:: 19/set/2022 . 21:12
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) FEIJOADA PRIME DA CDL DE ILHÉUS.
3) VALDERICO JÚNIOR VISITANDO OS CARROS ANTIGOS DE JOSÉ LEITE.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
SETEMBRO AMARELO: A dança é um remédio natural que pode auxiliar no tratamento da depressão
Para especialistas, a constância dessa atividade tão prazerosa pode ser a dose diária de bem-estar para os pacientes
Uma das atividades físicas mais completas, por trabalhar corpo, mente e alma, a dança é um instrumento poderoso para a saúde mental. Exige concentração, realização de movimentos, ritmo e controle da respiração. Com a frequência cardíaca aumentada, os neurônios são mais estimulados e o organismo libera substâncias que compõem vias neurais, extremamente importantes para o equilíbrio do corpo.
O neurocirurgião Allan França explica que pacientes com baixa produção de serotonina – hormônio que proporciona calma, tranquilidade e felicidade – precisam de medicamento para regular a taxa e combater a depressão. E a atividade física é uma forte aliada no tratamento, pois, por si só, eleva esses níveis. “É um remédio natural. Quando realizada de forma rotineira, é como se fosse a dose diária de serotonina”, avalia França. Outro hormônio fundamental no tratamento é a dopamina, neurotransmissor que dá a sensação de prazer. Este é produzido durante atividades nas quais se está envolvido emocionalmente. “Quanto mais prazeroso, portanto, mais benefícios. Para quem tem depressão, funciona como recurso terapêutico”.
Professora de dança há 10 anos, Liz Facó revela que já notou grandes diferenças de comportamento nas turmas. Segundo ela, alunas que ficavam sempre no fundo e mal falavam durante as aulas, foram ganhando autoconfiança e elevando a autoestima, sentindo mais as músicas e os ritmos, sem se preocupar com os outros. “Além de exercitar o corpo, a dança promove a socialização e momentos de lazer. A energia e a alegria que circulam ali tornam altíssima a produção dos hormônios da felicidade”, destacou.
Por conhecer bem os benefícios que dançar traz para quem tem depressão, Liz Facó ministrou aula recentemente em uma clínica de Salvador, em celebração ao Setembro Amarelo. Pensando na inclusão de todos os públicos, o seu Studio vai oferecer turmas especiais para crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção ou que tenham alguma limitação física.
Fotos: Samuel Leite | Café Pixel
NOTÍCIAS DA AVEP
NA 15ª RODADA VITÓRIA DOS TIMES DOS CAPITÃES NILTON DO BB E CLAUDIO ASSIS
A entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus identificada por Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), realizou domingo pela manhã (11/09/2022) sua 15ª rodada da mencionada modalidade esportiva. No campo Grimaldo a equipe do Capitão Claudio Assis venceu a do Capitão Luciano Santana por 5 a 1 com gols de Isaque(1), Pitanga(2), Artur ‘Alicate’ Kruschewsky(1) e o próprio Claudio Assis(1) para a vencedora; fazendo Alan Firula para a perdedora. No campo Martial o quadro do Capitão Nilton do BB derrotou o do Capitão Henrique do BB por 2 a 1. Marcelo Reis(1) e Crispa da Galera do Fla(1) marcaram para o ganhador e Eldon do Ofertão marcou para o perdedor. A rodada aconteceu como de praxe na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). A arbitragem dos babas esteve a cargo dos juízes Wilson Salviano (Campo Grimaldo) e Miranda, ambos filiados à Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus (AAFCI). Levaram Cartão Amarelo os partícipes Daniel Murta, Badunga, Paulo Cesar(?), Moises e Alex de Moises; Cartão Vermelho, Alex de Moises.
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas:
(Cap. Luciano Santana): Goleiro Rosivaldo, Danilo, Prof. Jorge Reis, Silva e Podão; Bira da Polícia, Luciano Santana, Everaldo Cabeça de Flande(Carlão do Taxi) e Pescador; Alan Firula e Garrancho 100 Anos de Praia (Tabosa do Ofertão).
(Cap. Claudio Assis): Goleiro Ricardo do Caminhão, Gutemberg Trator, Gilson do Taxi, Galletti da Rio de Engenho e Pedro Chama Gol; Vado do Bradesco, Isaque, Claudio Assis e Jackson; Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Pitanga. :: LEIA MAIS »
Campanha quer manter representatividade do setor de eventos e turismo na Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas
Movimento “Eleições 2022 – Vamos com Eventos e Turismo” apresenta aos eleitores, em especial aqueles ligados às 52 áreas que fazem parte da cadeia produtiva, candidatos que são comprometidos com a agenda dos segmentos envolvidos.
Fomentar e manter a representação política do setor de eventos de cultura e entretenimento e turismo na Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas, em todo o país. Estes são os objetivos centrais do movimento “Eleições 2022 – Vamos com Eventos e Turismo”, uma iniciativa que reúne entidades representativas para apresentar aos eleitores, em especial aqueles ligados às 52 áreas que fazem parte da cadeia produtiva, candidatos que são comprometidos com a agenda dos setores envolvidos.
Por meio do site https://vamoscomeventoseturismo.com.br/, a campanha conscientiza os profissionais sobre a importância da política nas atividades diárias; facilita o acesso às informações relativas às eleições; e promove o comprometimento dos candidatos com as pautas do setor. “Queremos, também, estimular empresários e lideranças a conhecer as propostas e compromissos que os candidatos têm para o nosso segmento e segmentos correlatos, além de acompanhar os compromissos firmados pelos eleitos”, explica o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos – ABRAPE.
Além da ABRAPE, o movimento “Eleições 2022 – Vamos com Eventos e Turismo” conta com a participação da Resorts Brasil, da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). :: LEIA MAIS »
Educação de Jovens e Adultos: SESI tem mais de 1000 vagas gratuitas
Oportunidades são para pessoas com idade acima de 18 anos que não concluíram o ensino básico.
Pessoas com idade acima de 18 anos e que não concluíram o ensino básico têm a oportunidade de retomar os estudos de forma gratuita. O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) tem 1.078 vagas gratuitas abertas para cursos de Educação de Jovens e Adultos a Distância. As oportunidades são voltadas para maiores de 18 anos que não concluíram o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano).
As vagas são oferecidas nos municípios de Feira de Santana (129), Ilhéus (200), Juazeiro (179), Salvador (195), Teixeira de Freitas (200) e Vitória da Conquista (175). Os interessados devem efetuar a inscrição pela internet, no site do SESI Bahia (www.sesibahia.com.br). O prazo para inscrição segue até outubro, ou até que as vagas sejam preenchidas.
Os cursos são realizados na modalidade a distância (EaD), com 80% das aulas on-line, em plataforma de estudos do SESI e 20% presenciais. Desta forma, para que o aluno acompanhe as aulas a distância é preciso ter acesso à internet.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sesieja@fieb.org.br ou nas Escolas SESI dos municípios de Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Reconhecimento de Saberes
O SESI Bahia é a única instituição no estado que oferece o Ensino Médio e Ensino Fundamental Anos Finais a distância, com oferta autorizada pelo Ministério da Educação. O curso também é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.
Além disso, o SESI Bahia possui a metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante. A principal vantagem é que o reconhecimento dos conhecimentos prévios do aluno pode reduzir o tempo de estudos, ao focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para obter o diploma de ensino fundamental ou médio. :: LEIA MAIS »
- 1