WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


setembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930






:: set/2023

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) HOMENS QUE FIZERAM HISTÓRIA NA CIDADE DE ILHÉUS.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Exposição Fotográfica itinerante conta a história da UFSB

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) iniciou, no dia 25 de setembro, a Exposição Fotográfica “UFSB 10 anos – Uma Jornada de Conquistas”, no shopping Jequitibá, em Itabuna. A exposição Itinerante tem o objetivo de celebrar as conquistas, mostrar o crescimento e relembrar momentos marcantes ao longo da história universidade e percorrerá as cidades dos seus três campi: Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

A exposição está dividida em três seções: Seção 1 – “A História”, com fotografias da cerimônia de fundação, eventos acadêmicos, culturais e esportivos, formaturas, congressos, festivais e competições; Seção 2 : “Vivências na UFSB”, com fotografias de atividades acadêmicas; e Seção 3 “UFSB e Comunidade”, com fotografias de projetos de extensão

Todos podem comparecer e prestigiar a exposição, que conta com a seguinte programação:

25/09 a 29/09 – Shopping Jequitibá (Itabuna)

02/10 a 06/10 – campus Jorge Amado – Rodovia Ilhéus – Itabuna (CEPLAC)

16/10 a 20/10 – campus Sosígenes Costa – Porto Seguro

23/10 a 27/10 – campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) OS 49 ANOS DA CDL DE ILHÉUS.

3) II ENCONTRO DE MOTOS EM ILHÉUS (FINAL).

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Redução de 0,5 p.p. na Selic é positiva para retomada do crescimento


A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) avalia positivamente a decisão da 257ª reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) em reduzir a taxa Selic em 0,5 p.p. Embora previsível, a decisão aponta para a continuidade do processo de flexibilização da política monetária. É importante que o ritmo de queda da taxa Selic seja mantido (ou mesmo ampliado), de forma que os juros possam alcançar níveis compatíveis para a retomada do crescimento sustentado. Destaca-se que a taxa de juros básica no Brasil continua em nível muito elevado (12,75%), com uma taxa real superior a 8%, uma das mais altas do mundo.

O fato é que o IPCA está sob controle, pois alcançou 4,61% em 12 meses até agosto deste ano e as projeções sinalizam que seguirá em queda e deverá alcançar 3,86% no final de 2024, situando-se abaixo do teto da meta de inflação (4,5%). Portanto, há espaço para maiores reduções da taxa Selic.

A flexibilização da política monetária é um passo importante para que o país retome a trajetória de crescimento, com a retomada dos investimentos e a geração de empregos e renda, que foram fortemente impactados nos últimos anos. Assim, novos cortes de juros não são apenas desejáveis, mas imprescindíveis para que o processo de retomada do crescimento da economia seja consolidado.

ILHÉUS E REGIÃO TERÁ RECICLAGEM DE SANDÁLIAS Calçados são lixos frequentemente

Calçados são lixos frequentemente encontrados nas praias e superlotam aterros sanitários  
A Ecolev, empresa de soluções sustentáveis, iniciou no mês de setembro a expansão do Programa de Logística Reversa e Reciclagem da Havaianas, marca do Grupo Alpargatas, na região sul da Bahia. O projeto é uma parceria da startup baiana com a empresa Trashin,  especializada em gestão de resíduos com atuação em todo o Brasil.
POR QUE PARTICIPAR?
Toda vez que compramos uma Havaianas nova e paramos de usar as antigas, um ciclo de uso se encerra. Os famosos chinelos  podem fazer parte de um novo ciclo de vida de maneira circular e consciente.  a partir de sua destinação correta, reciclagem do produto em diversas cadeias produtivas e geração de renda para as cooperativas e associações de reciclagem parceiras. Por isso, a criação do  programa Havaianas reCICLO .
Os produtos da marca são recolhidos numa rota logística estruturada para ser carbono zero, com coletas de bicicleta em algumas lojas e compensação do carbono emitido pelos outro modais, por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia.
As Havaianas vão para as cooperativas e associações parceiras, que fazem a separação e a destinação das sandálias para reciclagem. Com o trabalho junto aos cooperados, o programa já contribuiu para a geração de renda adicional de muitas famílias, promovendo um impacto social positivo.
Desde o início do programa no Brasil, o Havaianas reCICLO já beneficiou mais de 2.000 famílias e garantiu o encaminhamento adequado e a reciclagem de um volume impressionante, equivalente a 64% da lotação do estádio do Maracanã com torcedores calçando Havaianas.
COMO TUDO COMEÇOU NA REGIÃO
O projeto se iniciou com a ação Havaianas Praia + Limpa, realizada em junho deste ano pelo Grupo de Amigos da Praia junto com a Worldpackers Brasil em Ilhéus-BA. Na ação, foram coletadas 127 unidades de chinelos da marca, o que gerou uma demanda de coleta desse material e posterior encaminhamento para reciclagem. A marca acionou a Trashin, empresa operadora do seu programa de logística reversa e reciclagem, que identificou na Ecolev um grande potencial de mobilização para o sul da Bahia. A partir daí, as tratativas foram feitas e, hoje, o programa já está em vigência na região sul do estado.
Os mutirões de limpeza de praia do GAP que ocorrem desde 2018 continua a separar as sandálias e todas são encaminhadas para o reCICLO.
“No início enviávamos para coleta pública tradicional, o volume de Havaianas era tão grande que voluntárias como dona Nadja, comerciante aposentada, fazia os pares e tentávamos resgatar as melhores com novas “tirinhas”, dezenas delas foram doados ao projeto Amor

2 / 3
sem Fim, depois começamos a enviar e-mails para as Havaianas e receber o código postal para devolução gratuita, eram caixas e caixas de um trabalho de formiguinha dos voluntários que tiram esse resíduo das praias de Ilhéus, agora com o PROGRAMA reCICLO, qualquer pessoa poderá ir direto na loja e deixar na caixa padronizada, isso é um avanço, o cumprimento de uma meta ESG relevante, a empresa perceber que existe o problema, não esconder, encarar de frente e fazer.” Afirma Gabriel Macedo, presidente do GAP.
“Para nós, é uma honra representar um programa tão grande como esse aqui na Bahia. Nossa área de atuação abrange os territórios Baixo Sul, Litoral Sul e Extremo Sul, mas não queremos parar por aí. Queremos que toda a Bahia seja alcançada pelo programa e, assim, possamos continuar caminhando para uma Bahia Lixo Zero”, afirma Priscilla Costa, CEO da Ecolev e porta-voz do Instituto Lixo Zero Brasil na Bahia.
COMO ENCAMINHAR OS PRODUTOS HAVAIANAS
Você pode entregar seus produtos Havaianas na coleta porta a porta das seguintes instituições:
  • ● Cooperativa dos Catadores De Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa – COOLIMPA
Endereço: Rod. Pontal-Buerarema, s/n, Bairro N. Sr.ª da Vitória, Ilhéus-BA
Referência: Antes do Condomínio Sol e Mar, próximo à ACEAI
Telefone: (73) 98108-9000
E-mail: coolimpailheus@gmail.com
  • ● Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna – AACRRI
Endereço: R. Manuel Chaves, nº 1050, Bairro Lomanto Júnior, Itabuna-BA
Referência: Antiga Rua da ADELBA, rua sem calçamento em frente a Brione da JS Pinheiro
Telefone/WhatsApp: 73 98181-1136
E-mail: aacrri.itabuna@gmail.com
  • ● Associação Gota do Óleo – AGO
Endereço: Av. Lídio Barreto, s/n, Bairro Dinah Borges, Eunápolis-BA
Referência: em frente ao prédio laranja de esquina com a Rua Aruba
Telefone/WhatsApp: (73) 98136-9393
E-mail: agosustentabilidade@gmail.com
Você pode, também, entregar nas lojas oficiais da região, que são:
 
ILHÉUS
  • ● Havaianas Centro – R. Marques de Paranaguá, 339, Centro
  • ● Havaianas Calçadão – R. Dom Pedro II, 51 térreo, Centro
 
ITABUNA

3 / 3
  • ● Havaianas Shopping Jequitibá – Av. Aziz Maron, S/N Loja LAH 33
 
CAIRU
  • ● Havaianas Morro de São Paulo – Praça Aureliano de Oliveira Lima, S/N – Quadra 13 Lote 215
EUNÁPOLIS
  • ● Havaianas Centro Eunápolis – Av. Porto Seguro, 387
PORTO SEGURO
  • ● Havaianas Arraial d’Ajuda – R. São Pedro, 44
  • ● Havaianas Rua do Mucugê – Estrada do Mucugê, 205
  • ● Havaianas Shopping 22 Porto Seguro – Av. 22 de Abril, 339
De acordo com a Ecolev, outros pontos de coleta serão espalhados por toda a região, potencializando o alcance do programa. “Além de homologar novas cooperativas e associações, faremos uma força tarefa de mobilização das lojas oficiais da Havaianas para que se tornem pontos de coleta. Realizaremos, também, ações educativas em parceria com o movimento lixo zero em todo o estado, a serem iniciadas na Semana Lixo Zero, que ocorrerá na segunda quinzena de outubro deste ano. Ademais, faremos divulgação massiva do projeto em nosso programa de TV, o Trilhas da Sustentabilidade, que vai ao ar todas as sextas-feiras 11h pela TVi com transmissão pelo YouTube”, afirma Priscilla.
Para mais informações, entre em contato com a Ecolev pelo contato@ecolev.eco.br ou 73 99917-8064 (telefone e whatsapp).
Fonte: ASCOM

:: LEIA MAIS »

549 kilos de lixo foram retirados de Praia de Ilhéus

O convite foi feito durante todo o mês de setembro e 250 voluntários compareceram neste último sábado, dia 16, na Praia da Avenida. Um dos líderes do Dia Mundial de Limpeza em Ilhéus foi o Grupo de Amigos da Praia. A ação se iniciou com uma aula de alongamento e café da manhã natural com itens da agricultura familiar.
O Caminho do Mar inaugura mais uma trilha para os banhistas na Praia da Avenida em Ilhéus, era uma reinvindicação antiga dos moradores afirma Dávila Maria, diretora executiva do GAP, e completa a agrônoma: “O GAP nasceu na praia da avenida, é sediado nesta praia, e a maioria de seus fundadores moram nela e nos arredores, é nosso xodó. Desde 2018 já fizemos mutirões do Porto ao Cristo e ter mais um acesso é fundamental; os pescadores e moradores já caminhavam por ali, instalamos placas educativas e quanto mais a comunidade desfrutar desta praia linda, mais cuidará deste patrimônio natural.”
40 minutos depois, os resultados do Mutirão de Limpeza na Praia da Avenida Soares Lopes, foram impressionantes, totalizou-se 549 kilos de lixo, sendo a maioria pneus, plástico e microplástico. Resíduo perigoso para a vida marinha e que afeta principalmente a produção pesqueira.
Este ano, uma novidade, o concurso de plogging, que é este esporte de correr e catar lixo em ambiente urbano, 3 pessoas arrecadaram juntas 100 kilos, a dedicação dos ganhadores foi admirável.
Para estimular a educação ambiental com as crianças , o professor e técnico de Surf Gabriel Macedo promoveu uma aula de surf. Surfistinhas que amaram desfrutar de uma praia limpa por suas próprias mãos, já que pais e filhos estavam ativos na limpeza da área. O projeto GAP Surf visa estimular o contato das crianças com esportes do mar, fomentando o bem-estar físico e a cidadania.
Houve mutirões com outros pontos da cidade, em Olivença com o Instituto Marola, na Zona Norte com o Instituto Global Brasil, na Lagoa Encantada co
Associação de Moradores, e nas Praias do Sul com a equipe da FG Soluções de Limpeza.
Quem é o GAP ?
ONG que atua desde 2018 com conservação da paisagem costeira e sua biodiversidade. Hoje tem 13 projetos permanentes, que perpassam pela defesa do meio-ambiente, emergência e pós-emergência climática e humanitária, esportes para cidadania, gestão eficiente de resíduos sólidos e compostagem.
 
Contato – ASCOM- GAP
gapilheus@gmail.com
Jurema Cintra – 073991128849
Comunicação – 073-981642842

NOTÍCIAS DA AVEP

EQUIPES DOS CAPITÃES BIRA DA POLÍCIA E ELDON DO OFERTÃO VENCEM NA 15ª RODADA
A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou dia 17 (domingo) de setembro de 2023 pela manhã a 15ª rodada da mencionada modalidade esportiva em que no Campo Grimaldo a equipe do Cap. Bira da Polícia sapecou 7 a 2 na do Cap. Marconi, com o próprio capitão Bira da Polícia fazendo 4 gols, seguidos por 1 de Junior Murta, 1 de Rogério e 1 de Dudu; para a perdedora os 2 gols foram feitos pelo próprio capitão Marconi. No Campo Martial o time do Cap. Eldon do Ofertão goleou o do Cap. Renatinho dos Leais por 7 a 0, com 3 gols do próprio capitão Eldon do Ofertão, 1 de Nilton do BB e 3 dele, Crispa da Galera do Fla. Os babas foram jogados, como de praxe, na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Apitaram os árbitros Ronivon (Campo Grimaldo) e Miranda (Campo Martial), com atuações de regulares para boas, conforme os comentários dos analistas de árbitros avepianos. Levaram Cartão Amarelo Pitu e Jackson Squar. A coordenação da rodada esteve a cargo do vice-presidente avepiano Robertão como Diretor do Dia
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas
(Cap. Bira da Polícia): Goleiro Valmir, Prof. Jorge Reis(Adauto Negocinho), Djalma Peludo, Galletti da Rio de Engenho e Vado do Bradesco(saiu e não entrou o substituto); Bira da Polícia, Junior Murta, Dudu e Zugaib da Ceplac; Alex de Moises e Rogério
X
(Cap. Marconi): Goleiro Ricardo do Caminhão, Zé Hilton, Gilson do Taxi, Jackson Squar, Pitu e Danilo Amorim, Luciano Santana, Luís Humberto e Madureira; Ismar Landgol e Marconi
Equipes no Campo Martial conforme súmulas (* com aditivo)
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Vando Paiaço, Sizinio do Remo(Fabio Alan), Silva, Marcondes, Villas Boas e Felipe; Gagarin, Nilton do BB e Isaque; Crispa da Galera do Fla e Eldon do Ofertão
X
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Rosivaldo, Silvio Reis na defesa(* Paulo Gois do Bradesco), Gicelio Rã Rã, Alvinho Beque-de-vigor, Paulinho da AFC(Cícero) e Cleiton; Paulo Sergio, Carlão do Taxi e Charles Reis; Renatinho dos Leais e Duda Pantera.
Obs. O beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco não constava em uma das súmulas, mas como havia jogado, registramos sua participação.
COMENTÁRIOS
Fazendo um breve retrospecto apontamos que esta coluna publicada no site r2cpress vem do tempo de seu Jackson, quando ele ainda cismava com as postagens e com Marconi e Prof. Jorge cheios de celulares tirando fotos dos times nas rodadas. Depois o homem começou a gostar a ponto de cobrar ‘E aí bichão, já fez a Notícias?’. O lero é uma preliminar para dizer que a Notícias da Avep se trata de uma publicação sem os rigores que um conteúdo sistemático exigiria, ou seja, sem aquele compromisso de usar o ‘o famoso VAR no trato do futebol’. Entendeu, meu caro lateral-direito defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande? Cabeça é um representante avepiano, mas a interrogação poderia ser dirigida a qualquer um dos
associados. Na verdade, o único tópico da Notícias que procura relatar o acontecido é o primeiro; ‘Comentários’ e ‘Notas’ ficam por conta da colaboração dos associados e/ou quando a redação procura historiar fatos da rodada. Dito isso, esses dois itens para sobreviver dependem da prestimosa cooperação dos capitães e dos associados de um modo geral. Neles a redação reproduz de modo não literal –e até jocosa, descompromissada como é a cara dessa parte– o que chega dos capitães ou de partícipes de uma rodada.
Bom, diante da não manifestação dos capitães Bira da Polícia, Marconi, Eldon do Ofertão e Renatinho dos Leais, do sempre constante analista Paulo Gois do Bradesco(beque de espera III avepiano), e demais associados, vale registrar o que andou aprontando o atacante de beiradas Crispa da Galera do Fla na rodada. Primeiramente o cidadão abriu o bico num vídeo, dizendo que iria ganhar o baba e fazer gols. E não é que o cara cumpriu a palavra! Jogando no time do Capitão Eldon do Ofertão, que venceu de 7 a 0 o do Capitão Renatinho dos Leais o atacante fez 3 gols. Segundo o próprio o baba que ele jogou a princípio estava equilibrado. Conta que o time de Renatinho dos Leais jogou  com três zagueiro, Alvinho Beque-de-vigor, Paulo Gois do Bradesco e Gicelio Rã Rã numa marcação dura sobre ele. De repente, continua o atacante, ele começou a mostrar seu futebol e em cima deles, fez três gols, e dava para fazer mais, segundo o próprio, pois ‘Eu estava uma fera, e não seriam Alvinho Beque-de-vigor e Paulo Gois do Bradesco, que iriam me parar’, salienta o atacante Crispa da Galera do Fla. Sobre estes dois zagueiros o atacante de beira Crispa relata que depois dos três gols feitos por ele, ficaram tão atordoados que começaram a bater boca, numa discussão que um dizia para o outro mais ou menos  nesses termos: ‘Você tem de marcar mais’, e o outro ‘Ora, se posicione direito, fique na espera; aí você é bom, e não atrapaha’.
NOTAS
Como não podia deixar escapar, o lateral-direito defensivo e ‘atacativo’, também uma língua ferina avepiano Everaldo Cabeça de Flande, que viu o vídeo espalhado pelas redes social de Crispa da Galera do Fla, não se conteve e andou dizendo que realmente o cara –pelo que ouviu falar–, jogou muito mesmo, fez três gols e por isso merece ser chamado de Crispa Malvadão.
Esta Notícias bem como todos os associados e diretoria desejam ao capitão avepiano Bira da Polícia sucesso no curso que empreenderá na carreira da Polícia Miliar.
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos e secretário-mor desta entidade.

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) II ENCONTRO DE MOTOS DE ILHÉUS (1ª PARTE).
3) FLASH DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Ações como a SNT são muito importantes para conscientizar sobre segurança viária e a necessidade da redução de velocidade

 

Curitiba, setembro de 2023 – Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, comemora-se a Semana Nacional de Trânsito, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em 2023 o tema é “No trânsito, escolha a vida”, mensagem de todas as campanhas educativas de trânsito deste ano”. De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) os ferimentos associados ao trânsito representam a oitava causa de morte no mundo e a primeira causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos.

Visando contribuir para a redução de mortes no trânsito, dar seguimento aos esforços conjuntos e alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS para a Agenda 2030, a ONU recomendou o estabelecimento da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, explicitando a redução de, ao menos, 50% das mortes e lesões como principal objetivo. O documento final do evento foi denominado “Declaração de Estocolmo”. Nesse novo cenário, a meta do Brasil passa a ser 7,7 mortos por 100 mil habitantes em 2030, um número ainda bem elevado. Assim, ações como a Semana Nacional de Trânsito, são ferramentas muito importantes para conscientizar a sociedade sobre segurança viária e, segurança viária, está diretamente relacionada à diminuição da velocidade.

“A mitigação do risco e redução da gravidade dos sinistros está diretamente relacionada à velocidade praticada. O desafio de se promover a readequação das velocidades nos meios urbanos passa não somente pela regulamentação e esforço de fiscalização, mas também pela conscientização dos condutores sobre os riscos que têm em mãos”, destaca o estudo Caminhos para a readequação da velocidade no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no Brasil, de autoria do Instituto Multiplicidade e da União de Ciclistas do Brasil.

Fiscalização, educação e legislação

A responsabilidade por um trânsito mais seguro e democrático é de todos os agentes da sociedade. Um exemplo é a ação iniciada em 2020 pela Prefeitura de Curitiba (PR). A cidade implementou um projeto para estabelecer a velocidade máxima de 50 km/h como padrão e, em 2021, atingiu a marca de 94% das vias com esse limite. Com isso, Curitiba passou de 340 mortes em 2011 para 181 mortes em 2020. Em relação ao número total de mortes, a redução foi de 47%. Em relação à taxa por 100 mil habitantes, foi de 17,2 mortes por 100 mil habitantes em 2011 para 9,3 em 2020, redução de 46%, demonstrando, assim, que reduzir velocidade salva vidas.

O CTB estabelece penalidades nos artigos 220 (infrações) e 311 (crimes), para uma série de condições em que o condutor deverá reduzir a sua velocidade em favor da segurança. “O ato de trafegar impõe aos condutores situações em que é preciso tomar decisões. Quanto menor a velocidade praticada, mais fácil evitar mortes e lesões e mais fácil também cumprir as exigências do CTB”, reforça o estudo do Instituto Multiplicidade.

“Nenhuma vida perdida no trânsito deve ser aceita ou tolerada. Por isso, medidas eficazes para conter o número de vítimas, fatais ou não, como fiscalização e redução dos limites de velocidade são, felizmente, cada vez mais comuns”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons. Entre as ferramentas para viabilizar o controle de velocidade, o especialista enumera: limites de velocidade adequados, soluções de engenharia – de lombadas e estreitamento da via à instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica -, fiscalização efetiva e campanhas informativas e de educação. “Na maioria dos casos, é necessária uma combinação de medidas para criar soluções adequadas às realidades e necessidades de cada lugar”, completa. “Só somando esforços será possível alcançar, e mesmo superar, a meta da ONU. A SNT nos mostra todos os anos que devemos fazer nossa parte; durante a Semana e para além dela. Escolha sempre a vida”, finaliza.

l.

NOTÍCIAS DA AVEP

NOTÍCIAS DA AVEP
NA 14ª RODADA DEU VITÓRIA DOS CAPITÃES RENATINHO DOS LEAIS E ELDON DO OFERTÃO
Dia 03 de setembro de 2023, domingo pela manhã, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou os dois babas referentes a 14ª rodada da Temporada 2023, com vitória, no Campo Grimaldo,  da equipe do Capitão Renatinho dos Leais sobre a do Capitão Nilton do BB por 6 a 2, com gols de Luciano Santana (4) e Alex de Moises (2); fazendo Pitanga(1) e Ralio da Contabilidade(1) para a perdedora. No Campo Martial o time do Capitaõ Eldon do Ofertão venceu o do Capitão Marconi por 3 a 1, marcando para o vencedor Passarinho(2) e o próprio capitão Eldon do Ofertã(1); para o perdedor conferiu o próprio capitão Marconi. Os babas foram jogados, como de praxe, na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Atuaram como árbitros Miranda(Campo Grimaldo) e Andersos (Campo Martial), com atuações boas, conforme os comentários dos analistas de árbitros avepianos. Levaram Cartão Amarelo Galletti da Rio de Engenho, Zé Hilton e Gicélio Rã Rã. Coordenou a rodada como Diretor de Baba o vice-presidente Robertão, ele que é um ferrenho torcedor do Vitória, o Leão da Barra, da Bahia. Aliás, um clube líder e preste a ser campeão da série B do Brasileirão, mas que sofreu um revés domingo(8) ao ser goleado pelo CRB por 6 a 0 lá nas Alagoas. Coisas do futebol…
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas:
(Cap. Nilton do BB): Goleiro Valmir, Silvio Reis voltando pra zaga(Ralio da Contabilidade), Alvinho Beque-de-Vigor, Galletti da Rio de Engenho e Paulinho da AFC, Cesinha da Nacional, Vado do Bradesco e Nilton do BB; Kleber, Duda Pantera e Pitanga
X
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleito Ricardo do Caminhão, Sizinio do Remo(Luís Claro), Gicelio Rã Ra, Silva e Zé Hilton; Dudu, Erisvan, Zugaib da Ceplac e Luciano Santana; Renatinho dos Leais e Alex de Moises
Equipes no Campo Martial conforme súmulas:
(Cap. Marconi): Goleiro Vando Paiaço, Everando Cabeça de Flande(Correia do HSNC), Paulo Gois do Bradesco, Silvan e Jackson Squar; Pitu, Isaque, Cícero e Carlão do Taxi; Marconi e Ismar Landgol
X
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Rosivaldo, Prof. Jorge Reis, Djalma Peludo, Gagarin e Adalto Negocinho; Daniel, Fabio Alan e Luis Humberto; Crispa da Galera do Fla, Passarinho e Eldon do Ofertão
COMENTÁRIOS
No Campo Martial em que o time do Cap. Eldon do Ofertão venceu o do Cap. Marconi por 3 a 1, o analista de baba Paulo Gois do Bradesco, beque-de-espera III avepiano teceu comentários sobre este baba, aliás ele foi o beque-de-espera do quadro perdedor.
Entendeu o analista que até os 20 minutos do primeiro tempo o time do Cap. Eldon do Ofertão dominou por completo o do Cap. Mrconi e detalhando registrou que nesse interim seu time sofreu um gol e detalhou ao descreve que, num vacilo, o zagueiro Pitu deu um chutão e a bola resvalou no atacante Passarinho do time contrário e bola, com o Goleiro Vando Paiaço batido, a bola foi morrer na rede. Salientou que o lateral-direito defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande saiu aos 25 minutos ainda no 1º tempo, entrando em seu lugar o meia Correia do HSBC, momento em que seu time passou a tocar a bola, e com isso, empatar o jogo em 1 a 1, saindo assim os dois times pro intervalo. Prossegue narrando que sua equipe voltou para a 2ª etapa jogando bem, mas o ataque desperdiçava todas as oportunidades de gols que tivera. Seguindo a máxima do futebol de ‘quem não faz leva’, continua o analista dizendo que seu time não aproveitando as oportunidades, o do Cap. Eldon do Ofertão voltou a dominar as rédeas do jogo e vez 2 a 1. Ressaltou que a equipe do Cap. Marconi foi pra frente e tentou empatar o jogo, mas que, no fim da contenta o avante Passarinho da equipe contrária fez 3 a 1 com um bonito gol. Depois fez comentários sobre os jogadores do time do Cap. Marconi, pela ordem:
– Goleiro Vando Paiaço_ Fez excelente atuação
– Latera direito Everaldo Cabeça de Flande_ Saiu aos 20’ do 1º tempo e não complicou
– Zagueiros Pitu e Silvan _ Fizeram ótima partida
– Volante Cícero _ Jogou boa partida
– Latera Esquerdo Jackson Squar _ Jogou muito bem. Melhor jogador em campo
– Beque de Espera Paulo Gois do Bradesco (o próprio) _ Atuação perfeita na frente da zaga
– Meia Carlão do Taxi _ Esforçado. Ajudou muito
– Volante Isaque _ Não reeditou suas boas atuações na Avep
– Meia-atacante Marconi _ Não esteve bem na partida. Poderia render mais. Carregou muito a bola: às vezes perdia a bola e não combatia
– Centroavante Ismar Landgol _ A bola não chegava bem ao matador. Não esteve bem na partida.
Terminada as considerações sobre os atletas da equipe do Cap. Marconi, o analista Palo Gois do Bradesco finalizou considerando uma vitória merecida do esquadrão comandado pelo Cap. Eldon do Efertão.
Sim, o analista inseriu também para esta Notícias as considerações do volante Isaque que ressaltou sua atuação dizendo que o analista desfilou em campo, deu aula de futebol e que ele foi realmente um ‘monstro’. E completou dizendo que equipe (onde o Isaque jogara também) do Cap. Marconi, apesar da grande atuação do beque-de-de-espera Paulo Gois do Bradesco disso, não dera para igualar o marcar, haja vista o time opositor (o de Elton do Ofertão) ter sido mais qualificado.
Sobre o jogo do Campo Guimaldo, nem os capitães nem participes quiseram se manifestar. O Cap. Renatinho dos Leais prometeu, prometeu; a Notícias da Avep esperou, esperou, mas ficou só nisso.
NOTAS
As camisas da festa de Confraternização de fim de ano da Avep já estão, conforme a diretoria, a disposição dos associados. Valor: 60,00 (sessenta paus). Para algum convidado de associado 100,00 (cem paus). Local e data a serem escolhidos.
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos e secretário-mor desta entidade.

UFSB publica Processo Seletivo para Professor Substituto

A Universidade Federal do Sul da Bahia abriu edital para Processo Seletivo para Professor Substituto. São 02 vagas para a cidade de Teixeira de Freiras, para pessoas com Doutorado em Psicologia ou Graduação na área de Saúde e doutorado. O regime de trabalho é de 20 horas semanais e o salário pode chegar a quase R$ 4.500,00.

O interessado deverá se inscrever, de 18/09/2023 a 27/09/2023, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O acesso é através do Portal Público do SIGRH (https://sig.ufsb.edu.br/sigrh/public/), clicando na opção “Concursos” no menu à esquerda e então em “Concursos Abertos”.  O valor da inscrição será de R$ 100,00, a ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada pelo sistema de inscrição no link informado no site.

O Processo Seletivo Simplificado tem data provável para ocorrer a partir do dia 16/10/2023, e a prova didática pode ocorrer em mais de um dia, a depender no número de inscritos para determinada área. O processo compreenderá dois momentos avaliativos: Prova Didática, de caráter eliminatório e classificatório; e Prova de Títulos, de caráter classificatório.  

Saiba mais: Edital nº 13/2023- Processo seletivo simplificado para contratação de professores substitutos 

SESI oferece mil vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

Oportunidades, disponíveis em oito municípios baianos, são para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino fundamental e médio

 O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) ainda tem mil vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) em oito municípios baianos. As oportunidades são voltadas para jovens a partir de 18 anos que não concluíram o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 29 de setembro, no site do SESI Bahia (www.sesibahia.com.br).

As vagas estão sendo oferecidas nos polos da EJA do SESI Bahia nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista.

As aulas serão na modalidade semipresencial, sendo 80% a distância, pela plataforma de ensino do SESI, e 20% presencial. Para isso, o estudante precisa ter acesso à internet.

Liderança

O SESI Bahia é líder na oferta de vagas de educação de jovens e adultos em toda a Bahia, com cerca de 10 mil alunos matriculados anualmente em diversas modalidades. A instituição trabalha com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante. A principal vantagem é que o reconhecimento dos conhecimentos prévios dos estudantes pode diminuir o tempo de curso, ao focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para concluir o ensino fundamental ou médio.

O curso de EJA do SESI Bahia é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação.

Confira as vagas disponíveis nos Polos da EJA do SESI Bahia:

Cidade Escola SESI Contato Vagas
Camaçari Escola SESI Milton Santos (71) 3234-8230 150
Feira de Santana Escola SESI José Carvalho (75) 3602-9790
WhatsApp: (71) 996554582
150
Ilhéus Escola SESI Adonias Filho (73)3222-7077/ (73)3222-7069 100
Juazeiro Escola SESI João Gilberto (74) 2102-7144
WhatsApp: (71) 9 9700-7119/(71) 9 9906-8083
100
Luís Eduardo Magalhães Escola SESI João Ubaldo Ribeiro (77) 3639-6400/6401 (77) 9 8825-5471 100
Salvador Escola SESI Reitor Miguel Calmon (71) 3234-8230 200
Teixeira de Freitas Escola SESI Maria Odília Teixeira (73 )3164-2704 100
Vitória da Conquista Escola SESI Anísio Teixeira (77) 3201-5703 ou (77) 3201-5722 100
Total 1.000





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia