:: 18/nov/2022 . 20:23
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) NOSSA HOMENAGEM AOS 80 ANOS DO CRISTO DE ILHÉUS.
3) FALANDO SOBRE ESTÁTUAS E BUSTOS DE ILHÉUS.
4) AMIGOS QUE DEIXARAM SAUDADES.
5) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
NOTÍCIAS DA AVEP
19ª RODADA COM EMPATE E VITÓRIA DA EQUIPE DO CAPITÃO ALEX DE MOISES
Domingo, dia 6 do 11 de 2022 pela manhã a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou sua 19ª rodada da mencionada modalidade esportiva em que as equipes dos capitães Eldon do Ofertão e Marconi (Campo Grimaldo) empataram de 2 a 2 com o próprio Eldon do Ofertão e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky marcando para a primeira e o próprio Marconi e Ismar Landgol conferindo para a segunda. No Campo Martial o quadro do Capitão Alex de Moises abateu o do Capitão Renatinho dos Leais pelo escore de 6 a 3. Luciano Santana (3), Duda Pantera (1), Rogerio II (1) e Bira da Polícia (1) fizeram os gols do ganhador e Valdimiro(1), Nilton do BB(1) e Rocha(1- contra) marcaram para o perdedor. Os babas como de costume aconteceram na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT) e foram apitados por Wilson Salviano (Campo Grimaldo) e Wagner. Ambos pertencem à Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus (AAFCI). Eldon do Ofertão, Crispin Vidro, Adauto Negocinho, Gagarin, Silva, Cláudio Assis, Badunga, Moises, Carlão do Taxi, Pitanga e Cícero receberam Cartão Amarelo; Vermelho, Moises. A rodada esteve sob a coordenação, como Diretor de Baba do Dia, do associado Roberto Guimarães de Freitas, popularmente conhecido como Robertão, ele que é um apaixonado torcedor do Leão da Barra da capital baiana.
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Rosivaldo(Goleiro Jamilton), Sizinio do Remo(Cícero), Galleti da Rio de Engenho, Gilson do Taxi, Moises; Isaque, Badunga, Daniel Murta; Artur Alicate Kruschewsky, Crispa da Galera do Fla e Eldon do Ofertão
(Cap. Marconi): Goleiro Vando Paiaço, Pedro Chama Gol(Dinho da Van), Djalma Peludo, Junior Murta(Paulo Gois do Bradesco), Gutemberg Trator; Fred de Itabuna, Vado do Bradesco, Fabio Alan(Carlão do Taxi), Marconi(Luís Humberto); Pitanga e Ismar Landgol.
Equipes no Campo Martial conforme súmulas
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Valmir, Mario Cabeça Branca, Prof. Jorge Reis, Cesar de Militão(Erisvan da Moto), Eduardo Japonês; Adauto Negocinho, Nilton do BB, Podão; Charles Reis, Renatinho dos Leais e Pitanga
(Cap. Alex de Moises): Goleiro Ricardo do Caminhão, Silvio Reis(Claudio Assis), Rocha, Silva, Gagarin; Bira da Polícia, Luciano Santana, Zugaib da Ceplac; Alex de Moises, Duda Pantera e Rogério II. :: LEIA MAIS »
Autistas têm direito a tratamento integral e multidisciplinar coberto por plano de saúde
Operadoras devem cobrir sessões ilimitadas de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, neuropsicologia, equoterapia, psicopedagogia, natação funcional e outras terapias como ABA e Método Denver
Há quase 10 anos, especificamente em dezembro de 2012, alguns direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) passaram a ser assegurados pela Lei nº 12.764, batizada de “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Basicamente, a legislação reconhece que os autistas têm os mesmos direitos de pessoas com deficiência. Contudo, o acesso ao tratamento integral de caráter multidisciplinar ainda não tinha sido conquistado por usuários de planos de saúde ou muito menos para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS). Felizmente, novas legislações têm mudado essa realidade. O problema é que nem todas as operadoras de saúde ou entes públicos estão dispostos a obedecer à lei. Nesses casos, recorrer ao Poder Judiciário acaba sendo a única forma de garantia do tratamento.
Desde setembro deste ano, quando a Lei nº 14.454/2022 foi publicada no Diário Oficial da União, o chamado “rol taxativo” para a cobertura de planos de saúde foi derrubado, o que significa que as operadoras de assistência à saúde podem ser obrigadas a oferecer cobertura de exames ou tratamentos que não estão incluídos no rol de procedimentos previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Recentemente, os planos de saúde até tentaram derrubar esta Lei, mas o pedido não foi acolhido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Assim, se a prescrição do médico assistente cumprir a pelo menos uma das condicionantes listadas na referida Lei, os planos são obrigados a cobrir sessões ilimitadas de fonoaudiologia (com ou sem integração sensorial), fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, neuropsicologia, equoterapia, psicopedagogia, natação funcional e outras terapias, como a ABA e o Método Denver.
De acordo com a advogada Marina Basile, pioneira em Direito à Saúde na Bahia, para que as operadoras ofereçam cobertura de determinado tratamento para pacientes autistas, é preciso que ele atenda pelo menos um dos seguintes critérios: ter eficácia, à luz das ciências da saúde, baseada em evidências científicas e plano terapêutico; ter recomendações da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec); ou ter recomendação de, no mínimo, um órgão de avaliação de tecnologias em saúde que tenha renome internacional. :: LEIA MAIS »
UFSB ofertará 1425 vagas no SiSU 2023
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) já publicou seu Termo de Adesão ao SiSU 2023. No documento, é possível conferir todos os cursos e vagas que a universidade irá disponibilizar na próxima edição do SiSU.
Para o ano de 2023, serão ofertadas um total de 1425 vagas, distribuídas entre 48 cursos, nos três campi que estão localizados em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
As vagas são divididas entre ampla concorrência e cotas, que levam em consideração as políticas de ações afirmativas adotadas pela universidade.
Confira abaixo a relação dos cursos e onde serão ofertados:
CAMPUS JORGE AMADO – ITABUNA :: LEIA MAIS »
- 1