WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


junho 2023
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  






:: 2/jun/2023 . 15:55

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) REVERENDÍSSIMOS QUE DEIXARAM SEU NOME NA RELIGIÃO CATÓLICA DE ILHÉUS.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Economia circular, um tema em alta na pauta na indústria

Economia circular, um tema em alta na pauta na indústria

Encerrando a série de reportagens do Mês da Indústria, um tema que está cada vez mais presente na agenda industrial

Quanto custa a economia circular? O empresário Hari Hartmann, da indústria têxtil baiana e presidente do Sindvest-BA, sindicato das indústrias do setor, defende que não há custos. A prática beneficia o meio ambiente, diante da redução de resíduos destinados aos lixões, beneficia comunidades e as empresas têm a oportunidade de exercitar cidadania, ao apoiar entidades que atuam na área social.

É o caso da Camisas Polo, empresa da indústria têxtil, da qual Hari Hartmann é CEO. A indústria destina as sobras de tecido para entidades assistenciais. “A gente não está fazendo nada de mais, o que custa doar retalhos de tecidos? Isso já está pago” explica.  Para ele, “fazer economia circular é uma ação de cidadania”, diz.

Promover desenvolvimento econômico, associado a um melhor uso dos recursos naturais, menos dependência de matérias-primas virgens e a adoção de novos modelos de negócios, com a otimização dos processos de fabricação. É assim que se define economia circular, conceito que está na ordem do dia em todo o mundo e que busca o uso de insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Numa revisão do conceito pela Organização Internacional de Normalização (ISO), economia circular “é um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”.

Na prática, além do exemplo citado por Hari Hartmann, em que os tecidos se transformam em estopas, produzidas por voluntários de uma creche de São Cristóvão, ganhando nova vida útil, há outras iniciativas de grandes indústrias. :: LEIA MAIS »

Lauro de Freitas sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para Prefeituras

Lauro de Freitas sedia Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para Prefeituras
Evento que está com as inscrições abertas visa fomentar a modernização dos municípios da Região Metropolitana de Salvador

Lauro de Freitas sedia no dia 15 de junho o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para Prefeituras visando fomentar a transformação digital das administrações municipais. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, abordará como as Prefeituras da Região Metropolitana de Salvador usam a tecnologia para oferecer melhores serviços ao cidadão.

As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Lauro de Freitas estão abertas e são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.

Conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD.

O evento marca a retomada dos eventos presenciais da Rede Cidade Digital no Estado da Bahia desde o início da pandemia.

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destacou a importância do município sediar o evento visando fomentar a modernização das Prefeituras da região. “Lauro de Freitas vem adotando algumas medidas na perspectiva da inovação tecnológica e do desenvolvimento sustentável, com algumas ações já implantadas na cidade, como energia solar nas escolas, IPTU Verde e ônibus 100% elétricos. Para o município é de extrema importância sediar o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, pois é uma oportunidade de ampliar o networking e consequentemente buscar mais investimentos para novas medidas a exemplo da implantação do primeiro HUB-Lauro de Freitas, com startups, dentro do Programa INOVA LAURO”.

Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.

No evento, os gestores também poderão conhecer soluções disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova, IMAP, Placarsoft, Softplan, Sogo e Evolution Tecnologia Funerária. O Hotel Intercity Aeroporto Salvador é o hotel oficial do evento.

UFSB realiza atividade de acolhimento para estudantes da Unidade Prisional de Itabuna

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) recebeu nesta semana um grupo pioneiro de estudantes universitários. Internos da Unidade Prisional de Itabuna obtiveram aprovação na última seleção do Enem e, graças ao estímulo de uma política institucional da UFSB que destina vagas supranumerárias para internos ou egressos do Sistema prisional, puderam se tornar estudantes universitários. Para marcar o momento, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) organizou uma atividade de acolhimento no ultimo dia 30 para que os estudantes pudessem receber boas-vindas da equipe da Universidade.

         Os novos universitários foram cumprimentados e parabenizados pela Reitora Joana Guimarães, pelo Pró-Reitor da Proaf, Sandro Ferreira, pelo Diretor de Ensino e Aprendizagem da Progeac, Márcio Carvalho, pela Diretora de Assuntos Comunitários e Estudantis da Proaf, Amanda Bastos, pelo Decano do IHAC-CJA, Fernando Soares, pelo Coordenador de Políticas de Promoção da Diversidade da Proaf, Felipe de Paula e pela Coordenadora do Colegiado da Licenciatura em Linguagens, Maria Helena Piza.

            A vaga para pessoas em privação de liberdade surgiu como política em 2021, durante o processo de revisão da sua Resolução de Ações Afirmativas. Desde sua aprovação, o documento indicou que a universidade reservaria anualmente a partir dali uma vaga de cada um de seus cursos para esse segmento e deveria ser aplicada nos processos seletivos de ingresso, tanto no SISU como através do edital dos Colégios Universitários.

            No primeiro processo seletivo, em 2022, cinco estudantes foram matriculados. Contudo, na seleção mais recente, a aprovação aumentou significativamente, graças ao intenso trabalho voltado para a educação dos internos realizado na Unidade Prisional de Itabuna. Mais de 20 novos universitários obtiveram sucesso na aprovação através da educação obtida, em sua maioria, dentro da unidade. Os novos estudantes estão distribuídos em todas as Unidades Acadêmicas da UFSB em Itabuna.

            A variedade das áreas de aprovações e os diferentes regimes de cumprimento de pena dos novos universitários trouxe um desafio para a administração dessa política – tanto para a UFSB quanto para a Unidade Prisional. Parte dos estudantes que estão em regime semi-aberto sairão para frequentar normalmente as aulas presenciais e retornarão para a Unidade no final do dia. Contudo, parte dos aprovados estão em regime fechado e ainda não obtiveram progressões de pena.

            A Proaf, em diálogo com a direção da Unidade Prisional e seu setor pedagógico, articulou um conjunto de soluções para que estes estudantes possam cumprir seus componentes curriculares. Embora a UFSB oferte seus cursos de forma presencial, parte de seus componentes curriculares estão ofertados de maneira remota, dentro de um limite estabelecido em legislação específica. Portanto, a equipe da Cppd/Proaf mapeou quais componentes remotos são integrantes da grade comum de todos os cursos e articulou para que os internos em regime fechado pudessem ser lotados todos nas mesmas turmas. Desta forma, a gestão das transmissões na Unidade Prisional também ficará facilitada. A Unidade Prisional de Itabuna destacou que os estudantes que ainda são impedidos de sair para frequentar os cursos presencialmente terão um espaço apropriado para o ensino remoto, com sala climatizada e meios tecnológicos adequados, inclusive, ao regime de cumprimento de pena a que se encontram vinculados. Esses terão aulas com mediação pedagógica fornecida pela unidade. Aqueles que tenham autorização para cursar presencialmente, sairão da unidade às 18 horas e retornarão às 23 horas.

             A cada novo período esse mapeamento será realizado de forma a permitir que estes estudantes sigam com seus estudos até que obtenham as suas progressões de pena e possam frequentar presencialmente seus cursos até as suas formaturas. Sandro Ferreira, Pró-Reitor de Ações Afirmativas, explica “a legislação permite que parte dos cursos presenciais seja ofertada de maneira remota. Estamos trabalhando para que estes alunos possam seguir estudando, com o auxílio tecnológico, mas com o desejo de que em breve eles possam estar conosco presencialmente em sala de aula. Acreditamos na educação enquanto instrumento de ressocialização, portanto, a ideia da criação dessas vagas é exatamente somar a uma série de outras medidas desenvolvidas por diversas entidades da sociedade civil e do Estado, dedicadas a este segmento da sociedade, fortemente marcado pelo preconceito e pela exclusão”.

 

 

 





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia