:: 12/set/2022 . 9:33
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

Bahia não registra óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 110 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 95 recuperados (+0,01%). Dos 1.690.378 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.659.270 já são considerados recuperados, 432 encontram-se ativos e 30.676 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.
O boletim epidemiológico deste domingo (11) contabiliza ainda 2.014.987 casos descartados e 359.919 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Na Bahia, 68.437 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Vacinação
Até o momento a Bahia contabiliza 11.646.914 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.814.300 com a segunda dose ou dose única, 7.216.766 com a dose de reforço e 2.078.256 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.037.462 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 664.102 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 41.630 tomaram a primeira dose e 4.305 já tomaram a segunda dose.
PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE ASSINA ACORDO PARA DESATIVAR LIXÃO DO ITARIRI
A manhã desta sexta-feira (9) marcou uma nova fase para Ilhéus. Com a presença de representantes de entidades, sindicatos, órgãos da Justiça, empresários, agentes ambientais, integrantes da sociedade civil e de associações de catadores, o prefeito Mário Alexandre assinou termo de cooperação técnica com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para encerrar o Lixão do Itariri.
O ato aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença do secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão. Conforme a administração municipal, o projeto atende à lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), que estabeleceu um prazo para o fim dos lixões nos municípios brasileiros, assegurando desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente.
Mário Alexandre ressalta que muito além do controle sobre a gestão dos resíduos, a iniciativa possibilita um local digno de trabalho para os catadores, que serão capacitados para gerar maior renda através do material reciclado, bem como promove a transformação da vida dessas pessoas.
“Mais uma vitória para o nosso povo. Essa é a realização de um sonho, um dia histórico para Ilhéus. Quando assumimos a gestão, tentamos de várias formas recuperar a área do lixão do Itariri. Agradeço ao Governo da Bahia, que se empenhou para tornar o projeto viável, mas é muito difícil tocar esse trabalho apenas com o Município. Então, isso se faz com parceria e o Ministério do Desenvolvimento Regional tem dado apoio à nossa equipe para montar todo planejamento, respeitando o meio ambiente, atendendo a questão social e dando qualidade de vida à população”.
De acordo com Pedro Maranhão, a cidade faz parte do programa para encerrar os lixões na Mata Atlântica, cujas etapas consistem na assinatura do acordo de cooperação técnica; consultoria; estudos de gaseificação e contaminação da área degradada e a posterior recuperação ambiental do local. :: LEIA MAIS »
Sudene leva ações de desenvolvimento econômico e social a municípios da Bahia
Ministério do Desenvolvimento Regional
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste
Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
Autarquia lança na próxima quarta (14) o Projeto de Desenvolvimento Federativo. Ação mapeia os entraves da economia dos municípios participantes e reúne instituições para superar estes gargalos.
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) promove na próxima quarta-feira (14) em Juazeiro (BA) o evento de lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo na Bahia. O encontro reúne gestores municipais, representantes de instituições federais e instituições financeiras para promover ações de estímulo ao desenvolvimento social e econômico dos seis municípios participantes do projeto. A programação inclui a apresentação de planos de ação da autarquia e dos parceiros da iniciativa para atrair investimentos e melhorar os indicadores sociais destas localidades.
Na Bahia, seis cidades participam do Projeto de Desenvolvimento Federativo: Andorinha, Jaguarari, Juazeiro (polo do projeto), Pilão Arcado, Sobradinho e Umburanas. As cidades foram selecionadas pela Sudene a partir de indicadores nas áreas de finanças, gestão e desempenho, além do PIB e do contingente populacional. Já o município-polo foi escolhido a partir da rede da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Este conjunto de cidades constitui a chamada célula de desenvolvimento federativo.
Um dos objetivos da Sudene é promover a interiorização do desenvolvimento regional, destacando iniciativas de fortalecimento dos municípios de menor capacidade empreendedora. Para a cidade-polo, serão desenvolvidas ações mais específicas, tendo em vista o grau de maturidade da economia daquele local.
Entre as linhas de ação do projeto a ser apresentado pela Sudene diz respeito à capacitação para gestores públicos e empreendedores. Estão previstas também outras atividades vinculadas ao Projeto de Desenvolvimento Federativo, como a ampliação da conectividade no território e o apoio a cadeias produtivas estratégicas. Todas estas iniciativas estão associadas a um diagnóstico participativo elaborado pela Sudene junto às gestões municipais para o levantamento de necessidades e potencialidades da economia de cada cidade.
O evento também será marcado pela assinatura de protocolos de intenção entre as prefeituras participantes e a Sudene. A ação marca o compromisso dos gestores em participar de encontros técnicos, disponibilizar informações e apoiar a Sudene no levantamento de necessidades e oportunidades de investimentos para os municípios.
Pela tarde, a Sudene promove uma reunião com empresários locais. Na ocasião, técnicos da superintendência apresentam os principais instrumentos da Sudene para o fomento ao empreendedorismo, incluindo as linhas de crédito disponíveis através dos fundos regionais e os incentivos fiscais.
Serviço:
Evento: Lançamento do Projeto de Desenvolvimento Federativo na Bahia
Data: 14/09/2022;
Local: unidade integrada FIEB Carlos Gilberto Farias, na rodovia BA 210, km 0, s/n, Distrito Industrial, Juazeiro (BA);
Programação:
• 08h às 09h: recepção, cadastramento dos participantes e café de boas-vindas;
• 09h às 09h10: abertura do evento;
• 09h10 às 10h40: apresentação do plano de ação dos parceiros institucionais;
• 10h40 às 11h40: interação entre prefeituras e parceiros;
• 11h40 às 11h50: assinatura dos Protocolos de Intenções pelos prefeitos participantes;
• 11h50 às 12h: encerramento;
• 12h às 12h30: visita à exposição de produtos dos municípios.
Caso não trabalhe mais com estas editorias, altere aqui seu cadastro ou se este conteúdo não tem relação com estas editorias, reporte aqui.
Caso não queira receber mais conteúdos cancele aqui sua inscrição.
- 1