:: nov/2023
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE ILHÉUS (PARTE 8)
3) JAMILE EM ILHÉUS.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Case do primeiro bairro público inteligente do Brasil será apresentado no 9º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
Principal encontro estadual de tecnologia para Prefeituras reúne gestores públicos nesta semana em Londrina
A experiência do primeiro bairro público inteligente do Brasil por meio de Sandbox, a Vila A, de Foz do Iguaçu, será tema da palestra de Marcos Cesar dos Santos, analista de Tecnologias do Parque Tecnológico Itaipu, no 9º Congresso Paranaense de Cidades Inteligentes e Digitais. Ele será um dos palestrantes do evento, que acontece em Londrina, dias 23 e 24 de novembro, realizado pela Rede Cidade Digital, em parceria com Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
Marcos César adianta que a palestra, com o tema “Vila A Inteligente – O primeiro bairro público inteligente do país” discutirá a origem da ideia de transformar um bairro em um laboratório vivo de inovação e desenvolvimento tecnológico.
“Serão apresentadas as soluções implantadas e seus impactos, assim como o ecossistema de inovação criado para atrair startups e empresas de base tecnológica, promovendo testes e validações de produtos e serviços no bairro, além de gerar oportunidades de negócios e impulsionar o desenvolvimento tecnológico local”, comenta ele.
O conceito SandBox, que vem sendo difundido no país, nada mais é que um ambiente de testes de programas, aplicativos, plataformas. É onde a tecnologia pode ser testada na prática, em ambiente já existente. No caso de Foz do Iguaçu, a Vila A é um bairro histórico, criado na época de construção da Usina de Itaipu. Hoje, vivem no local entre 10 mil e 12 mil habitantes, num ambiente onde há escolas, hospitais, universidade, área de lazer, comércio estabelecido e zona residencial.
Várias tecnologias foram implantadas no bairro, como semáforos inteligentes, pontos de ônibus inteligentes, câmeras com reconhecimento de placas de veículos. Também, por meio do edital Smart Vitrine, startups são atraídas e selecionadas para apresentarem soluções que possam facilitar a vida dos cidadãos.
Todos os detalhes da implantação, desenvolvimento e resultados alcançados com o primeiro bairro SandBox do Brasil serão apresentados a partir das 15h10, dia 23, no auditório da Unifil, em Londrina.
Congresso
As inscrições para o 9º Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.
A programação do congresso traz ainda uma feira de soluções tecnológicas, que acontece paralela ao ciclo de palestras. Os gestores poderão conhecer ferramentas voltadas para diversas áreas da administração pública, disponibilizadas pelas empresas 1Doc, CTMGEO, Aprova, IGTECH, Softplan, Evolution Tecnologia Funerária, Voxcity Tecnologia, Placarsoft, Partner Telecom, Instituto das Cidades Inteligentes, Headnet Tecnologia, Sistema Traz Valor e Ahgora.
O congresso tem o apoio institucional da governança Londrina Inteligente, Associação dos Municípios do Paraná, Sebrae e das associações regionais de municípios Assomec, Amocentro, Amcespar, CANTU, Amsop, Amunop, Amusep, Amuvi, Comcam, Amop, Amunorpi, Amsulep, Amepar e Amsulpar; Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP) e União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (UVEPAR). O Ibis Londrina Shopping é o hotel oficial do evento.
UFSB celebrou primeiro contrato de transferência de tecnologia desenvolvida na instituição
Um sistema web que permite predizer casos de evasão escolar é o primeiro invento desenvolvido na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) a ser objeto de um contrato de transferência de tecnologia na história da instituição. O invento está devidamente protegido por patente. A Coordenação de Criação e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (CCI/PROPPG) atuou no preparo do contrato e da proteção intelectual do sistema. A primazia desse tipo de contrato coube à startup IMOIE, com sede na cidade de Porto Seguro. O coordenador de Criação e Inovação, professor Rodrigo Ferreira, afirma que o contrato é um marco importante para a instituição, “por ser ainda uma universidade jovem e por reafirmar o compromisso com o desenvolvimento econômico e social com a criação de propriedade intelectual e soluções tecnológicas”.
Selante com aderência sob a água já é vendido no Brasil
Produto é desenvolvido por meio da nanotecnologia e pode ser usado para resolver vazamentos de tanques, piscinas, embarcações e até aquários
Acaba de chegar ao Brasil o selante superforte Q-10 Underwater Seal & Lock, único produto no mundo, desenvolvido em Israel, que atua em ambientes com umidade, vazamentos, inundações e é resistente à água do mar e ao cloro. Com tecnologia inovadora, o produto endurece e apresenta aderência sob a água. A aplicação pode ser feita sem a necessidade de esvaziar piscinas ou tanques durante os vazamentos, principalmente de água. O produto pode ser usado para resolver vazamentos até em embarcações e aquários.
Após três anos de estudos e desenvolvimento único, utilizando nanotecnologia, o Q-10 é inodoro, não possui solventes nem silicone. Ele conecta e sela imediatamente diversos tipos de materiais, não interferindo na água sob nenhuma variável. “O produto cria uma multiadesão e vedação de grande resistência para uma enorme gama de materiais, que até hoje eram quase impossíveis de serem conectados de forma estável”, explica o diretor de novos negócios da Nano-Z, Gabriel Eigner.
Ele pode ser usado também em ambientes higiênicos de hospitais, laboratórios, cozinhas, entre outros. “O Q-10 apresenta várias funções e pode ser utilizado na reparação de telhas, peças partidas, ligações elétricas, fissuras, banheiras, pias, cabines de chuveiro, espelhos, estruturas de pedra e concreto arquitetônico e muito mais”, destaca o diretor da Nano-Z.
Além disso, ele oferece, ainda, vedação imediata em caso de chuva, vazamentos, infiltrações, inundações até uma largura de 40 mm, tem uma elasticidade de até 400%, é durável em temperaturas que variam de -40ºC a +90ºC, possuindo ainda grande resistência ao rompimento: 26 kg/cm², além de ser resistente a produtos químicos, solventes elípticos, óleo, graxa, ácidos orgânicos diluídos, alcaloides aumentados, ésteres, cetonas e ácidos aromáticos. Os contatos comerciais podem ser feitos pelo número (11) 99280-5710.
Movimento Criativar em Ilhéus incentiva a economia na cidade
No cenário cultural e criativo de Ilhéus, uma iniciativa inovadora promete tomar conta da cidade entre os dias 1 e 6 de dezembro. Trata-se do Movimento Criativar, uma parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Ilhéus, que visa transmitir e dar visibilidade a elementos simbólicos e criativos que permeiam a rica cultura local.
A escolha estratégica de Ilhéus como sede desta primeira edição do Criativar não é por acaso. Terra de Jorge Amado, a cidade carrega consigo um legado cultural que se manifesta não apenas nas palavras do ilustre escritor, mas também na diversidade de produtos locais, desde os tradicionais produtos turístico-culturais até iniciativas inovadoras na bioeconomia e na gastronomia, sem esquecer do patrimônio material e imaterial que compõe sua identidade.
O Movimento Criativar surge como resposta à necessidade de potencializar esses elementos, transformando a riqueza cultural em oportunidades econômicas e sociais para a comunidade criativa local. A proposta é descentralizar as atividades, tornando o evento itinerante e ocupando diversos pontos estratégicos da cidade, onde a efervescência cultural se faz presente.
A Gerente Regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, destaca a importância do Criativar que proporcionará visibilidade e potência de negócios, consolidando-se como um diferencial competitivo para a Economia Local. “O Criativar traz consigo a possibilidade desses pequenos negócios protagonizarem o fortalecimento de suas empresas. É uma chance de colocar em destaque a criatividade e a inovação presentes em Ilhéus, gerando não apenas riqueza econômica, mas também promovendo a preservação e valorização da identidade cultural da região “, afirma.
Com uma programação oferecida que inclui exposições, feiras, apresentações culturais e atividades interativas, o Movimento Criativo promete envolver não apenas os moradores locais, mas também atrair visitantes que desejam vivenciar de perto a efervescência cultural e criativa de Ilhéus. O evento surge como um convite para explorar, valorizar e celebrar a riqueza de uma cidade que respira cultura e criatividade.
Fique por dentro:
Evento: Criativar
Data: de 01 a 06 de dezembro 2023
Local: Ilhéus – BA
Realização: Sebrae e Prefeitura de Ilhéus
Curadoria: Ori Brazil
Media Partner: TV Santa Cruz
Conheça a agenda do evento atraves do Instagram: @criativarbahia
Cultura Afro Latino Caribenha é Tema do último Cabaré Maktub
NOTÍCIAS DA AVEP



DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE ILHÉUS (PARTE 7).
