6ª RODADA COM VITÓRIA DA EQUIPE DO CAPITÃO RENATINHO DOS LEAIS E EMPATE
Domingo pela manhã (dia 7 de abril de 2023) a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou a 6ª rodada da mencionada modalidade esportiva na praia, como de costume, da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). No campo armado ao sul, o Grimaldo, o time do Capitão Renatinho dos Leais abateu o do Capitão Alvinho Beque de Vigor pelo placar de 6 a 5 (Gols do vencedor: Pitanga(3), o próprio capitão Renatinho dos Leais(2) e Erisvan; do perdedor: Rogerio(3) e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky(2)). No Campo Martial, o armado ao norte, as equipes dos capitães Eldon do Ofertão e Valdimiro empataram de 4 a 4 com gols feitos para a do primeiro por Luciano Santana, o próprio capitão Eldon do Ofertão(2) e Ismar Landgol; para a do segundo marcaram o próprio capitão Valdimiro, Gagarin, Bira da Polícia e Cleiton. Os juízes Miranda (Campo Grimaldo) e Coelho apitaram com atuações de regular para boa, conforme os analistas de árbitros avepianos. Ambos são integrantes da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus. Levaram Cartão Amarelo os atletas: Luís Humberto, Everaldo Cabeça de Flande, Carlão do Taxi, Cleiton, Danilo e Gagarin. Atuaram na coordenação da rodada como ‘Diretor de Baba do Dia’, os associados Alex de Moises e Robertão(vice-presidente avepiano).
Equipes do Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Alvinho Beque de Vigor): Goleiro Marcelo da Receita, Everaldo Cabeça de Flande, Vado do Bradesco, Alvinho Beque de Vigor e Silvio Reis; Franklin do BB, Charles Reis e Paulo Sergio; Pitanga e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Crispa da Galera do Fla
X
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Ricardo do Caminhão(Goleiro Miguel), Paulinho a AFC, Gilson do Taxi, Nilton do BB e Pedro Chama Gol; Adauto Negocinho, Cezinha da Nacional, Carlão do Taxi e Erisvan; Pitanga e Renatinho dos Leais.
Equipes do Campo Martial conforme súmulas
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Valmir, Sizinio do Remo(Jackson Squar), Galletti da Rio de Engenho, Silva e Danilo; Badunga, Luís Humberto e Daniel Murta; Eldon do Ofertão, Marconi(Luciano Santana) e Ismar Landgol
X
(Cap. Valdimiro): Goleiro Vando Paiaço, Prof. Jorge Reis, Djalma Peludo, Moises(Rocha) e Gagarin; Bira da Polícia, Anderson e Zugaib da Ceplac(Cícero); Duda Pantera, Cleiton e Valdimiro

COMENTÁRIOS
No Campo Grimaldo de acordo os comentários do capitão e analista de baba Renatinho dos Leais, a equipe adversária que jogou contra a dele, comandada pelo capitão Alvinho Beque de Vigor entrou com tudo no jogo fazendo logo um gol no início do 1º tempo e, dominando o baba, saiu pro vestiário com a vantagem de 3 a 1 no placar. Na 2ª etapa empreendendo o mesmo ritmo de jogo da primeira, logo no começo conseguiu outro gol fazendo 4 a 1 no marcador. Com o placar dilatado e o time dominando o jogo, tudo tendia para uma vitória do quadro comando pelo capitão Alvinho Beque de Vigor, tanto assim que, já com o tempo ultrapassando a metade da segunda parte do baba, o próprio Alvinho e seu atacante de beirada, Crispa da Galera do Fla, convictos de um grande triunfo, bradou para os companheiros em campo: ‘Vamos golear esse time de maricas; vamos dar 8 neles’. O menosprezo, foi o bastante para o comandante Renatinho dos Leais na base do verbo e do gesto, tomasse a decisão de incentivar seu time e, ao contamina-lo de brio –aproveitando do ‘pedido de pinico’ no sentido de cansaço que abateu sobre o time do capitão Alvinho Beque de Vigor–, tivesse uma estupenda reação que, indo pra cima da do adversário conseguiu virar o placar para 6 a 4 ao fazer 5 gols em apenas sete minutos. O do Beque de Vigor ainda marcou o quinto no fim do baba, mas a virada épica e a vitória do time do capitão Renatinho dos Leais já estava garantida. O capitão do time vencedor ao concluir suas analises, além de considerar o baba como muito bom, entendeu que o atacante Pitanga fez uma estupenda partida e, numa autoanálise também considerou ele mesmo, ter realizado uma partida nota 10, ou seja, excelente.
O capitão e neófito analista de baba Valdimiro, nos comentários sobre o baba realizado no Campo Martial, ele que dirigiu neste campo a equipe que jogou contra a do capitão Eldon do Ofetão, entendeu que houve um grande equilíbrio nos dois tempos entre as duas equipes. Salientou que a do capitão Eldon do Ofertão saiu na frente fazendo 1 a 0, mas a sua empatou ainda neste tempo, saindo pro intervalo com o placar de 1 a 1. Relatou que a comandada pelo capitão Eldon do Ofertão saiu na frente do placar em todo o decorrer da 1ª e da 2ª etapa, cabendo a dele sempre igualar o marcador, o que resultou no 4 a 4 encerrada a contenda. Ressaltou que as oportunidades de gols não desperdiçadas pelos seus atacantes foram fundamentais para manter a estabilidade de sua equipe, e destacou a autoria dos gols nos empates citando os nomes dos autores pela ordem, de Gagarin, Bira da Polícia, do próprio Valdimiro e do novato Cleiton.

NOTAS
Quem continua a sorrir pelas paredes é o associado e vice-presidente avepiano Robertão. É em razão da performance de seu Vitória, o Leão da Barra, neste início de Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. ‘Minino’! O time tá botando pra quebrar! Ressaltou outro avepiano e rubro-negro baiano, o presidente Djalma Peludo. Realmente O Vitória faz uma campanha espetacular: 5 jogos, 5 vitórias e líder do campeonato. Quer mais!??
O Bahia da gazela Renatinho dos Leais (como o Robertão, sacaneando, costuma tratar o mencionado avepiano) deu uma recuperada, mas, tropeçou novamente. Vamos dar um ‘Avente, Bahia! ’ para o time voltar ao topo da competição.
Opa! O Fogão dos avepianos Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Everaldo Cabeça de Flande também está muito bem na parada. O que não acontece com o Flamengo, do atacante de beirada Crispa da Galera do Fla.
Hoje em dia diante do futebol-negócio que rege o esporte-bretão no mundo –e no Brasil não é diferente–, seria importante, no caso aqui do estado, se todos os clubes da Bahia estivessem no mesmo nível, ou pelo menos Bahia e Vitória se igualassem sempre no mesmo patamar para disputar juntos as grandes competições. Seria bom para o estado federativo, para o clube e, para o torcedor –desde que, apesar da paixão a envolve-lo, enxergue o futebol atual como um negócio. Será que compensa uma disputa de BA x VI na Fonte Nova, com um deles passando por perrengue? Com certeza em termo de grana é negativo.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e ex-Secretário.