WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


dezembro 2022
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031






:: 31/dez/2022 . 11:27

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE ESPECIAL.

1) 62 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) HOMENAGEM E AGRADECIMENTO PARA UM EX. PROFESSOR E AMIGO.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

São Paulo possui o maior número de autorizações para importações de medicamentos à base de cannabis

Kaya Mind aponta que existem 40.403 autorizações para importações de produtos à base de cannabis no estado, o qual possui o maior número de autorizações do país

 

Nesta quinta-feira (22), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou projeto que garante fornecimento de medicamentos à base da cannabis no SUS no estado, que busca ampliar o acesso para tratamento de pacientes autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson, epilepsia, Alzheimer, entre outros.

A Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, do cânhamo e de seus periféricos, aponta em seu último levantamento que existem 40.403 autorizações para importações de produtos à base de cannabis em São Paulo, o qual possui o maior número de autorizações do país. Entretanto, ao mesmo tempo, não é o estado com mais pacientes por habitantes, já que a população do estado é a maior do país, sendo de 44,04 milhões.

O valor das autorizações, no entanto, é alto por conta da maior concentração de profissionais de saúde no estado, além de haver mais pessoas acometidas por condições médicas e uma alta taxa de empresas importadoras alocadas na região. Com isso, a cada 1.155 pessoas, existe um paciente de cannabis na região. Além disso, São Paulo possui, hoje, 24 associações, sendo 19 delas com CNPJ aberto. Logo em seguida vem o Rio de Janeiro, com 14 associações (9 com CNPJ aberto).

Todos os dados fazem parte do “Anuário da Cannabis no Brasil”, material inédito e completo sobre a regulamentação da cannabis no país e seus desdobramentos no mercado.

Para falar sobre o assunto, gostaria de deixar à disposição a Maria Eugênia Riscala, cofundadora e CEO da Kaya Mind; e Thiago Dessena Cardoso, cofundador e CIO da Kaya Mind. :: LEIA MAIS »

Produtos Glúten Free ganham espaço na Gastronomia

Masterchef Paula Salles cria receita exclusiva de Empanada com recheio de tomates e nozes, usando produtos totalmente livres de glúten. Desde levar na lancheira, ao picnic ou mesmo no trabalho, a receita vem com ar primaveril, usando ingredientes sazonais da estação. A chef de cozinha contou com produtos naturais e selecionados da marca Bio Mundo.

Brasil, dezembro de 2022: A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten. Ela ocorre em pessoas com tendência genética a essa condição. Estima-se que ao menos 1% da população conviva com a doença, um total de 78 milhões de pessoas diagnosticadas.

Pensando em quem necessita de um cuidado específico com a alimentação e está em busca de criatividade para produzir receitas simplificadas, seja para o dia a dia ou para um lanche rápido, a Chef de Cozinha Paula Salles tornou-se parceira da Bio Mundo.

“Promover o diálogo entre ingredientes é o que todo Chef busca quando está no processo de criação de uma receita. Isso pode ser facilitado quando encontramos um repertório de produtos que seguem a nossa linha de pensamento.” Conta a Chef Paula, que ainda reitera. “Além de uma curadoria e uma diversidade de produtos voltados para a saúde, que proporcionam asas para brincar com a criatividade, na Bio Mundo encontrei o cenário certeiro para a narrativa que queria construir. À partir desse olhar e dessa diversidade que comecei a criar minhas receitas.” Explica.

A Bio Mundo é uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, natural de Brasília, com franquias espalhadas pelo Brasil e que possui uma vasta gama de produtos. A marca tem a característica de se preocupar com o dia a dia de todos, com um portfólio de altíssima qualidade, que inclui itens à granel, diet, light, integrais, veganos, sem glúten, sem lactose, funcionais, vegetarianos, que somam em média 1.000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel, além das marcas próprias.

A Chef Paula Salles formou-se nos cursos de Restaurateur Master e Chef Executivo da Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia, e é discente no curso de Chef executivo no Senac. Participou do maior talent show de culinária do mundo, o Masterchef, em sua terceira edição no Brasil, ficando entre os 7 primeiros colocados, em mais de 50 mil inscritos.

Essa parceria somou forças para a criação de receitas especializadas nas mais diversas restrições alimentares, uma delas, a intolerância ao glúten. “Ser uma receita o mais natural possível e de maneira democrática foi minha maior intenção. Sem glúten, sem lactose e vegetariana, pois leva ovo, criei as empanadas com recheio de tomate e nozes. O ovo entra na receita para dar liga e estrutura à massa, já a goma xantana é um ingrediente fundamental, que substitui o glúten, responsável por trazer elasticidade à massa.”

De acordo com pesquisa do Euromonitor, empresa especializada em inteligência de mercado, de 2012 a 2020, o consumo de alimentos sem glúten cresceu 8%, e a estimativa é que, até 2024, haja um crescimento de 35% a 40%. No Brasil, especificamente, além dos dois milhões de pessoas afetadas pela doença celíaca (segundo dados do Conselho Nacional de Saúde), a dieta glúten free tem cada vez mais adeptos, movimentando em média R$110 milhões, já que ao menos 55% dos consumidores celíacos gastam 30% do seu orçamento com produtos próprios para consumo.

É claro que a diversidade da Bio Mundo colaborou e facilitou o processo de criação da Chef, trazendo em uma empanada, o sabor e a delicadeza de cada ingrediente. “Eu pensei que precisaria ser uma receita “lanchável”, para promover o encontro das pessoas na primavera e que pudesse ser levada para qualquer lugar e em qualquer lancheira. Pensei no tomate, por ser um item de época, que a Bio Mundo possui ótimas opções de molhos, e também mostrar possibilidades de uma alimentação saudável em uma receita simples e acessível.” Diz Paula.

“As empanadas, uma vez prontas, podem ser aquecidas no forno ou na air fryer, sem problema algum, preservando o sabor e a qualidade. Uma forma facilitadora para o dia a dia, assim como a facilidade que a Bio Mundo entrega com todos os produtos que fornece.” Finaliza a Chef.

Agora vamos à Receita…

Receita de Empanadas sem glúten com recheio de tomate e nozes 

Chef Paula Salles 

Recheio 

3 tomates médios com pele e sementes cortados em pedaços grandes

3 dentes de alho picadinhos

80g nozes picadas Bio Mundo

250g de molho de tomates Bio Mundo

80g de biomassa de banana verde Bio Mundo

Manjericão à gosto

1 colher de sopa de ghee Bio Mundo

Sal e pimenta do reino à gosto

1 colher de chá de açúcar

Massa

1 colher de sopa de óleo de coco Bio Mundo

1 ovo

150g de farinha sem glúten (usei a de mandioca) Bio Mundo

40g de amido de milho Bio Mundo

1 colher de chá de cebola em pó Bio Mundo

1 colher de chá de goma xantana Bio Mundo

1 pitada de sal

1 colher de sopa de fermento químico

Para a massa, misture todos os ingredientes e amasse brevemente até desgrudar ao toque. Envolva em filme plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos na geladeira. Depois disso, abra a massa em espessura de em torno de 2mm, corte círculos com cortador de massa.

Para o recheio, refogue o alho num fio de azeite, acrescente os tomates e refogue em fogo baixo por 5 minutos. Acrescente o açúcar, em seguida o molho de tomate, a ghee, a biomassa de banana, as nozes e misture bem até incorporar. Deixe reduzir até que a textura fique cremosa, desgrudando do fundo da panela.

Deixe esfriar e recheie as empanadas.

Feche a massa passando um pouquinho de água na borda e dobrando em direção ao centro, pincele uma gema com um pouco de água e leve ao forno médio (180 graus) por 25 minutos, até que fiquem crocantes e douradas. Para conseguir que elas fiquem tostadinhas, ligue o Grill do forno para tostar levemente a superfície. Sirva quentinho.

 

Sobre a Chef Paula Salles

Bacharel em Ciências Sociais e habilitada em Produção e Política Cultural pelo Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Formou-se nos cursos de Restaurateur Master e Chef Executivo da Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia, e é discente no curso de Chef executivo no Senac.

