WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


setembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930






:: 15/set/2023 . 21:37

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) II ENCONTRO DE MOTOS DE ILHÉUS (1ª PARTE).
3) FLASH DO DESFILE DE 7 DE SETEMBRO.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Semana Nacional de Trânsito reforça que cada escolha é decisiva para salvar vidas

Ações como a SNT são muito importantes para conscientizar sobre segurança viária e a necessidade da redução de velocidade

 

Curitiba, setembro de 2023 – Todos os anos, entre os dias 18 e 25 de setembro, comemora-se a Semana Nacional de Trânsito, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em 2023 o tema é “No trânsito, escolha a vida”, mensagem de todas as campanhas educativas de trânsito deste ano”. De acordo com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) os ferimentos associados ao trânsito representam a oitava causa de morte no mundo e a primeira causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos.

Visando contribuir para a redução de mortes no trânsito, dar seguimento aos esforços conjuntos e alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS para a Agenda 2030, a ONU recomendou o estabelecimento da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, explicitando a redução de, ao menos, 50% das mortes e lesões como principal objetivo. O documento final do evento foi denominado “Declaração de Estocolmo”. Nesse novo cenário, a meta do Brasil passa a ser 7,7 mortos por 100 mil habitantes em 2030, um número ainda bem elevado. Assim, ações como a Semana Nacional de Trânsito, são ferramentas muito importantes para conscientizar a sociedade sobre segurança viária e, segurança viária, está diretamente relacionada à diminuição da velocidade.

“A mitigação do risco e redução da gravidade dos sinistros está diretamente relacionada à velocidade praticada. O desafio de se promover a readequação das velocidades nos meios urbanos passa não somente pela regulamentação e esforço de fiscalização, mas também pela conscientização dos condutores sobre os riscos que têm em mãos”, destaca o estudo Caminhos para a readequação da velocidade no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no Brasil, de autoria do Instituto Multiplicidade e da União de Ciclistas do Brasil.

Fiscalização, educação e legislação

A responsabilidade por um trânsito mais seguro e democrático é de todos os agentes da sociedade. Um exemplo é a ação iniciada em 2020 pela Prefeitura de Curitiba (PR). A cidade implementou um projeto para estabelecer a velocidade máxima de 50 km/h como padrão e, em 2021, atingiu a marca de 94% das vias com esse limite. Com isso, Curitiba passou de 340 mortes em 2011 para 181 mortes em 2020. Em relação ao número total de mortes, a redução foi de 47%. Em relação à taxa por 100 mil habitantes, foi de 17,2 mortes por 100 mil habitantes em 2011 para 9,3 em 2020, redução de 46%, demonstrando, assim, que reduzir velocidade salva vidas.

O CTB estabelece penalidades nos artigos 220 (infrações) e 311 (crimes), para uma série de condições em que o condutor deverá reduzir a sua velocidade em favor da segurança. “O ato de trafegar impõe aos condutores situações em que é preciso tomar decisões. Quanto menor a velocidade praticada, mais fácil evitar mortes e lesões e mais fácil também cumprir as exigências do CTB”, reforça o estudo do Instituto Multiplicidade.

“Nenhuma vida perdida no trânsito deve ser aceita ou tolerada. Por isso, medidas eficazes para conter o número de vítimas, fatais ou não, como fiscalização e redução dos limites de velocidade são, felizmente, cada vez mais comuns”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons. Entre as ferramentas para viabilizar o controle de velocidade, o especialista enumera: limites de velocidade adequados, soluções de engenharia – de lombadas e estreitamento da via à instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica -, fiscalização efetiva e campanhas informativas e de educação. “Na maioria dos casos, é necessária uma combinação de medidas para criar soluções adequadas às realidades e necessidades de cada lugar”, completa. “Só somando esforços será possível alcançar, e mesmo superar, a meta da ONU. A SNT nos mostra todos os anos que devemos fazer nossa parte; durante a Semana e para além dela. Escolha sempre a vida”, finaliza.

l.

