NOTÍCIAS DA AVEP
EQUIPES DOS CAPITÃES ELDON DO OFERTÃO E BIRA DA POLÍCIA GANHAM NA 7ª RODADA
Dia 21.05.2023, um dia de domingo pela manhã, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou sua 7ª rodada da mencionada modalidade esportiva, que aconteceu com dois resultados iguais e com os comandantes dos quadros vencedores artilheiros com dois gols. No Campo Grimaldo a equipe do Capitão Bira da Polícia abateu a do Capitão Alvinho Beque-de-Vigor por 3 a 1(gols do próprio capitão Bira da Polícia(2) e Silva, fazendo Junior Murta para a perdedora). No Campo Martial o time do Capitão Eldon do Ofertão venceu o do Capitão Dinho da Van por 3 a 1 com gols do próprio capitão Eldon do Ofertão (2) e Crispa da Galera do Fla; conferindo Ismar Landgol para o perdedor. Os babas ocorreram como de costume na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Apitaram os juízes Ronivon(Campo Grimaldo) e Miranda (Campo Martial), com atuação dos dois de regular para boa, conforme os analistas de babas avepianos. Ambos pertencem à Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus. Receberam Cartão Amarelo Eldon do Ofertão, Alexandre e Adauto Negocinho. A rodada foi coordenada como Diretor de Baba do Dia pelo vice-presidente avepiano Robertão.
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas:
(Cap. Bira da Polícia): Goleiro Rosivaldo, Sizinio do Remo, Galletti da Rio de Engenho, Gilson do Taxi e Silva; Adauto Negocinho, Nilton do BB(Paulô da Bitway), Rocha e Bira da Polícia; Duda Pantera e Rogério.
X
(Cap. Alvinho Beque-de-Vigor): Goleiro Valmir, Silvio Reis(Sena), Alvinho Beque-de-Vigor, Junior Murta, Prof. Jorge Reis e Pedro Chama Gol; Correia HSBC(Wendel da Autoescola) e Paulo Sergio e Junior Murta; Alexandre e Dudu
Equipes no Campo Martial conforme súmulas:
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Vando Paiaço(Ricardo do Caminhão), Paulo Cesar, Cleiton, Gagarin e Jackson Squar; Badunga, Daniel Murta do Bolo e Luís Humberto; Pitu, Eldon do Ofertão e Crispa da Galera do Fla
X
(Cap. Dinho da Van): Goleiro Deraldo, Cezinha da Nacional, Djalma Peludo, Dinho da Van e Danilo; Ramon; Isaque, Charles Reis e Major do Bahia de Itabuna; Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Ismar Landgol
COMENTÁRIOS
Segundo o Cap. Bira da Polícia, estreante analista de baba, no Campo Grimaldo (em que ele foi um dos comandantes de equipe) o baba teve um início bem equilibrado com muito lances com perigo de gols tanto para sua equipe como para a do Cap. Alvinho Beque-de-Vigor, porém, por volta dos 20 minutos a sob seu comando passou a dominar a partida, saindo pro intervalo com a vantagem de 1 a 0 no placar. Entendeu que na 2ª etapa o quadro do Cap. Alvinho Beque-de-Vigor reiniciou a peleja tendo a posse de bola que foi até, em termos de tempo, maior que na primeira, mesmo assim seu time conseguiu fazer 2 a 0, e não tardando o quadro adversário diminuir para 2 a 1. Daí em diante, prosseguindo, o analista afirma que o baba ficou aberto com muitos gols perdidos por ambas as equipes. Nesse cenário de bolas sem atingir o alvo, Rogério, seu atacante, sofreu pênalti, que foi convertido pelo próprio capitão Bira da Polícia, ampliando o placar para 3 a 1. Sobre o após baba, completou sua análise achando que cada um membro de sua equipe executou seu papel direitinho. Destacou o gol do meia Silva feito com um toque sutil na bola ao receber um seu cruzamento rasteiro e, a grande atuação do lateral-esquerdo-de-ofício Sizinio do Remo, com o exalte de ter o lateral jogado até o fim e, palavras do capitão: “fazendo uma partida excelente”. Numa autoanálise, o Cap. Bira da Polícia destacou também ele próprio por fazer dois gols na partida, principalmente o feito de falta.
O volante de contenção Isaque, estreante também nesta rodada como analista de baba, entendeu que a equipe do Cap. Eldon do Ofertão começou a partida envolvendo a do Cap Dinho da Van (equipe em que atuava o volante de contenção) usando bastante toques de bola. Desta forma na metade do 1º tempo num chute de longa distância o Goleiro Deraldo (equipe Cap. Dinho da Van) bateu roupa e o próprio Cap. Eldon do Ofertão aproveitando o rebote fez o primeiro gol de sua equipe. Entrando nos detalhes o analista registrou que o time do Cap. Dinho da Van em certo momento da partida, ao apostar nas cabeçadas dos altos atacantes Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Ismar Landgol como meio de chegar à rede adversária, usou e abusou dos cruzamentos de bolas altas. Especificou que a cobrança dos escanteios do seu time ficou a cargo do próprio Cap. Dinho da Van e, a das faltas pelo próprio Isaque, as quais ao ter levado constantes perigos à meta adversária, obrigou o Goleiro Vando Paiaço a realizar grandes defesas. Na 2ª etapa, continuando com os detalhes, aventou que o cenário continuou o mesmo da primeira, com o time do Cap. Eldon do Ofertão envolvendo o do Cap. Dinho da Van, o que veio a fazer 2 a 0 com gol marcado por Crispa da Galera do Fla ao chutar na trave e na volta a bola tocar no Goleiro Deraldo e morrer nu fundo do filó. O terceiro gol viria do próprio Eldon do Ofertão ao chutar cruzado da entrada da grande área. O gol de honra do time do Cap. Dinho da Van se deu no fim da contenda num pênalti cometido por Jackson Squar, convertido por Ismar Landgol. Com o placar de 3 a 1 definido, o analista destacou no time comandado pelo Cap. Eldon do Ofertão o próprio capitão e Daniel Murta do Bolo, entendendo que este meia de ligação fez um excelente baba jogando no meio de campo. Pelo do Cap. Dinho da Van elegeu como destaque –por salvar o time de sofrer uma goleada histórica– o Goleiro Deraldo. Na autoanálise, o volante de contenção atuando com a camisa 10 Isaque ao expor que defendeu e atacou com eficiência, em especial nas cobranças de faltas, o que fez com que o arqueiro adversário Vando Paiaço se desdobrasse debaixo dos três paus, outorgou o destaque a ele próprio. Abrimos parêntese para falar que se se o lateral direto defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande estivesse no campo das análises, com certeza de sacanagem sairia bradando uma parecida com essa: – Esse Vando Paiaço é bom de pau até debaixo de três!
NOTAS
A língua ferina avepiana Everaldo Cabeça de Flande ao ver a foto em que a ‘bandeirinha de corner’ estampa em merecida homenagem da AVEP, o nome de Grimaldo (in memoriam), um dos baluartes desta associação, achou porreta e aplaudiu, mas, como o cidadão não deixa escapar nada, mandou um recado pelo lateral ‘atacativo’ Pedro Chama Gol para que ele falasse com o presidente Djalma Peludo que o nome de Martial, outro baluarte, deveria constar na foto também.
Esta Notícias solicita a colaboração aos associados avepianos ideias de alcunhas de guerra para os partícipes dos babas. Tem muito neófito sem uma alcunhazinha, assim como muito marmanjão das antigas necessitando de uma. Claro, além de passarem por uma comissão escolhida entre os associados, terão de ser aceita democraticamente pelo alcunhado, para não se configurar, mesmo de maneira despretensiosa, ato desabonador.
A mais nova: Daniel Murta do Bolo, da larva do volante-de-contenção Isaque.
BANDA PODRE EM AÇÃO_ REFORÇO
O diretor de esporte avepiano José Carlos Silva Santos Filho, conhecido como promoter Zezinho da Baixa Fria volta a anunciar o amistoso de futebol entre a Banda Podre e o Clube dos Vinte, de Itacaré no dia 23/7/2023 pela manhã. O evento constará de dois campos e duas equipes de cada entidade. Para custear despesas como armação de campos, banda de pagode, churrasco, cerveja etc., o participante contribuirá com: Valor individual = 40,00 paus; Valor Casal (ou acompanhado de um negocinho) = 60,00 paus.
Local: Praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT).
Previsão de Início: 9 horas
Confraternização após o encontro de futebol: Cabana do Mirante
Contato para Pix: 73 98165 5548 (pelo WhatsApp)
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o ex- fotógrafo de momentos etílicos e ex secretário desta entidade.