Participou do maior talent show de culinária do mundo, o Masterchef, em sua terceira edição no Brasil, ficando entre os 7 primeiros colocados, em mais de 50 mil inscritos.

Há 6 anos atua como chef de cozinha realizando aulas, eventos, caterings e cardápios personalizados. Foi embaixadora do projeto Comida Invisível e de marcas como o Supermercado Organomix e Clube Orgânico.

Como produtora, tem 20 anos de experiência na elaboração e gestão de projetos culturais, sobretudo nas áreas de artes cênicas e cultura alimentar. É responsável pela idealização e produção do canal de culinária Harmoniza, no youtube, e criadora de conteúdo em suas redes sociais.

É analista de projetos para Lei Federal de Incentivo à Cultura e foi membro da Comissão de Avaliação de projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além de desenvolver pesquisas na área de cultura alimentar e atuar como facilitadora em cursos de capacitação em produção cultural e alimentação sustentável para públicos vulneráveis.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael e Bruna, além de Adriana, que deu origem à toda criação, já que por sua necessidade nutricional, exigia uma alimentação específica.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil em apenas 6 anos de história. Conta com 1000 produtos em prateleira e mais de 200 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

 

Quer fazer um intercâmbio em 2023? Especialistas dão dicas de planejamento

Para aproveitar ao máximo a experiência de ir para o exterior é importante que o intercambista se planeje com antecedência e conheça serviços que facilitem todo o processo

O intercâmbio é uma experiência enriquecedora, tanto do ponto de vista acadêmico, quanto do pessoal, possibilitando a vivência de diversas experiências enriquecedoras durante o período, como conhecer novas culturas e pessoas. Muitos brasileiros sonham em estudar fora e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação das Agências de Intercâmbio (BELTA) referente aos intercambistas brasileiros que viajaram em 2022, de janeiro a setembro 327 mil jovens e adultos realizaram intercâmbio fora do país, contra 289 mil em 2019. Pensando nisso, a Travalex Confidence, maior especialista em câmbio do mundo, lista algumas dicas para ajudar no planejamento e entendimento daqueles que querem viabilizar esta vivência. Confira:

  • Defina o objetivo e o destino do intercâmbio

O primeiro passo ao planejar um intercâmbio é decidir como será usado seu tempo fora do país. Atualmente, existem diversas possibilidades, como: aprender outro idioma, realizar cursos preparatórios, especializações profissionais, graduação e até serviço voluntário.

Uma vez definido o propósito, o segundo passo é pensar no destino. As duas decisões estão diretamente relacionadas e, sem dúvida, o orçamento disponível impacta na escolha. Nesse momento, é muito importante ter em mente fatores como o custo de vida, a moeda local e o valor do câmbio.  Avalie também o valor que você pretende juntar até o dia da viagem.  Se não conseguir poupar quantias maiores, pense em opções de intercâmbio que garantam a possibilidade de trabalhar.

  • Estime seu investimento 

Muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora de estimar os gastos envolvidos na sua viagem. Por exemplo, o custo de vida em grandes cidades é maior do que o custo de vida no interior — sem mencionar a diferença entre países.  Algumas das principais despesas envolvidas neste processo são:

Documentação: Os documentos necessários para viajar podem variar de acordo com o seu destino e o tempo de permanência. O passaporte é imprescindível para países que não fazem parte do Mercosul e esse é um gasto que precisa ser considerado. Em alguns casos, também é necessário o visto de estudante ou de trabalho.

Curso: Caso você esteja planejando um intercâmbio para realização de cursos, lembre-se de que esse custo pode variar bastante dependendo do destino escolhido, da escola que você vai estudar e da modalidade de ensino. O pagamento é realizado na moeda do país de origem, portanto, esteja sempre atento ao valor do câmbio quando for efetuar os pagamentos.

Passagem aérea: A passagem aérea, valor indispensável no planejamento, também deve ser pesquisada com cuidado e antecedência. Então, fique de olho em promoções e acompanhe com frequência os sites de viagens.

