O auditório da Facom na Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebeu estudantes na manhã desta quarta-feira (30) para assistir a primeira edição dos Encontros Agridoces. Com o tema “Abrindo caminhos do mercado”, a proposta do evento é fazer uma aproximação entre os estudantes de comunicação e as sócias da Umbu Comunicação e Cultura, Camilla França e Mirtes Santa Rosa.

A conversa foi mediada pelo jornalista Diego Mascarenhas. Estiveram presentes no auditório, as turmas da disciplina de Jornalismo Integrado IV e Teorias da Comunicação do curso de jornalismo, do curso de produção cultural, além de professores de comunicação da Facom.

Durante o bate-papo, as CEOs da Umbu Comunicação e Cultura dividiram com os estudantes os desafios e as experiências de empreender no mercado de comunicação. “Eu acho importante que o mercado converse com a academia e que haja essa troca permanente, porque acredito que isso fortalece o mercado de modo geral. É uma oportunidade riquíssima de aprendizados e de trocas de experiências com estudantes”, explicou Mirtes Santa Rosa.

Para Camilla França é fundamental abrir um canal de diálogo entre a academia e o mercado de trabalho. “Conseguir ingressar em um espaço acadêmico para dialogar sobre as tendências e oportunidades, e não só direcionar para a lógica de empregado e empregador, e ao mesmo tempo fomentar uma diversidade, que fortalece essa dinâmica do mercado de trabalho, com diferentes perfis”, disse.

O Encontro Agridoce é uma série de eventos institucionais da Umbu Comunicação e Cultura que tem como objetivo levar temas relevantes na comunicação para debate na sociedade baiana.

“Gostei muito do evento, principalmente da parte em que elas contaram as experiências com a criação do Umbu. O tema desse encontro é bem importante, porque o mercado de trabalho está passando por uma grande mudança, e enquanto jornalistas, termos consciência de que o mercado mudou e que precisamos nos reinventar”, relatou a estudante de jornalismo, Fabiana Santos.