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Protótipo desenvolvido no PPG Biossistemas (UFSB) resulta em invenção patenteada
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realizou no dia 31 de outubro o depósito de um pedido de patente, intitulada “Dispositivo e sistema automatizado para análise da capacidade e transmitância térmica em protótipos de painéis para vedação habitacional”. O invento foi desenvolvido como parte de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Biossistemas (PPG Biossistemas). O pedido foi realizado pela Coordenação de Criação e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (CCI/PROPPG) e o projeto que resultou na invenção patenteada sob a numeração BR 10 2023 022840 2 foi realizado em parceria institucional entre o IFBA, UFSB e UESC.
Os inventores listados no pedido de patente são a engenheira civil e doutoranda Sandra Cunha Gonçalves (IFBA-Ilhéus); Thiago Nascimento Barbosa (IFBA-Ilhéus); Érick Santana dos Santos (IFBA-Salvador); Milton Ferreira da Silva Junior (UFSB) e Celso Carlino Maria Fornari Junior (UESC). O produto desenvolvido faz parte dos estudos de doutoramento de Sandra no PPG Biossistemas, sob orientação do professor Milton Ferreira e coorientação do professor Celso Fornari. Os professores Thiago Barbosa e Érick Santana, listados como co-autores, deram o suporte necessário na área da Física Experimental para o desenvolvimento do sistema. :: LEIA MAIS »
Nova portaria que dificulta abertura em domingos e feriados pode trazer prejuízo para varejistas, explica advogado
Nesta semana, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou a Portaria MTE 3.665, de 13/11/2023, que revogou a permissão permanente de trabalho aos domingos e feriados, prevista na Portaria MTP 671/2021, para catorze categorias do comércio.
Com a revogação, essas 14 categorias passam a depender de prévia autorização em Convenção Coletiva de Trabalho e de legislação municipal que permita o trabalho nos domingos e feriados. As categorias atingidas pela revogação e que, a partir da publicação da Portaria MTE 3.665/2023, em 14/11, somente podem funcionar em domingos e feriados se autorizadas por Convenção Coletiva de Trabalho e pela legislação do município, são:
- Comércio varejista de peixe;
- Comércios varejistas de carnes frescas e caça;
- Comércios varejistas de frutas e verduras;
- Comércios varejistas de aves e ovos;
- Comércios varejistas de produtos farmacêuticos (farmácias, inclusive manipulação de receituário);
- Mercados;
- Comércio varejista de supermercados e de hipermercados, cuja atividade preponderante seja a venda de alimentos, inclusive os transportes a eles inerentes;
- Comércio de artigos regionais nas estâncias hidrominerais;
- Comércio em portos, aeroportos, estradas, estações rodoviárias e ferroviárias;
- Comércio em hotéis;
- Comércio em geral;
- Atacadistas e distribuidores de produtos industrializados;
- Revendedores de tratores, caminhões, automóveis e veículos similares;
- Comércio varejista em geral.
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE ILHÉUS (PARTE 6).
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
SESI oferece 400 vagas gratuitas para conclusão do ensino médio e fundamental em Ilhéus e Itabuna
Aulas são na modalidade semipresencial, sendo 80% a distância e 20% presencial; Estudantes precisam ter acesso à internet.
O Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia está com inscrições abertas para 400 vagas para Educação de Jovens e Adultos na região Sul do estado. Deste total, 200 vagas são oferecidas em Itabuna e outras 200 são para Ilhéus. Os interessados devem efetuar a inscrição pela internet, no site do SESI Bahia (www.sesibahia.com.br).
As oportunidades são destinadas a jovens a partir de 18 anos que não concluíram o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano). As aulas serão na modalidade semipresencial, sendo 80% a distância, pela plataforma de ensino do SESI, e 20% presencial. Por isso, os candidatos precisam ter acesso à internet.
Em Itabuna, as aulas presenciais acontecerão na Escola municipal Flávio Simões, situada na Rua Francisco Ferreira, nº 76, Bairro de Fátima (antigo CISO).
Já em Ilhéus as atividades presenciais serão realizadas na Escola SESI Adonias Filho, localizada na Rodovia Jorge Amado, Km 13, Salobrinho.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o SESI pelos telefones (73) 3222-7077 e (73) 3222-7069.
Reconhecimento de Saberes
Em todo o estado, o SESI Bahia oferece 2.760 vagas, em 13 polos de ensino (veja tabela abaixo). A instituição é líder na oferta de vagas de educação de jovens e adultos em todo o estado, com cerca de 10 mil alunos matriculados anualmente em diversas modalidades. :: LEIA MAIS »