:: 3/nov/2023 . 21:19
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) 111 ANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS.
3) FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE ILHÉUS (PARTE 5).
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
NOTÍCIAS DA AVEP

IEL BAHIA COMEMORA OS DEZ ANOS DO JOGO DA INOVAÇÃO
Metodologia desenvolvida pela entidade já apoiou mais de cem empresas na modernização de suas práticas corporativas
Com mais de cem empresas capacitadas, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está comemorando os 10 anos de sucesso de uma metodologia com resultados comprovados na implementação e sistematização da inovação corporativa. Trata-se do Join – Jogo da Inovação.
Baseado na metodologia do Design Thinking, o Join tem levado empresas como Loygus, Inovit, Mafesa, Soft Line e a BMD Têxteis a atingirem patamares elevados de inovação com reconhecimento nacional. É o caso da BMD Têxteis, que por três vezes, conquistou o Prêmio Nacional de Inovação concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para marcar os 10 anos do Join, o IEL realiza no próximo dia 7.11, das 8h30 às 11h30, no auditório da FIEB, no bairro do Stiep, em Salvador, um evento comemorativo. Mateus Couto, especialista em Ecossistema de Inovação, é o palestrante convidado. O evento também vai reunir empresários para falar da experiência com o Join no painel sobre Sistematização da Inovação.
Brasilux patrocina “Mamonas Assassinas: O Filme” e reforça compromisso com a cultura e o cinema nacional
Solange Jovino, da Total Entertainment, produtora do filme, ressalta o impacto significativo do patrocínio da Brasilux na produção e na equipe, proporcionando recursos financeiros e materiais, como tintas para a elaboração dos cenários. Essa parceria resultou em uma relação poderosa e bem-sucedida para todos os envolvidos. A associação do filme a uma marca conceituada como a Brasilux traz inúmeros benefícios tanto para a produção quanto para a história da banda Mamonas Assassinas. “Contar com o apoio de uma grande empresa agrega valor ao projeto, além de gerar visibilidade e credibilidade para o filme, aumentando as chances de sucesso junto ao público e à crítica”, afirma Solange Jovino.
Mano é Doutor Honoris Causa pela UFSB
Em solenidade da sessão especial do Conselho Universitário, realizada no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna, o rapper e figura seminal do hip hop brasileiro, Pedro Paulo Soares Pereira, o Mano Brown, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) nesta quarta-feira (1º). Uma das vozes mais importantes das periferias foi assim homenageada pela academia em face de sua contribuição artística e social ao falar da vivência da juventude negra com a força, a poesia e a astúcia das ruas à frente do grupo Racionais MC’s, desde 1988. O título honorífico significa, para a UFSB, uma parte relevante da celebração dos dez anos da lei de criação da universidade, em um movimento duplo de rever o caminho percorrido e propor novos pontos do trajeto.
A solenidade teve diversos sentidos. Em geral, eventos do tipo são regidos pela ritualidade ordenada e a seriedade do propósito se mostra pela aderência às normas protocolares e contenção das emoções na medida do possível. O carisma de Brown, o entusiasmo do público com a presença do homenageado, os significados da honraria para todos os presentes e a própria essência do rap se encarregaram de temperar a cerimônia com a alegria espontânea, a disposição para se insurgir e denunciar as injustiças, a rapidez precisa na rima, os risos nos rostos, palmas à mancheia. Em diversos momentos o público rompeu a expectativa de silêncio, a exemplo para festejar as falas e especialmente a chegada de Mano Brown ao teatro, a formação da mesa de honra e mesmo o pedido de uma “palhinha” feito da plateia ao homenageado da noite, posteriomente atendido com muita energia.
O Consuni aprovou a proposta da honraria a Mano Brown em 16 de agosto de 2023. A iniciativa foi feita pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) e a titulação, proposição da Reitoria. O objetivo foi homenagear a liderança artística de Brown no cenário nacional do hip hop, além de celebrar a importância do gênero musical como forma de expressão da população negra periférica. A aprovação também integra as comemorações dos dez anos de criação da UFSB no Sul da Bahia, em uma programação estendida ao longo de 2023 com diversas atividades que conectam o histórico da construção institucional e perspectivas de futuras contribuições da universidade ao território. A concessão de títulos honoríficos é uma prática comum em universidades e é voltada a reconhecer as contribuições acadêmicas, humanísticas e sociais para a sociedade, para a pesquisa e em prol do desenvolvimento do país em suas mais diversas áreas, homenageando docentes, pesquisadores, técnicos, discentes, personalidades nacionais e estrangeiras e entidades nacionais.
Filho caçula de Chitãozinho, Enrico anuncia sua chegada ao meio sertanejo com novo projeto musical
Sua nova música “Chocolate Belga” é a canção de trabalho do seu primeiro álbum “Um Dia de Sol”
Novidade musical chegando no meio sertanejo, Enrico é filho caçula do cantor sertanejo Chitãozinho, e se lança agora como cantor em um novo projeto que marca sua estreia no meio musical. Aos 21 anos ele inicia sua carreira profissional na música.
Sua primeira canção promete cair no gosto popular, “Chocolate Belga” faz parte do projeto musical “Um Dia de Sol” , resultado de um trabalho gravado e produzido entre agosto e setembro deste ano em Goiânia. Esse trabalho musical inclui 9 canções inéditas e 1 regravação com o Chitãozinho, que vêm sendo apresentadas em etapas.
“Decidimos soltar 5 músicas agora e 5 em um segundo momento para o público conhecer meu trabalho, estou feliz e preparado para começar os shows” enfatiza Enrico
“A escolha por gravar em Goiânia, traz todo o contexto, pois é o berço do sertanejo , e por ser uma região que sempre vou desde pequeno” destaca Enrico.
No primeiro momento os fãs podem contar com o clipe no youtube da música de trabalho
“Chocolate Belga”. E nas plataformas digitais além da música de trabalho foram liberadas mais 4 canções Brasil Inteiro, Aquilo que rima com dor, Larga essa rua e Ela não vai mais chorar, essa última regravação com a participação do pai Chitãozinho, inclusive já tinha sido lançada em clipe há dois anos.
Enrico estava pronto para estrear sua carreira musical e gravava seu primeiro projeto, quando a pandemia chegou. “Foi um momento mundial muito delicado, em que não era hora de lançar nada e sim de pensar só na saúde. Acredito que tudo tem o tempo certo, pois esse tempo foi exatamente o que precisávamos, pois regravamos o projeto hoje com uma nova roupagem” destaca Enrico.
Chocolate Belga a música de trabalho no Youtube já bateu 530 mil visualizações
- 1