NA 5ª RODADA VITÓRIA DO CAP. ELDON DO OFERTÃO E EMPATE
Dia 23/04/2023 pela manhã, de um domingo chuvoso em Ilhéus, mas sem a intensidade publicada –baseada nas previsões de tempo– pelos meios de comunicação, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou sua 5ª rodada da mencionada modalidade esportiva. E aconteceu como de costume na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). A equipe do Capitão Eldon do Ofertão venceu a do Capitão Luciano Santana (no Campo Grimaldo) por 3 a 1 com gols marcado por Duda Pantera, o próprio capitão Eldon do Ofertão e Bira da Polícia para a vencedora, e Dudu para a perdedora. No Campo Martial houve empate entre os times dos capitães Renatinho dos Leais e Marconi, cabendo aos próprios portadores das braçadeiras de comandantes os gols deste baba. A rodada foi apitada por Miranda (Campo Grimaldo) e Manoel, ambos com atuações de regular para boa conforme os especialistas de árbitros avepianos. Os dois integram a Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus. Receberam Cartão Amarelo Badunga, Gagarin, Paulo Gois do Bradesco e Luciano Santana. Desta feita a coordenação da rodada esteve a cargo do presidente Djalma Peludo (no 1º tempo) e do diretor de esporte Zezinho da Baixa Fria (2º tempo), atuando ambos como Diretor de Baba do Dia.
EQUIPES NO CAMPO GRIMALDO CONFORME SÚMULAS
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Rosivaldo, Gilson do Taxi, Correia do HSBC, Silva(Paulo Gois do Bradesco) e Rocha; Bira da Polícia, Eldon do Ofertão e Erisvan; Pitanga, Ismar Landgol e Duda Pantera
X
(Cap. Luciano Santana): Goleiro Vando Paiaço, Prof. Jorge Reis, Vilas Boas,
Paulinho da AFC(Djalma Peludo) e Gasgarin; Nilton do BB(Paulo Melo), Sena e Luís Humberto; Luciano Santana, Rogério e Dudu

EQUIPES NO CAMPO MARTIAL CONFORME SÚMULAS
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Marcelo da Receita(Goleiro Jamilton), Sizinio do Remo(Tiuba), Gicelio Rã Rã, Dinho da Van e Vado do Bradesco; Rico irmão de Negocinho, Paulo Sergio e Daniel Murta; Renatinho dos Leais, Charles Reis e Alexandre
X
(Cap. Marconi): Goleiro Danilo, Gutemberg Trator, Galletti da Rio de Engenho (Jackson Squar), Udson da Polícia e Pedro Chama Gol(Carlão do Taxi); Adauto Negocinho, Major do Bahia de Itabuna e Badunga; Marconi, Fabio Alan e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky

 