Seguro viagem: É comum que as pessoas se espantem com a obrigatoriedade do seguro viagem para alguns países. Entretanto, a contratação desse serviço é fundamental, mesmo quando não é exigida na imigração ou emissão do visto, para garantir sua proteção frente a imprevistos tanto de saúde quanto financeiro. Na Travelex Confidence é possível contratar o seguro da Allianz com cobertura ao Tratado de Schengen.

Hospedagem: Algumas opções são as acomodações familiares, residência estudantil ou até mesmo alugar um apartamento. Cada uma delas terá um impacto diferente no seu orçamento. Uma prática comum é fechar um pacote com apenas algumas semanas de estadia definidas para, durante o intercâmbio, procurar outras opções que façam mais sentido diante da sua realidade.

Dia a dia: Além desses gastos, é importante considerar também o preço do transporte na cidade que você vai morar, a média de despesas com alimentação e lazer, além de, é claro, alguma reserva para eventuais emergências. A Travelex Confidence oferece mais de 20 tipos de moedas estrangeiras em espécie, em mais de 100 lojas em todo o Brasil. E, além disso, para este tipo de viagem recomendamos também o uso do cartão pré-pago, dessa forma não é necessário levar todo o dinheiro em espécie.

  • Inicie um planejamento financeiro pessoal

Agora que você já sabe quais serão os principais gastos envolvidos na viagem, é hora de começar a se planejar. Montar uma planilha com as despesas que você possivelmente terá pode ser muito útil para se organizar. Outra dica interessante é utilizar um conversor de moedas para entender qual a diferença de câmbio do Brasil para os demais países.

Comprando a moeda estrangeira 

Tendo uma ideia de qual o custo terá, comece a comprar a moeda com antecedência. As variações cambiais são frequentes e você poderá, ocasionalmente, ser pego de surpresa se não se planejar devidamente. Guarde esta dica: não deixe para comprar a moeda na última hora!

Uma ótima prática é comprar a moeda estrangeira aos poucos, acompanhando sempre as cotações. A Travelex Confidence oferece um Alerta de Câmbio, que notifica sempre que a cotação da moeda de seu interesse baixar.

Pagamento de hospedagem ou a matrícula da instituição de ensino

É possível realizar o pagamento destas despesas antecipadamente por meio de uma transferência internacional. Desta forma, não é preciso se preocupar com essas despesas durante a viagem.

Envio dos documentos necessários para a escola ou faculdade

Ao enviar documentos para fora do Brasil é preciso de segurança. Há serviços disponíveis de envio de encomendas e documentos para o exterior, com agilidade e acompanhamento do trajeto em tempo real, por meio do código de rastreamento recebido.

 

 

Presidência sanciona com veto lei que amplia a margem do consignado do servidor público para 45%

A reserva de até 5% da margem para utilização no cartão de crédito consignado de benefício foi retirada do texto.

São Paulo, 28 de dezembro de 2022 – Nesta quarta-feira, 28 de dezembro, a Presidência da República sancionou com veto a lei 14.509/22, que aumenta para 45% a margem do crédito consignado para servidores públicos federais, para desconto diretamente na folha de pagamento. Antes, o limite era de 35%, sendo 30% para empréstimos com desconto em folha e 5% para o cartão de crédito. A regra vale para militares, servidores públicos federais e pensionistas.

Foi retirada do texto final a reserva de 5% destinada a saque ou despesas contraídas por meio de cartão consignado de benefício, uma modalidade de cartão de crédito, com desconto direto na folha de pagamento e outros benefícios vinculados obrigatoriamente, como descontos em farmácias conveniadas, auxílio funeral e seguro de vida.

A Presidência da República justificou o veto, apontando que a proposta contraria o interesse público, pois a criação de percentual adicional exclusivo para determinadas modalidades de crédito não é recomendável, o que promoveria distorções na economia. De acordo com a presidência, ao estabelecer o aumento da margem consignável para 45%, entende-se que o servidor já possui um benefício de 5% para as consignações, o que dispensa a inclusão da nova modalidade.

Acesso a mais crédito com menor custo :: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia