 71 3879-1695www.fieb.org.brwww.flickr.com/photos/sistemafiebwww.facebook.com/SistemaFIEB
COLEÇÃO “VERANEIO”, DA SOUL DILA, RESGATA MEMÓRIA AFETIVA DO VERÃO NO LITORAL
A Soul Dila apresenta, neste começo de 2022, a coleção Veraneio, um sopro de leveza em forma de peças de perfeito caimento para o Verão em qualquer lugar do mundo. São camisas, camisetas, blusas, regatas, vestidos e saias, que trazem a nostalgia das férias de Verão em família e com amigos.
Nesta linha, a marca não esquece sua identidade praiana, nordestina e, ao mesmo tempo, plural. “Veraneio é uma história boa de contar. As peças nos remetem a esse lugar que guardamos na saudade. Essa é a essência da coleção”, resume o estilista Sinval Koques.
As estampas fazem referência a itens como o incansável ventilador na casa de praia, o coqueiro no caminho para o mar, o banho de sol, e as frutas tropicais, em mensagens que levam leveza e resgatam memória afetiva de quem é apegado ao ambiente da praia, do sal na pele, do cheiro de protetor solar.
As peças estão à venda no e-commerce – www.souldila.com.br
Marca nascida e criada em Salvador, amada em todo o Brasil! Moda para quem tem a alma leve. Vestuário, acessórios, decoração e presentes.
www.souldila.com.br
|
– para todo o Brasil e nas lojas físicas em Salvador (Shopping Barra e Shopping Salvador), Lauro de Freitas (Villaverde Street Mall e Parque Shopping), Feira de Santana (Boulevard Shopping), Caraíva e Aracaju (Shopping RioMar).
- 1