:: dez/2022
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE ESPECIAL.
1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) HOMENAGEM E AGRADECIMENTO PARA UM EX. PROFESSOR E AMIGO.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
São Paulo possui o maior número de autorizações para importações de medicamentos à base de cannabis
Kaya Mind aponta que existem 40.403 autorizações para importações de produtos à base de cannabis no estado, o qual possui o maior número de autorizações do país
Nesta quinta-feira (22), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou projeto que garante fornecimento de medicamentos à base da cannabis no SUS no estado, que busca ampliar o acesso para tratamento de pacientes autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson, epilepsia, Alzheimer, entre outros.
A Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos, aponta em seu último levantamento que existem 40.403 autorizações para importações de produtos à base de cannabis em São Paulo, o qual possui o maior número de autorizações do país. Entretanto, ao mesmo tempo, não é o estado com mais pacientes por habitantes, já que a população do estado é a maior do país, sendo de 44,04 milhões.
O valor das autorizações, no entanto, é alto por conta da maior concentração de profissionais de saúde no estado, além de haver mais pessoas acometidas por condições médicas e uma alta taxa de empresas importadoras alocadas na região. Com isso, a cada 1.155 pessoas, existe um paciente de cannabis na região. Além disso, São Paulo possui, hoje, 24 associações, sendo 19 delas com CNPJ aberto. Logo em seguida vem o Rio de Janeiro, com 14 associações (9 com CNPJ aberto).
Todos os dados fazem parte do “Anuário da Cannabis no Brasil”, material inédito e completo sobre a regulamentação da cannabis no país e seus desdobramentos no mercado.
Para falar sobre o assunto, gostaria de deixar à disposição a Maria Eugênia Riscala, cofundadora e CEO da Kaya Mind; e Thiago Dessena Cardoso, cofundador e CIO da Kaya Mind. :: LEIA MAIS »
Produtos Glúten Free ganham espaço na Gastronomia
Masterchef Paula Salles cria receita exclusiva de Empanada com recheio de tomates e nozes, usando produtos totalmente livres de glúten. Desde levar na lancheira, ao picnic ou mesmo no trabalho, a receita vem com ar primaveril, usando ingredientes sazonais da estação. A chef de cozinha contou com produtos naturais e selecionados da marca Bio Mundo.
Brasil, dezembro de 2022: A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten. Ela ocorre em pessoas com tendência genética a essa condição. Estima-se que ao menos 1% da população conviva com a doença, um total de 78 milhões de pessoas diagnosticadas.
Pensando em quem necessita de um cuidado específico com a alimentação e está em busca de criatividade para produzir receitas simplificadas, seja para o dia a dia ou para um lanche rápido, a Chef de Cozinha Paula Salles tornou-se parceira da Bio Mundo.
“Promover o diálogo entre ingredientes é o que todo Chef busca quando está no processo de criação de uma receita. Isso pode ser facilitado quando encontramos um repertório de produtos que seguem a nossa linha de pensamento.” Conta a Chef Paula, que ainda reitera. “Além de uma curadoria e uma diversidade de produtos voltados para a saúde, que proporcionam asas para brincar com a criatividade, na Bio Mundo encontrei o cenário certeiro para a narrativa que queria construir. À partir desse olhar e dessa diversidade que comecei a criar minhas receitas.” Explica.
A Bio Mundo é uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, natural de Brasília, com franquias espalhadas pelo Brasil e que possui uma vasta gama de produtos. A marca tem a característica de se preocupar com o dia a dia de todos, com um portfólio de altíssima qualidade, que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 1.000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel, além das marcas próprias.
A Chef Paula Salles formou-se nos cursos de Restaurateur Master e Chef Executivo da Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia, e é discente no curso de Chef executivo no Senac. Participou do maior talent show de culinária do mundo, o Masterchef, em sua terceira edição no Brasil, ficando entre os 7 primeiros colocados, em mais de 50 mil inscritos.