NOTÍCIAS DA AVEP

NOTÍCIAS DA AVEP
NA 14ª RODADA DEU VITÓRIA DOS CAPITÃES RENATINHO DOS LEAIS E ELDON DO OFERTÃO
Dia 03 de setembro de 2023, domingo pela manhã, a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus, realizou os dois babas referentes a 14ª rodada da Temporada 2023, com vitória, no Campo Grimaldo,  da equipe do Capitão Renatinho dos Leais sobre a do Capitão Nilton do BB por 6 a 2, com gols de Luciano Santana (4) e Alex de Moises (2); fazendo Pitanga(1) e Ralio da Contabilidade(1) para a perdedora. No Campo Martial o time do Capitaõ Eldon do Ofertão venceu o do Capitão Marconi por 3 a 1, marcando para o vencedor Passarinho(2) e o próprio capitão Eldon do Ofertã(1); para o perdedor conferiu o próprio capitão Marconi. Os babas foram jogados, como de praxe, na praia da Av. Soares Lopes, no trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Atuaram como árbitros Miranda(Campo Grimaldo) e Andersos (Campo Martial), com atuações boas, conforme os comentários dos analistas de árbitros avepianos. Levaram Cartão Amarelo Galletti da Rio de Engenho, Zé Hilton e Gicélio Rã Rã. Coordenou a rodada como Diretor de Baba o vice-presidente Robertão, ele que é um ferrenho torcedor do Vitória, o Leão da Barra, da Bahia. Aliás, um clube líder e preste a ser campeão da série B do Brasileirão, mas que sofreu um revés domingo(8) ao ser goleado pelo CRB por 6 a 0 lá nas Alagoas. Coisas do futebol…
Equipes no Campo Grimaldo conforme súmulas:
(Cap. Nilton do BB): Goleiro Valmir, Silvio Reis voltando pra zaga(Ralio da Contabilidade), Alvinho Beque-de-Vigor, Galletti da Rio de Engenho e Paulinho da AFC, Cesinha da Nacional, Vado do Bradesco e Nilton do BB; Kleber, Duda Pantera e Pitanga
X
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleito Ricardo do Caminhão, Sizinio do Remo(Luís Claro), Gicelio Rã Ra, Silva e Zé Hilton; Dudu, Erisvan, Zugaib da Ceplac e Luciano Santana; Renatinho dos Leais e Alex de Moises
Equipes no Campo Martial conforme súmulas:
(Cap. Marconi): Goleiro Vando Paiaço, Everando Cabeça de Flande(Correia do HSNC), Paulo Gois do Bradesco, Silvan e Jackson Squar; Pitu, Isaque, Cícero e Carlão do Taxi; Marconi e Ismar Landgol
X
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Rosivaldo, Prof. Jorge Reis, Djalma Peludo, Gagarin e Adalto Negocinho; Daniel, Fabio Alan e Luis Humberto; Crispa da Galera do Fla, Passarinho e Eldon do Ofertão
COMENTÁRIOS
No Campo Martial em que o time do Cap. Eldon do Ofertão venceu o do Cap. Marconi por 3 a 1, o analista de baba Paulo Gois do Bradesco, beque-de-espera III avepiano teceu comentários sobre este baba, aliás ele foi o beque-de-espera do quadro perdedor.
Entendeu o analista que até os 20 minutos do primeiro tempo o time do Cap. Eldon do Ofertão dominou por completo o do Cap. Mrconi e detalhando registrou que nesse interim seu time sofreu um gol e detalhou ao descreve que, num vacilo, o zagueiro Pitu deu um chutão e a bola resvalou no atacante Passarinho do time contrário e bola, com o Goleiro Vando Paiaço batido, a bola foi morrer na rede. Salientou que o lateral-direito defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande saiu aos 25 minutos ainda no 1º tempo, entrando em seu lugar o meia Correia do HSBC, momento em que seu time passou a tocar a bola, e com isso, empatar o jogo em 1 a 1, saindo assim os dois times pro intervalo. Prossegue narrando que sua equipe voltou para a 2ª etapa jogando bem, mas o ataque desperdiçava todas as oportunidades de gols que tivera. Seguindo a máxima do futebol de ‘quem não faz leva’, continua o analista dizendo que seu time não aproveitando as oportunidades, o do Cap. Eldon do Ofertão voltou a dominar as rédeas do jogo e vez 2 a 1. Ressaltou que a equipe do Cap. Marconi foi pra frente e tentou empatar o jogo, mas que, no fim da contenta o avante Passarinho da equipe contrária fez 3 a 1 com um bonito gol. Depois fez comentários sobre os jogadores do time do Cap. Marconi, pela ordem:
– Goleiro Vando Paiaço_ Fez excelente atuação
– Latera direito Everaldo Cabeça de Flande_ Saiu aos 20’ do 1º tempo e não complicou
– Zagueiros Pitu e Silvan _ Fizeram ótima partida
– Volante Cícero _ Jogou boa partida
– Latera Esquerdo Jackson Squar _ Jogou muito bem. Melhor jogador em campo
– Beque de Espera Paulo Gois do Bradesco (o próprio) _ Atuação perfeita na frente da zaga
– Meia Carlão do Taxi _ Esforçado. Ajudou muito
– Volante Isaque _ Não reeditou suas boas atuações na Avep
– Meia-atacante Marconi _ Não esteve bem na partida. Poderia render mais. Carregou muito a bola: às vezes perdia a bola e não combatia
– Centroavante Ismar Landgol _ A bola não chegava bem ao matador. Não esteve bem na partida.
Terminada as considerações sobre os atletas da equipe do Cap. Marconi, o analista Palo Gois do Bradesco finalizou considerando uma vitória merecida do esquadrão comandado pelo Cap. Eldon do Efertão.
Sim, o analista inseriu também para esta Notícias as considerações do volante Isaque que ressaltou sua atuação dizendo que o analista desfilou em campo, deu aula de futebol e que ele foi realmente um ‘monstro’. E completou dizendo que equipe (onde o Isaque jogara também) do Cap. Marconi, apesar da grande atuação do beque-de-de-espera Paulo Gois do Bradesco disso, não dera para igualar o marcar, haja vista o time opositor (o de Elton do Ofertão) ter sido mais qualificado.
Sobre o jogo do Campo Guimaldo, nem os capitães nem participes quiseram se manifestar. O Cap. Renatinho dos Leais prometeu, prometeu; a Notícias da Avep esperou, esperou, mas ficou só nisso.
NOTAS
As camisas da festa de Confraternização de fim de ano da Avep já estão, conforme a diretoria, a disposição dos associados. Valor: 60,00 (sessenta paus). Para algum convidado de associado 100,00 (cem paus). Local e data a serem escolhidos.
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos e secretário-mor desta entidade.

UFSB publica Processo Seletivo para Professor Substituto

A Universidade Federal do Sul da Bahia abriu edital para Processo Seletivo para Professor Substituto. São 02 vagas para a cidade de Teixeira de Freiras, para pessoas com Doutorado em Psicologia ou Graduação na área de Saúde e doutorado. O regime de trabalho é de 20 horas semanais e o salário pode chegar a quase R$ 4.500,00.

O interessado deverá se inscrever, de 18/09/2023 a 27/09/2023, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O acesso é através do Portal Público do SIGRH (https://sig.ufsb.edu.br/sigrh/public/), clicando na opção “Concursos” no menu à esquerda e então em “Concursos Abertos”.  O valor da inscrição será de R$ 100,00, a ser pago por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada pelo sistema de inscrição no link informado no site.

O Processo Seletivo Simplificado tem data provável para ocorrer a partir do dia 16/10/2023, e a prova didática pode ocorrer em mais de um dia, a depender no número de inscritos para determinada área. O processo compreenderá dois momentos avaliativos: Prova Didática, de caráter eliminatório e classificatório; e Prova de Títulos, de caráter classificatório.  

Saiba mais: Edital nº 13/2023- Processo seletivo simplificado para contratação de professores substitutos 

SESI oferece mil vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos

Oportunidades, disponíveis em oito municípios baianos, são para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino fundamental e médio

 O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) ainda tem mil vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) em oito municípios baianos. As oportunidades são voltadas para jovens a partir de 18 anos que não concluíram o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 29 de setembro, no site do SESI Bahia (www.sesibahia.com.br).

As vagas estão sendo oferecidas nos polos da EJA do SESI Bahia nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista.

As aulas serão na modalidade semipresencial, sendo 80% a distância, pela plataforma de ensino do SESI, e 20% presencial. Para isso, o estudante precisa ter acesso à internet.

Liderança

O SESI Bahia é líder na oferta de vagas de educação de jovens e adultos em toda a Bahia, com cerca de 10 mil alunos matriculados anualmente em diversas modalidades. A instituição trabalha com a Metodologia de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante. A principal vantagem é que o reconhecimento dos conhecimentos prévios dos estudantes pode diminuir o tempo de curso, ao focar nas competências essenciais que o estudante precisa dominar para concluir o ensino fundamental ou médio.

O curso de EJA do SESI Bahia é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação.

Confira as vagas disponíveis nos Polos da EJA do SESI Bahia:

Cidade Escola SESI Contato Vagas
Camaçari Escola SESI Milton Santos (71) 3234-8230 150
Feira de Santana Escola SESI José Carvalho (75) 3602-9790
WhatsApp: (71) 996554582
150
Ilhéus Escola SESI Adonias Filho (73)3222-7077/ (73)3222-7069 100
Juazeiro Escola SESI João Gilberto (74) 2102-7144
WhatsApp: (71) 9 9700-7119/(71) 9 9906-8083
100
Luís Eduardo Magalhães Escola SESI João Ubaldo Ribeiro (77) 3639-6400/6401 (77) 9 8825-5471 100
Salvador Escola SESI Reitor Miguel Calmon (71) 3234-8230 200
Teixeira de Freitas Escola SESI Maria Odília Teixeira (73 )3164-2704 100
Vitória da Conquista Escola SESI Anísio Teixeira (77) 3201-5703 ou (77) 3201-5722 100
Total 1.000





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia