NOTÍCIAS DA AVEP
12º RODADA COM VITÓRIA DA EQUIPE DO CAPITÃO BIRA DA POLÍCIA E EMPATE
Dia 06/08/2023, um domingo pela manhã, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou, completando sua 12ª rodada referente à aludida modalidade esportiva, dois encontros em que se debateram –no Campo Grimaldo– as equipes dos capitães Valdimiro x Renatinho dos Leais e no Campo Martial as dos capitães Rogerio x Bira da Polícia. No primeiro houve empate de 2 a 2, com gols do próprio Valdimiro e Ubaldino para o primeiro capitão e, para o segundo o agora atacante Silvio Reis e o próprio capitão Valdimiro. Já no outro campo, o Martial, o quadro do Cap. Bira da Polícia goleou o do Cap. Rogerio pelo placar de 6 a 2. Os gols foram marcados pelo próprio Cap. Bira da Polícia(1), Charles Reis(1), Ralio a Contabilidade(2), Alex de Moises(1) e Luís Humberto(1) para o vencedor e, Silva(1) e o próprio Cap. Rogério(1) para o perdedor. Os babas foram batidos, como sempre acontece, na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Apitaram os jogos os juízes Wederson e Ronivon com boas atuações, segundo informações dos analistas de baba avepianos. Ambos pertencem ao quadro da Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus(AAFCI). Levaram Cartão Amarelo os partícipes: Carlão do Taxi, Paulinho Sequinho, Rogério, Silva, Cleiton e Madureira. Robertão (do Vitória), vice-presidente avepiano foi o responsável pela rodada como Diretor do Dia.

Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Ricardo do Caminhão, Mario Cabeça Branca, José Hilton, Vado do Bradesco e Madureira; Cleiton, Marconi e Zugaib da Ceplac; Atacante Silvio Reis, Renatinho dos Leaia e Pitanga
X
(Cap. Valdimiro): Goleiro Vando Paiaço, Geraldo da Ceplac, Dinho da Van, Ubaldino e Pitu; Paulinho Sequinho, Carlão do Taxi, Daniel Murta do Bolo e Major do Bahia de Itabuna; Valdimiro e Crispa da Galera do Fla.
Equipes no Campo Martial conforme súmulas
(Cap. Rogerio): Goleiro Valmir, Gilson do Taxi, Djalma Peludo, Silva, Prof. Jorge Reis e Paulinho da AFC; Paulo Gois do Bradesco, Jacson Isquar e Isaque; Duda Pantera e Rogerio.
X
(Cap. Bira da Polícia): Goleiro Danilo, Sizinio do Remo, Galletti da Rio de Engenho, Vilas Boas e Everaldo Cabeça de Flande; Bira da Polícia, Nilton do BB e Luís Humberto; Charles Reis e Alex de Moises. 

COMENTÁRIOS
Nas análises dos capitães Renatinho dos Leais e Valdimiro, adversários no Campo Grimaldo, o baba foi bastante disputado e equilibrado neste campo. O capitão Renatinho dos Leais ao detalhar alguns lances do baba descreveu que a equipe de Valdomiro saiu pro intervalo com a vantagem de 2 a 0 no placar. No 2º tempo em torno dos 25 minutos ele, Renatinho dos Leais ao receber uma bola na cabeça da grande área tocou-a para o agora atacante Silvio Reis que a empurrou para a rede, diminuindo o placar para 2 a 1. Deste momento em diante, acrescentou, que o jogo ficou aberto com lances de gol perdido de ambos os lados. E que no fim do jogo ele, o próprio Renatinho dos Leais, ao pegar uma bola na intermediaria do campo do time adversário, partiu em direção à grande área driblou dois zagueiros ‘mamão’, segundo ele, e conferiu, empatando a partida em 2 a 2.
Os comentários do capitão Valdimiro foram na mesma linha dos do capitão Renatinho dos Leais. Detalhou que o baba foi muito disputado, ressaltando que sua equipe abriu o placar no início do 1º tempo com gol dele próprio, Valdimiro e em torno dos 30 minutos desta etapa Ubaldino conferiu o 2º, deste modo, seu time saindo pro vestiário com a vantagem de 2 a 0 no placar Acrescentou que o quadro do capitão Renatinho dos Leais fez seu 1º gol depois de muita insistência no fim do 2º tempo e –olhe o detalhe– nos acréscimos empatou o baba.
Como foi dito, os comentários dos dois capitães se assemelham. No entanto existe um ‘detalhezinho’ a ser digerido: O capitão Renatinho dos Leais registra que o 2º gol de seu time foi no fim da 2ª etapa, já o capitão Valdimiro afirma que foi nos acréscimos do tempo regulamentar da contenda.
Bom, conhecedor dessa divergência de opiniões, o associado lateral-direito defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande andou falando pra um e pra outro que ‘minutinho a mais e minutinho menos’, pode alterar o resultado de uma partida. E que diante disso, vai sugerir ao presidente Djalma Peludo que providencie imediatamente um sistema de VAR para a AVEP, a fim de superar esses impasses.
No Campo Martial, para o beque-de-espera III e analista Paulo Gois do Bradesco, o baba entre as equipes dos capitães Bira da Polícia e Rogério a princípio esteve parelho, no mesmo nível, mas no decorrer da contenda a equipe do Cap. Bira da Polícia foi dominando o jogo a ponto de só dá ela até o fim tempo regulamentar. Entendeu que o completo domínio dessa equipe foi devido a felicidade que o capitão Bira da Polícia teve na escolha de seu time. Inclusive achou que se a equipe dele fosse mais incisiva em campo daria para dar uma histórica goleada, quiça a maior da Avep, na do capitão Rogerio. Entendeu também o analista-mor avepiano que o capitão Rogerio tem seus méritos com a braçadeira de capitão, mas, no que diz respeito a escolha de baba, necessita mais um pouco de experiência nesse quesito. Lembrou que se não houver dois bons chamadores de babas, a história da Avep continuará sendo marcada por ‘super goleadas’. Fazendo uma análise dele próprio no baba, o beque achou que teve de jogar muito para evitar esta catástrofe. A esse respeito disse que o Goleiro Danilo, o beque Vilas Boas e o atacante Ismar Landgol, seus adversários na contenda, foram quem o destacaram.
Obs. Sobre este embate no Campo Martial, os capitães Bira da Polícia e Rogerio não quiseram se manifestar.
NOTAS
Para Everaldo Cabeça de Flande, o mencionado lateral defensivo e ‘atacativo’, famoso por ser também uma língua ferina avepiana da zorra, prosseguindo com suas tiradas, andou dizendo que o Cap. Bira da Polícia bem que podia descrever alguma
coisa a respeito do Campo Martial, mas, não o fez, por ficar constrangido em relatar algo contrário a respeito da atuação da equipe do mano Rogerio.