Essa parceria somou forças para a criação de receitas especializadas nas mais diversas restrições alimentares, uma delas, a intolerância ao glúten. “Ser uma receita o mais natural possível e de maneira democrática foi minha maior intenção. Sem glúten, sem lactose e vegetariana, pois leva ovo, criei as empanadas com recheio de tomate e nozes. O ovo entra na receita para dar liga e estrutura à massa, já a goma xantana é um ingrediente fundamental, que substitui o glúten, responsável por trazer elasticidade à massa.”
De acordo com pesquisa do Euromonitor, empresa especializada em inteligência de mercado, de 2012 a 2020, o consumo de alimentos sem glúten cresceu 8%, e a estimativa é que, até 2024, haja um crescimento de 35% a 40%. No Brasil, especificamente, além dos dois milhões de pessoas afetadas pela doença celíaca (segundo dados do Conselho Nacional de Saúde), a dieta glúten free tem cada vez mais adeptos, movimentando em média R$110 milhões, já que ao menos 55% dos consumidores celíacos gastam 30% do seu orçamento com produtos próprios para consumo.
É claro que a diversidade da Bio Mundo colaborou e facilitou o processo de criação da Chef, trazendo em uma empanada, o sabor e a delicadeza de cada ingrediente. “Eu pensei que precisaria ser uma receita “lanchável”, para promover o encontro das pessoas na primavera e que pudesse ser levada para qualquer lugar e em qualquer lancheira. Pensei no tomate, por ser um item de época, que a Bio Mundo possui ótimas opções de molhos, e também mostrar possibilidades de uma alimentação saudável em uma receita simples e acessível.” Diz Paula.
“As empanadas, uma vez prontas, podem ser aquecidas no forno ou na air fryer, sem problema algum, preservando o sabor e a qualidade. Uma forma facilitadora para o dia a dia, assim como a facilidade que a Bio Mundo entrega com todos os produtos que fornece.” Finaliza a Chef.
Agora vamos à Receita…
Receita de Empanadas sem glúten com recheio de tomate e nozes
Chef Paula Salles
Recheio
3 tomates médios com pele e sementes cortados em pedaços grandes
3 dentes de alho picadinhos
80g nozes picadas Bio Mundo
250g de molho de tomates Bio Mundo
80g de biomassa de banana verde Bio Mundo
Manjericão à gosto
1 colher de sopa de ghee Bio Mundo
Sal e pimenta do reino à gosto
1 colher de chá de açúcar
Massa
1 colher de sopa de óleo de coco Bio Mundo
1 ovo
150g de farinha sem glúten (usei a de mandioca) Bio Mundo
40g de amido de milho Bio Mundo
1 colher de chá de cebola em pó Bio Mundo
1 colher de chá de goma xantana Bio Mundo
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento químico
Para a massa, misture todos os ingredientes e amasse brevemente até desgrudar ao toque. Envolva em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira. Depois disso, abra a massa em espessura de em torno de 2mm, corte círculos com cortador de massa.
Para o recheio, refogue o alho num fio de azeite, acrescente os tomates e refogue em fogo baixo por 5 minutos. Acrescente o açúcar, em seguida o molho de tomate, a ghee, a biomassa de banana, as nozes e misture bem até incorporar. Deixe reduzir até que a textura fique cremosa, desgrudando do fundo da panela.
Deixe esfriar e recheie as empanadas.
Feche a massa passando um pouquinho de água na borda e dobrando em direção ao centro, pincele uma gema com um pouco de água e leve ao forno médio (180 graus) por 25 minutos, até que fiquem crocantes e douradas. Para conseguir que elas fiquem tostadinhas, ligue o Grill do forno para tostar levemente a superfície. Sirva quentinho.
Sobre a Chef Paula Salles
Bacharel em Ciências Sociais e habilitada em Produção e Política Cultural pelo Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Formou-se nos cursos de Restaurateur Master e Chef Executivo da Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia, e é discente no curso de Chef executivo no Senac.
Participou do maior talent show de culinária do mundo, o Masterchef, em sua terceira edição no Brasil, ficando entre os 7 primeiros colocados, em mais de 50 mil inscritos.
Há 6 anos atua como chef de cozinha realizando aulas, eventos, caterings e cardápios personalizados. Foi embaixadora do projeto Comida Invisível e de marcas como o Supermercado Organomix e Clube Orgânico.
Como produtora, tem 20 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos culturais, sobretudo nas áreas de artes cênicas e cultura alimentar. É responsável pela idealização e produção do canal de culinária Harmoniza, no youtube, e criadora de conteúdo em suas redes sociais.
É analista de projetos para Lei Federal de Incentivo à Cultura e foi membro da Comissão de Avaliação de projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de desenvolver pesquisas na área de cultura alimentar e atuar como facilitadora em cursos de capacitação em produção cultural e alimentação sustentável para públicos vulneráveis.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael e Bruna, além de Adriana, que deu origem à toda criação, já que por sua necessidade nutricional, exigia uma alimentação específica.
Possui mais de 150 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil em apenas 6 anos de história. Conta com 1000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Quer fazer um intercâmbio em 2023? Especialistas dão dicas de planejamento
Para aproveitar ao máximo a experiência de ir para o exterior é importante que o intercambista se planeje com antecedência e conheça serviços que facilitem todo o processo
O intercâmbio é uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do pessoal, possibilitando a vivência de diversas experiências enriquecedoras durante o período, como conhecer novas culturas e pessoas. Muitos brasileiros sonham em estudar fora e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação das Agências de Intercâmbio (BELTA) referente aos intercambistas brasileiros que viajaram em 2022, de janeiro a setembro 327 mil jovens e adultos realizaram intercâmbio fora do país, contra 289 mil em 2019. Pensando nisso, a Travalex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, lista algumas dicas para ajudar no planejamento e entendimento daqueles que querem viabilizar esta vivência. Confira:
- Defina o objetivo e o destino do intercâmbio
O primeiro passo ao planejar um intercâmbio é decidir como será usado seu tempo fora do país. Atualmente, existem diversas possibilidades, como: aprender outro idioma, realizar cursos preparatórios, especializações profissionais, graduação e até serviço voluntário.
Uma vez definido o propósito, o segundo passo é pensar no destino. As duas decisões estão diretamente relacionadas e, sem dúvida, o orçamento disponível impacta na escolha. Nesse momento, é muito importante ter em mente fatores como o custo de vida, a moeda local e o valor do câmbio. Avalie também o valor que você pretende juntar até o dia da viagem. Se não conseguir poupar quantias maiores, pense em opções de intercâmbio que garantam a possibilidade de trabalhar.
- Estime seu investimento
Muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora de estimar os gastos envolvidos na sua viagem. Por exemplo, o custo de vida em grandes cidades é maior do que o custo de vida no interior — sem mencionar a diferença entre países. Algumas das principais despesas envolvidas neste processo são:
Documentação: Os documentos necessários para viajar podem variar de acordo com o seu destino e o tempo de permanência. O passaporte é imprescindível para países que não fazem parte do Mercosul e esse é um gasto que precisa ser considerado. Em alguns casos, também é necessário o visto de estudante ou de trabalho.
Curso: Caso você esteja planejando um intercâmbio para realização de cursos, lembre-se de que esse custo pode variar bastante dependendo do destino escolhido, da escola que você vai estudar e da modalidade de ensino. O pagamento é realizado na moeda do país de origem, portanto, esteja sempre atento ao valor do câmbio quando for efetuar os pagamentos.
Passagem aérea: A passagem aérea, valor indispensável no planejamento, também deve ser pesquisada com cuidado e antecedência. Então, fique de olho em promoções e acompanhe com frequência os sites de viagens.
Seguro viagem: É comum que as pessoas se espantem com a obrigatoriedade do seguro viagem para alguns países. Entretanto, a contratação desse serviço é fundamental, mesmo quando não é exigida na imigração ou emissão do visto, para garantir sua proteção frente a imprevistos tanto de saúde quanto financeiro. Na Travelex Confidence é possível contratar o seguro da Allianz com cobertura ao Tratado de Schengen.
Hospedagem: Algumas opções são as acomodações familiares, residência estudantil ou até mesmo alugar um apartamento. Cada uma delas terá um impacto diferente no seu orçamento. Uma prática comum é fechar um pacote com apenas algumas semanas de estadia definidas para, durante o intercâmbio, procurar outras opções que façam mais sentido diante da sua realidade.
Dia a dia: Além desses gastos, é importante considerar também o preço do transporte na cidade que você vai morar, a média de despesas com alimentação e lazer, além de, é claro, alguma reserva para eventuais emergências. A Travelex Confidence oferece mais de 20 tipos de moedas estrangeiras em espécie, em mais de 100 lojas em todo o Brasil. E, além disso, para este tipo de viagem recomendamos também o uso do cartão pré-pago, dessa forma não é necessário levar todo o dinheiro em espécie.
- Inicie um planejamento financeiro pessoal
Agora que você já sabe quais serão os principais gastos envolvidos na viagem, é hora de começar a se planejar. Montar uma planilha com as despesas que você possivelmente terá pode ser muito útil para se organizar. Outra dica interessante é utilizar um conversor de moedas para entender qual a diferença de câmbio do Brasil para os demais países.
Comprando a moeda estrangeira
Tendo uma ideia de qual o custo terá, comece a comprar a moeda com antecedência. As variações cambiais são frequentes e você poderá, ocasionalmente, ser pego de surpresa se não se planejar devidamente. Guarde esta dica: não deixe para comprar a moeda na última hora!
Uma ótima prática é comprar a moeda estrangeira aos poucos, acompanhando sempre as cotações. A Travelex Confidence oferece um Alerta de Câmbio, que notifica sempre que a cotação da moeda de seu interesse baixar.
Pagamento de hospedagem ou a matrícula da instituição de ensino
É possível realizar o pagamento destas despesas antecipadamente por meio de uma transferência internacional. Desta forma, não é preciso se preocupar com essas despesas durante a viagem.
Envio dos documentos necessários para a escola ou faculdade
Ao enviar documentos para fora do Brasil é preciso de segurança. Há serviços disponíveis de envio de encomendas e documentos para o exterior, com agilidade e acompanhamento do trajeto em tempo real, por meio do código de rastreamento recebido.
Presidência sanciona com veto lei que amplia a margem do consignado do servidor público para 45%
A reserva de até 5% da margem para utilização no cartão de crédito consignado de benefício foi retirada do texto.
São Paulo, 28 de dezembro de 2022 – Nesta quarta-feira, 28 de dezembro, a Presidência da República sancionou com veto a lei 14.509/22, que aumenta para 45% a margem do crédito consignado para servidores públicos federais, para desconto diretamente na folha de pagamento. Antes, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto em folha e 5% para o cartão de crédito. A regra vale para militares, servidores públicos federais e pensionistas.
Foi retirada do texto final a reserva de 5% destinada a saque ou despesas contraídas por meio de cartão consignado de benefício, uma modalidade de cartão de crédito, com desconto direto na folha de pagamento e outros benefícios vinculados obrigatoriamente, como descontos em farmácias conveniadas, auxílio funeral e seguro de vida.
A Presidência da República justificou o veto, apontando que a proposta contraria o interesse público, pois a criação de percentual adicional exclusivo para determinadas modalidades de crédito não é recomendável, o que promoveria distorções na economia. De acordo com a presidência, ao estabelecer o aumento da margem consignável para 45%, entende-se que o servidor já possui um benefício de 5% para as consignações, o que dispensa a inclusão da nova modalidade.
Acesso a mais crédito com menor custo :: LEIA MAIS »
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE
1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) HOMENAGEM AO TEM. CÁSSIO DUARTE DA SILVEIRA (2ª PARTE).
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Estudantes de Ilhéus criam foguete e são premiados em competição nacional
Três estudantes da Escola SESI Adonias Filho, na região sul do estado, foram premiados na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2022, realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Representando a equipe Vikings, os alunos João Vitor Gomes, Luiza Costa e Raquel Andrade ficaram em segundo lugar na Jornada de Foguetes, etapa presencial da mostra, que foi realizada entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
Para participar da competição, os alunos do ensino médio do SESI construíram um foguete de garrafa pet e uma base de lançamento. A equipe também precisou analisar, em laboratório, a quantidade ideal de combustível, uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, para que o foguete fosse lançado o mais longe possível.
“Fizemos vários testes no laboratório da escola e em aplicativos para encontrar o equilíbrio entre os reagentes. Nos testes que fizemos, na Universidade Estadual de Santa Cruz, os lançamentos variaram entre 110 e 130 metros de altura”, conta João Vitor Gomes.
Além do segundo lugar na competição, que reuniu mais de 60 equipes, os estudantes baianos também foram destaque entre as melhores apresentações. Líder da equipe, João Vitor acredita que o grupo ficou entre os 10 melhores por conta das inovações que apresentaram no projeto.
“Um ponto que achávamos crítico era o abastecimento do foguete. Por isso, fizemos um sistema de válvula que mostra o tempo e torna esse processo mais rápido. Além disso, nossa equipe tem ações de marketing, empreendedorismo e projeto social, que fazemos para conseguir comprar os insumos necessários para o projeto”, explica. :: LEIA MAIS »
Projetos socioculturais combatem evasão escolar em regiões de alta vulnerabilidade social
CADI oferece perspectivas de um futuro melhor para centenas de crianças e adolescentes com iniciativas direcionadas ao preenchimento de lacunas educacionais no país
A cada ano, milhares de meninos e meninas são privados do acesso à educação no Brasil. Diversos estudos demonstram que a violação desse direito básico assegurado pela Constituição tem consequências sobre muitos aspectos da vida, como: menor empregabilidade, redução da produtividade, da longevidade e da qualidade de vida, maior exposição a atividades de risco e empoderamento limitado para a participação na vida comunitária e cívica. A situação é tão alarmante que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fez um alerta: é urgente priorizar a educação no país.
Após mais de dois anos de pandemia, um estudo inédito, realizado pelo Ipec para o UNICEF, constatou que 2 milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos que ainda não haviam terminado a educação básica abandonaram a escola no Brasil. Eles representam 11% do total da amostra pesquisada. Realizada neste ano com crianças e adolescentes de todas as regiões nacionais, a pesquisa revelou que a exclusão escolar afeta especialmente os mais vulneráveis. No total, 11% dos entrevistados não frequentam a escola. Na classe AB, o percentual é de 4%, mas na classe DE é 17%, quatro vezes maior.
Quase metade dos entrevistados que não frequentam a escola (48%) deixou de assistir às aulas para trabalhar, 30% relataram dificuldades de aprendizagem, 29% desistiram porque a escola não tinha retomado atividades presenciais e 28% afirmaram ter que cuidar de familiares. Outros entraves citados foram a falta de transporte (18%), gravidez (14%), desafios decorrentes de deficiência (9%), racismo (6%), entre outros. A evasão é um risco real para os estudantes que permanecem na escola. Nos três meses que antecederam a pesquisa conduzida em agosto deste ano, 21% dos alunos de escolas públicas pensaram em abandonar a sala de aula.
Capacitação profissional
Para mudar esse cenário, o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil), coalizão de organizações sociais cristãs, atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família por meio do desenvolvimento comunitário em regiões de vulnerabilidade social. “A educação é um direito da criança e do adolescente amplamente reconhecido em nossa sociedade. Porém, existe uma enorme diferença entre este direito estar devidamente previsto e descrito em diversas leis em nosso país e a realidade. Os projetos executados pelas unidades do CADI cooperam para o enfrentamento deste panorama, com soluções que estimulam o desenvolvimento da comunidade, provendo o acesso aos direitos de crianças e adolescentes. As ações executadas nos territórios servidos por nós fortalecem a permanência das crianças e adolescentes na escola, por meio de um ambiente motivacional favorável ao protagonismo dos alunos e suas famílias”, afirma Marcel Camargo, diretor-executivo do CADI Brasil.
Fundada em 2011, a unidade do CADI em Aratuba (CE) atende crianças e adolescentes de quatro a 17 anos nas comunidades de Matas e Pindoba por meio de duas iniciativas. Uma delas é o Projeto Capacita Aí, focado na qualificação profissional e fortalecimento das capacidades pessoais de adolescentes de 14 a 18 anos, contribuindo para o ingresso destes no mercado de trabalho, incluindo neste processo o estímulo e conscientização para que os atendidos estudem até a conclusão do Ensino Médio, e os desafiando para escolha de cursos técnicos ou graduação, o que fortalece suas perspectivas de futuro.
Leitura e reforço escolar
Já o Projeto Um Toque de Esperança tem a finalidade de fortalecer o protagonismo de crianças e adolescentes, contribuir para sua formação cidadã e para o desenvolvimento de competências pessoais por meio das oficinas esportivas, culturais, reforço escolar e de práticas de leitura. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 reúne, em um só indicador, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. A escala do índice varia de 0 a 10 e um bom resultado é, no mínimo, 6. Em 2021, o Ideb de Aratuba para os anos iniciais foi de 0,57, nos anos finais do Ensino Fundamental foi de 5,3 e, no Ensino Médio, de 3,8.
No mesmo período, o índice de aprendizagem em relação a portugês, conforme mostra a plataforma do QEdu, foi de 55% nos anos iniciais, ou seja, 45% tiveram aprendizado básico ou insuficiente, indicando que precisam de reforço e recuperação de conteúdos. Já os índices nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio foram de 36% e 24%, respectivamente. A análise do aprendizado de acordo com a condição socioeconômica mostra que, em geral, 37% das crianças e adolescentes de baixo nível socioeconômico aprendem o esperado em relação a português e 17% absorvem o conteúdo de matemática. Os alunos de alto nível socioeconômico têm um índice de aprendizagem de 54% e 35% das duas disciplinas, respectivamente.
Além de possibilitar o acesso ao esporte e à cultura, o projeto Um Toque de Esperança promove melhorias na alfabetização, na leitura e na interpretação de textos, estimulando os beneficiários a permanecer na escola até a conclusão dos estudos. Com isso, os jovens têm perspectivas de um futuro com mais oportunidades e menos barreiras para seu desenvolvimento.
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) HOMENAGEM A UM GRANDE INSTRUTOR.
3) GALVÃO BUENO EM ILHÉUS.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
SENAI Bahia abre inscrições para mais de 1400 vagas gratuitas em cursos de aperfeiçoamento profissional
Estão abertas as inscrições para mais de 1.400 vagas em cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional do SENAI Bahia. As oportunidades são voltadas para pessoas de baixa renda, com idade a partir de 16 anos, que atendam aos requisitos específicos de cada curso. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br até o dia 04 de janeiro de 2023.
Há vagas nos municípios de Alagoinhas (240), Camaçari (104), Salvador (340), Feira de Santana (200), Ilhéus (60), Juazeiro (120), Lauro de Freitas (230) e Luís Eduardo Magalhães (116).
Os cursos de aperfeiçoamento profissional são uma oportunidade para aqueles que desejam adquirir uma nova competência na área em que trabalha ou de formação, para quem quer diversificar sua atuação profissional ou, ainda, para quem deseja atualizar seus conhecimentos em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho.
O início das aulas está previsto para janeiro de 2023. Os cursos serão realizados no formato de aulas presenciais ou remotas, de acordo com a opção escolhida pelo candidato. Para acompanhar as aulas remotas, os candidatos devem possuir computador com acesso à internet.
O regulamento, a lista completa dos cursos oferecidos e suas especificidades, os pré-requisitos para inscrições e outras informações estão disponíveis no site www.cursosgratuitos.senaibahia.com.br.
Nota Comissão Arns – Pela apuração da morte de liderança do MST
A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns vem a público prestar solidariedade aos familiares e amigos do líder sem-terra Raimundo Nonato Silva Oliveira, assassinado brutalmente na cidade de Araguatins (TO), na madrugada de terça-feira (13/12). Ao mesmo tempo, expressa a sua profunda indignação diante de um crime que precisa ser investigado com todo rigor e rapidez.
Raimundo, conhecido como Cacheado, era militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, com anos de atuação em defesa das lutas populares. Em outras ocasiões, escapou de emboscadas patrocinadas por fazendeiros e grileiros da região do Bico do Papagaio. Porém, nesta terça, não resistiu ao ataque de homens encapuzados, que entraram em sua casa para matá-lo com tiros no rosto, enquanto ele dormia ao lado da companheira.
O Brasil coleciona índice vergonhoso de assassinatos no campo, em um quadro de violência estrutural. Crimes cujos mandantes, na maioria dos casos, têm contado com investigações que terminam por lhes garantir a impunidade. E é justamente esta impunidade que alimenta o ciclo perpétuo e perverso das violações.
Pela elucidação completa deste crime e a devida responsabilização dos seus autores, a Comissão Arns informa que oficiou as autoridades competentes e
passa a acompanhar o desenrolar das investigações, até que se faça JUSTIÇA.
Grupos quilombolas apoiados pela Bracell participam da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
Os produtores, que fazem parte das comunidades quilombolas de Mato Limpo e Piaçava, expõem e comercializam os produtos no evento que acontece em Salvador
Dois grupos produtivos de comunidades quilombolas apoiados pela Bracell, no Território Litoral Norte e Agreste da Bahia, participam da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo, 18, no Parque Costa Azul, em Salvador. Eles fazem parte das associações dos Agricultores Familiares do Mato Limpo, na comunidade de mesmo nome, no município de Araçás, e dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia – Ajarquiba, pertencente à comunidade Piaçava, em Esplanada.
Durante o evento, que tem entrada gratuita, os produtores expõem e comercializam as Delícias do Mato Limpo, que são biscoitos artesanais, e as Delícias do Quilombo (Ajarquiba), compostas por doces, biscoitos e molhos de pimenta. A feira, que teve início na última quarta-feira, 14, reúne mais de 2 mil produtos inovadores e sustentáveis de 209 empreendimentos de agricultura familiar.
Além da comercialização de produtos, representantes de outros grupos apoiados pela Bracell também estão participando de mesas temáticas e compartilhando experiências com produtores de toda a Bahia. Integram esta caravana representantes da comunidade quilombola Cangula (Alagoinhas), que desenvolvem sabonetes medicinais por meio do projeto Farmácia Verde, e das associações de Produtores do Povoado de Prata e Região e de Agricultores Familiares Mãos Unidas do Imbé e Região, além de membros da Cooperativa de Trabalho das Costureiras de Inhambupe e Região (Coopecir) e da comunidade Cachoeira do Ninízio.
Milena Oliveira, analista de Responsabilidade Social da Bracell na Bahia, destaca que os agricultores familiares que participam da feira são contemplados pelo projeto Fomento a Negócios de Impacto, desenvolvido pela empresa em parceria técnica com a Lelis Consultoria. “A partir dessa iniciativa, apoiamos 10 grupos produtivos do território em várias frentes: desde a qualificação da atividade produtiva, passando pela regularização e assessoria contábil da associação ou do grupo, o fomento à participação em editais públicos para ampliação dos negócios, até o planejamento e execução de estratégias de marketing e comercialização de produtos”, afirma.
Ela acrescenta que o trabalho tem como premissa central o aspecto formativo. “Só por meio do investimento na formação dessas lideranças e integrantes dos grupos, podemos contribuir efetivamente para a sua autonomia”, explica.