NOTÍCIAS DA AVEP
8ª RODADA COM VITÓRIA DO CAPITÃO NILTON DO BB E EMPATE
No dia 04/02/2023, domingo passado pela manhã, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou sua 8ª rodada (Temporada 2023) da mencionada modalidade esportiva, em que no Campo Grimaldo a equipe do Capitão Nilton do BB venceu a do Capitão Crispa da Galera do Fla pelo escore de 4 a 2 com gols de Duda Pantera(1), Rogerio(2) e Fabio Alan(1) para a vencedora, fazendo Valdimiro(2) para a perdedora. No Campo Martial os quadros dos capitães Ismar Landgol e Zugaib da Ceplac empataram de 2 a 2, convertendo Daniel Murta do Bolo e o próprio capitão Ismar Landgol para o primeiro e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Henrique do BB para o segundo. Os babas como sempre repetimos nesta Notícias aconteceram na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). E foram arbitrados por Emanuel (Campo Grimaldo) e Edson Miranda (Campo Martial), com atuações, em conformidade com os analistas de árbitros avepianos regulares tendentes a boas. Receberam Cartão Amarelo Sizinio do Remo, Luís Humberto(LH10), Jackson Squar, Udson da Polícia, Zugaib da Ceplac, Cleiton, Henrique do BB e Prof. Jorge Reis. Ambos árbitros são membros da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus. Coordenou a rodada o Diretor de Baba da AVEP Alex de Moises
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Crispa da Galera do Fla): Goleiro Rosivaldo, Sizinio do Remo(Prof. Jorge Reis), Djalma Peludo(Silva), Rocha, Franklin do BB;.Badunga, Isaque e Luís Humberto; Valdimiro, Pitu e Crispa da Galera do Fla
X
(Cap. Nilton do BB): Goleiro Valmir, Silvio Reis, Alvinho Beque de Vigor(Cícero), Junior Murta e Galletti da Rio de Engenho; Vado do Bradesco, Nilton do BB, Bira da Polícia e Fabio Alan; Rogério e Duda Pantera
Equipes no Campo Martial conforme súmulas
(Cap. Ismar Landgol): Goleiro Deraldo, Geraldo da Ceplac(Zé Eduardo), Vilas Boas, Gilson do Taxi e Jackson Isquar; Silvano(Luciano Santana), Pescador, Carlão do Taxi e Daniel Murta do Bolo; Eldon do Ofertão e Ismar Landgol
X
(Cap. Zugaib da Ceplac): Goleiro Ricardo do Caminhão, Paulinho da AFC, Marcondes, Udson da Polícia e Dudu; Adauto Negocinho (Ralio da Contabilidade), Charles Reis e Zugaib da Ceplac(Henrique do BB); Major do Bahia de Itabuna, Cleiton e Artur ‘Alicate’ Kruschewsky
COMENTÁRIOS
Para o capitão (Campo Grimaldo) e novíssimo analista de baba Crispa da Galera do Fla, ele que dirigiu com a braçadeira de capitão a equipe que tomou cacete da dirigida pelo Cap. Nilton do BB de 4 a 2, o baba foi equilibrado. Discorreu que no 1º tempo o time do Cap. Nilton do BB apesar do pouco volume de jogo que apresentava em campo fez um gol de contra-ataque e em seguida um segundo na cobrança de falta. Aventou que seu time mesmo com mais tempo com a bola nos pés, só fez um gol, justificando ter seu ataque perdido inúmeras oportunidades de marcar, deste modo saído por intervalo em desvantagem no placar. Entendeu o capitão e analista Crispa da Galera do Fla que na 2ª etapa só deu a sua equipe, mas levou o 3º gol e o placar oscilou para 3 a 1. Prosseguindo, analisou que mesmo jogando contra um vento forte e perdendo por diferença de dois gols, sua equipe não se abalou e de forma guerreira foi pra cima da adversária e fez 3 a 2 no placar parcial. Daí em diante observou que o baba ficou aberto, com ataque ‘lá e cá’ das duas equipes. Ressaltou, entretanto, que seu time nos momentos finais da contenda abalada com problemas de atletas machucados em campo e desgaste físico geral e não tendo reservas disponíveis para substituições, sofreu o 4º gol, o que finalizou com a vitória do time do Cap. Nilton do BB por 4 a 2. Indo em frente registrou “Na minha opinião, justo seria o empate, mas futebol tem dessas coisas”. Destacou em sua equipe o meia-atacante Franklin do BB por jogar a 2ª etapa inteira machucado. E numa autoanalise, anotou que se sentiu satisfeito por dirigir, novamente, usando a braçadeira de capitão, uma equipe na AVEP.
Já no Campo Martial onde houve empate de 2 a 2 entre os quadros do Cap. Ismar Landgol e do Cap. Zugaib da Ceplac, este iniciou seus comentários como neófito analista de baba, parabenizando todos os integrantes de seu time pela união e esforço durante o jogo. Entendeu que o baba num todo foi de alto nível. Detalhando, achou que no 1ª tempo houve equilíbrio entre as equipes, tanto assim que as duas foram pro intervalo empatadas de 1 a 1. Na 2ª etapa o entendimento foi o mesmo de equilibro, mas com as duas equipes perdendo muitos gols, e desse jeito qualquer uma poderia sair como vencedora. Destacou as boas atuações de Goleiro Ricardo do Caminhão, Artur ‘Alicate’ Kruschewsky e Henrique do BB, respectivos goleiro, atacante e meia-atacante de sua equipe.
NOTAS
Mais algumas dos analistas de baba:
Registramos que o capitão e também analista de baba Crispa da Galera do Fla observou e destacou o estilo empresarial nos moldes europeus –daqueles que só procura jogador de alto nível e caro– de, sabe de quem? Isso mesmo, Everaldo Cabeça de Flande, o lateral direito defensivo e ‘atacativo’ dos velhos tempos avepianos.
Foi notório mesmo o vestuário de Cabeça de Flande em plena praia. Rapaz, o cara estava todo engomadinho, com camisa de manga comprida, calça de veludo, lupa (óculos) e, celular no ouvido… E o porreta é que numa marra da porra, estava falando até em inglês com os colegas avepianos. Memino, quem foi Naninha!
O capitão e neófito analista Zugaib da Ceplac por sua vez, achou a resenha na sede avepiana (Rua do Café) porreta e que a ‘vaca atolada’ oferecida pelo Casal 20, Paulinho da AFC e Gilvania estava supimpa, uma delícia! Também parabenizou a todos os que participaram da rodada, em especial ao presidente avepiano Djalma Peludo.
Por falar no presidente Peludo, ele retou na rodada com o lateral esquerdo de ofício Sizinio do Remo: – Porra, o nosso time tomando sufoco e Sizinio sai de campo sem falar com o capitão e vai pra mesa pedir substituição.
O juiz como tomou ciência da irregularidade cometida pelo lateral de ofício, picou-lhe um ‘Cartão Amarelo
Quem voltou ao baba avepiano foi o quarto-zagueiro Marcondes. Seu retorno foi em grande estilo porque, mesmo empatando, jogou bem
Não registramos na vez passada mas vai nesta. A AVEP cumprindo sua função filantrópica doou na semana retrasada uma cesta de alimentos à Casa de Apoio dos Portadores de Câncer de Ilhéus (Bairro da Sapetinga _ na rua da academia Raiz) e outra à Casa da Criança Renascer (situada na rua Princesa Isabel. As senhoras Delza e Adriana Montenegro, representantes respectivas das entidades acima, agradeceram muito a contribuição avepiana. Os alimentos foram entregues pelo beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco representando o presidente avepinao Djalma Peludo.Na rodada o vento sul estava forte e o time (no Campo Grimaldo) que se defendia na parte norte do campo, sofria em buscar a bola no espigão do Porto quando os atacantes contrários erravam o alvo. Nesse contexto o volante Arliton Badunga sugeriu a que nessas ocasiões de vento forte a Avep pagasse, a um garoto por exemplo, para ir pegar a bola. A ideia procede e passível de avaliação.
Nos bastidores comentaram que o latera meio ‘atacativo’ Paulinho da AFC fez um bom jogo; jogou bem como se dizia no passado. Também o gol perdido pelo atacante Ismar Landgol foi fofocado. Dizem as más línguas que quem iria bater era o meia-atacante Luciano Santana, mas Landgol como queria aumentar a artilharia, se prontificou como capitão e, já viu, né, pareceu. Disseram até que parecia o Pedro Raul atacante do Vasco. Rapaz, o cara bateu um pênalti um dia desse que parecia um tiro de meta: chutou nas nuvens.
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos e secretário-mor desta entidade.