:: 25/ago/2023 . 20:16
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) HOMENS QUE FIZERAM HISTÓRIA EM ILHÉUS.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
NOTÍCAS DA AVEP
13ª RODADA COM GOLEADA DA EQUIPE DO CAP. RENATINHO DOS LEAIS
Domingo pela manhã (20/082023) a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou sua 13ª rodada referente à mencionada atividade esportiva em que a equipe do Capitão Renatinho dos Leais goleou a do Capitão Bira da Polícia por 11 a 1, isso mesmo, 11 a 1, com gols de Rogerio(4), Luciano Santana(2), Eldon do Ofertão(3), Ralio da Contabilidade(1) e Ismar Landgol(1); para a perdedora marcou Dudu(1). Obs. Por ausência associados só houve um ‘baba’, e este foi batido como de costume na praia da Av. Soares Lopes no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). No 1º tempo marcou Manoel e no 2º Miranda, árbitros com atuações sem maiores reclamos por parte dos partícipes, conforme os analistas de baba avepianos. Receberam Cartão Amarelo os associados Goleiro Miguel, Cícero e Charles Reis. Coordenou a rodada como Diretor de Baba o presidente avepiano Djalma Peludo.
Equipes conforme súmulas:
(Cap. Bira da Polícia): Goleiro Valmir, Sizinio do Remo, Galletti da Rio de Engenho, Gicelio Rã Rã e Pitu; Bira da Polícia, Charles Reis e Gagarin; Valdimiro e Alex de Moises.
Obs. Entraram em substituição para a equipe do Cap. Bira da Polícia: Nilton do BB, Duda, Gilson do Taxi, Danilo, Luís Humberto, Cícero, Franklin do BB, Goleiro Miguel e Goleiro Jamilton
X
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Ricardo do Caminhão, Silvio Reis(de volta à defesa), Tiuba, Paulinho da AFC e Jackson Isquar; Altair, Luciano Santana, Fabio Alan e Renatinho dos Leais; Rogerio e Ismar Landgol
Obs. Entraram em substituição para a equipe do Cap. Renatinho dos Leais: Iga Sá, Eldon do Ofertão, Prof. Jorge Reis, José Hilton, Goleiro Rosivaldo, Isaque, Goleiro Deraldo e Ralio da Contabilidade :: LEIA MAIS »
UFSB publica edital para Mestrado em Ciências e Sustentabilidade
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou Edital nº 08/2023- Processo Seletivo de discentes regulares no Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS) para o ano de 2024.
O PPGCS vai oferecer 26 vagas para ingresso em 2024, na cidade de Teixeira de Freitas/BA, sendo 8 para ampla concorrência, 14 para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, mais 4 vagas para quilombolas, indígenas, pessoas trans e pessoas com deficiência. Também são ofertadas 3 vagas para capacitação de servidores da UFSB e 2 vagas para estrangeiros não residentes no Brasil. As inscrições são GRATUITAS e estarão abertas entre 26 de agosto de 2023 a 22 de outubro de 2023. A previsão de matrícula dos aprovados e início das aulas é final de fevereiro de 2024. As orientações para organizar e enviar a documentação requerida constam no Edital.
O público de interesse contempla portadores/as de título de nível superior. O PPGCS foi pensado como um programa de natureza interdisciplinar, voltado para a formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e prática, capazes de desenvolver estudos entre a relação socioambiental, recursos naturais e produção agrossilvopastoril. Possibilitando a solução de conflitos pelo uso da terra e/ou recursos naturais, para que ocorra o desenvolvimento sustentável e harmônico de nossa sociedade. O PPGCS tem sua área de concentração da Capes em “Interdisciplinar / Meio Ambiente e Agrárias”, apresentado três linhas de pesquisa: Recursos Agrossilvopastoris; Recursos Naturais e Ambientais; e Relações Socioambientais. :: LEIA MAIS »
Com investimento de R$ 300 milhões, Costado Sauípe ganhará parque aquático Hot Park, no mesmo modelo de Goiás
Além disso, Sauípe Premium Sol passará por retrofit a partir de fevereiro
Com investimento de R$ 300 milhões, Costa do Sauípe ganhará parque aquático Hot Park, no mesmo modelo que é sucesso em Goiás. No Litoral Norte baiano, o projeto foi batizado de Hot Park Baía das Tartarugas.
A inauguração faz parte do plano da Aviva de integrar os destinos onde ficam seus complexos – Rio Quente, em Goiás, e Costa do Sauípe, na Bahia –, mas considerando e respeitando as regionalidades que os fazem únicos.
A ideia é que o novo parque tenha a tartaruga Marina e sua turma como representantes, valorizando a relação do complexo com o Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas, e reforçando sua conexão com a natureza. A personagem, uma tartaruga-verde, faz parte da Turminha da Zooeira, grupo de animais que diverte e educa ambientalmente hóspedes e visitantes do destino. A proposta é mostrar a história dela desde seu nascimento até seu retorno ao local para a desova, como acontece, de fato, com esses animais. :: LEIA MAIS »
Salvador receberá 2ª edição do Congresso Náutico da Bahia, valorizando setor
Evento acontecerá de frente para a maior baía navegável do mundo, a Baía de Todos os Santos
A maior baía navegável do planeta volta a protagonizar um grande evento em termo do mercado náutico, nos próximos dias 31 de agosto e 1º de setembro, com a realização da 2ª edição do Congresso Náutico da Bahia (CONAUTBA). Promovido pela Barco Show Eventos, sempre à frente de iniciativas que impulsionam o setor no Norte-Nordeste do Brasil, o evento será realizado no Terminal Marítimo de Salvador.
Esta edição do CONAUTBA, que conta com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (SETUR), mantém a missão de promover e explorar o potencial náutico da Bahia e do Norte-Nordeste brasileiro, reunindo autoridades, entusiastas, profissionais e interessados na indústria marítima para uma experiência enriquecedora.
“O Congresso, nesta 2ª edição, se consolida como um ponto de encontro para indivíduos interessados em explorar as tendências, trocar conhecimento e estabelecer conexões dentro do setor náutico”, destaca Hugo Leonardo, organizador deste e de outros eventos, como o Barco Show Bahia, que nasceu em Salvador, na Baía de Todos os Santos e já passou por Sergipe, Amazonas e, em breve, chegará ao Pernambuco.
Ao longo da programação, o público terá acesso a mesas redondas, palestras, ações de sustentabilidade e exposições de renomadas empresas do trade náutico, proporcionando networking. Um dos destaques é a mesa redonda inaugural, no dia 31 de agosto, às 9h, com o tema “Fomentando o Desenvolvimento Náutico na Bahia e no Nordeste do Brasil: Estratégias e Cuidados Essenciais para Impulsionar o Setor”. :: LEIA MAIS »
- 1