COMENTÁRIOS
De acordo os balizados comentários do analista-de-baba-mor Paulo Gois do Bradesco, no Campo Grimaldo desde o início do 1º tempo a equipe do Cap. Eldon do Ofertão se mostrou mais postada em campo, embora o resultado de 1 a 1 no fim desta etapa tenha encorajado a do Cap. Luciano Santana a tentar ganhar o jogo. Mas qualé nada. A do Cap. Eldon do Ofertão partiu pra cima da do Cap. Luciano Santana, fez mais 2 gols e saiu nos braços da galera com vitória 3 a 1 no placar. Destacou o analista que o time perdedor ficou muito a depender de arrancadas dos atacantes Rogério e Dudu e do próprio Cap. Luciano, assim como estivessem decididos a ganhar o baba sozinhos sem ajuda dos companheiros. Ademais afirmou que todos os partícipes do time vencedor estiveram bem no baba. Não deixando de exaltar as grandes defesas do Goleiro Vando Paiaço (do quadro perdedor), chegando afirmar que, se não fosse o mencionado goleiro, a AVEP estaria registrando mais uma goleada histórica pro seus anais. O analista-mor também dando como sempre, uma de migué, registrou que com sua entrada no time, o sistema defensivo se tranquilizou e garantiu a vitória.
Já no Campo Martial os comentários do capitão e analista de baba Marconi foram pautados em considerar um jogo aberto, podendo vencer a comandada por ele como a sob direção do Cap. Renatinho dos Leais. Conta que seu time saiu pro vestiário vencendo de 1 a 0 num pênalti sofrido por seu atacante Fábio Alan e convertido pelo próprio Marconi. Na 2ª etapa registrou que a equipe do Cap. Renatinho dos Leais foi pra cima da dele e, como seu defensor Gutemberg Trator havia saído de campo por contusão, empatou o baba. Daí em diante com a saída dele próprio para fora das quatro linhas, também por porrada (a sua abaixo do joelho), seu time passou a jogar com 8 membros, condicionando o time do Cap. Renatinho dos Leais imprimir um ritmo forte pra cima do seu, só não ganhando o baba porque os que ficaram em campo lutaram bravamente para manter o empate. Ressaltou o analista que seu Goleiro Danilo fez um jogo beleza. Os elogios também foram para o volante Adauto Negocinho (negocinho do presidente Djalma Peludo) que segundo o analista, o cara fez uma partida espetacular.
Obs. Sobre este campo, o analista-mor Paulo Gois do Bradesco esteve com o Cap. Renatinho dos Leais, e este confirmou, embora não tenha entrado em detalhes, que realmente foi um jogo bem disputado, abonando os comentários do colega de braçadeira Marconi.
NOTAS
A língua ferina avepiana Everaldo Cabeça de Flande ao saber que o beque-de-espera II Galletti da Rio de Engenho pediu pra sair do baba no intervalo, comentou com um seu parceiro em sua oficina de automóveis: “Rapaz, estou admirado: é ela primeira vez que Galletti da Rio de Engenho, um fominha de bola como nunca se viu, pede para sair de campo! ” E continuou: “Registra aí secretário Waldemar da Codeba, esse fato merece ser inserido nos anais da Avep!”
Esta Notícias soube do babado e quer entender o motivo que o meia-de-ligação Henrique do BBB anda preocupado em saber se Avinho beque-de-vigor anda jogando bem. Ficou sabendo também que fofoqueiros de plantão afirmaram que sim, mas com o defeito de jogar muito perto do gol. A coluna se manifestou: ‘Ó das fofocas, mas isso não é defeito, meu!’.

SAUDOSO ZERO SUSTO
Dia 20 de abril foi um dia de consternação para a galera da AVEP com a morte do cidadão Manoel de Souza Oliveira, ou Zero Susto, como era mais conhecido. Tinha 67 anos e prestava serviços de massagista nesta entidade esportiva praiana de Ilhéus.
Foi um cara ligado ao futebol, esporte que atuou como amador e, ‘massagista’, atividade que no esporte-bretão viria a se destacar mais ao trabalhar em alguns clubes da capital baiana e do interior, em especial no Colo Colo ilheense. No comércio trabalhou em algumas lojas de Ilhéus, a exemplo da de Alberto Bichara Rabat, conhecido como Berá, um dos fundadores desta agremiação esportiva praiana chamada AVEP. No campo profissional foi também um pintor residencial de mão cheia.
Carismático e de comicidade ímpar, se tornou um animador do Colo Colo nos jogos do estádio Mario Pessoa. Aí pintado de amarelo e azul da cabeça aos pés, cores deste clube, fazia, com palhaçadas e brincadeiras, a torcida delirar e, seu coro se inflamar em busca da vitória da equipe.
Ao avepiano Zero, fica a saudade dos amigos avepianos.
Aos seus familiares, as condolências avepianas.

BANDA PODRE EM AÇÃO
O promoter Zezinho da Baixa Fria, diretor de esporte da Avep e presidente por aclamação da Podra Podre, entidade esportiva ligada à AVEP para jogos aleatórios, anuncia que esta agremiação fará um encontro em Ilhéus com o ‘Clube dos 20’ de Itacaré dia 23/07/2023. O evento constará de dois campos e quatro equipes de futebol (2 de cada entidade esportiva). E está previsto para ser realizado na praia da Avenida Sores Lopes, com começo às 9:00 horas, no mesmo trecho onde a AVEP efetua seus ‘babas’, ou seja, adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Acrescenta que o participe sozinho contribuirá com 40,00 paus; se acompanhado da companheira ou companheiro, 60,00 paus. O dinheiro será usado para custear despesas de arrumação de campos, arbitragens, cerveja, tira-gosto e som na caixa; ao vivo só se algum participe-cantor se disponibilizar a cantar.
Outro aviso do promoter: quem for participar, o pagamento será até o dia 17/07/2023. O Pix será fornecido pelo celular do próprio promoter: (73) 98165 5548.
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e ex-Secretário.