WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


dezembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  






:: 1/dez/2023 . 20:38

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 63 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE ILHÉUS (PARTE 9).
3) FINAL DE SEMANA EM SÃO PAULO.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

NOTÍCIAS DA AVEP

NOTÍCIAS DA AVEP
20ª RODADA COM VITÓRIA DA EQUIPE DO CAP. ELDON DO OFERTÃO
A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus realizou dia 26 domingo pela manhã, sua 20ª da mencionada modalidade esportiva da Temporada 2023. Novamente, em razão da ausência de associados, só deu um baba, ao invés de dois como de praxe. E aconteceu com a vitória da equipe do Capitão Eldon do Ofertão sobre a do Capitão Alex de Moises por 6 a 0, com gols de Valdimiro(2), Renatinho dos Leais(2), o próprio capitão Eldon do Ofertão(1) e Marconi(1). A rodada foi realizada como desde antigamente, na praia da Av. Soares Lopes, trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Os juízes Coelho e Miranda, apitaram –um tempo cada um pela ordem– com atuações boas, de acordo os avepianos que ficam de olho nos árbitros. O volante de proteção Udson da Polícia e o goleiro Vando Paiaço levaram Cartão Amarelo. A rodada foi coordenada como Diretor do Dia por Robertão, vice-presidente da Avep e campeão, como torcedor do Vitória, do Brasileirão Série B e por isso a gazela e meia-atacante Renatinho dos Leais, um dos capitães avepianos, está retado da vida.
Equipes que atuaram na 20ª rodada conforme súmulas
(Equipe do Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Valmir, Sizínio do Remo(Duda Pantera), Prof. Jorge Reis(Dudu), Correia do HSBC, Beto(Gagarin) e Geraldo da Ceplac(Vado do Bradesco depois Renatinho dos Leais); Nilton do BB(Marconi) e Isaque e Fabio Alan; Daniel Murta(Valdimiro) e Eldon do Ofertão(Felipe)
X
(Equipe do Cap. Alex de Moises): Goleiro Rosivaldo(Vando Paiaço), Silvio Reis(Gilson do Taxi), Djalma Peludo(Pitu), Lino(Vitão) e Zé Hilton(Cleiton); Paulinho Sequinho; Adauto Negocinho(Madureira) e Charles Reis(Jackson Squar); Ismar Landgol, Rogério e Alex de Moises(Udson da Polícia)
COMENTÁRIOS
Como os capitães não se manifestaram sobre o baba, com suas valiosas opiniões, pelo andar da carruagem e a tirar pelo escore de 6 a 0, na verdade uma goleada, o time do Cap. Cap. Eldon do Ofertão parece que deitou e rolou em cima do de Alex de Moises. No entanto, vendo as súmulas, não sei se a princípio, o baba foi tão tranquilo para o time vencedor, haja vista os gols terem surgidos pelos atletas que entraram depois e fizeram 5 dos 6 a 0.
NOTAS
Dia 3 haverá o tradicional torneiro avepiano de fim de temporada, aliás uma espécie de abertura da próxima temporada. Torneio Paulo Carvalho será o nome do torneiro em homenagem ao avepiano conhecido como Paulô da Bitway.
Rolando churrasco e cerveja gelada, a Banda Podre realizou domingo (26), depois da rodada da Avep, confraternização no Bar Três Irmãos. A iniciativa foi do seu diretor e promoter Zezinho da Baixa Fria, presidente deste apêndice avepiano eleito por aclamação. Apoiado pelo cidadão Laercio Eutimio(irmão do avepiano
Valdimiro Eutimio), a confraternização contou com bonitas canecas distribuídas aos presentes.
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos e secretário-mor desta entidade.

 

UFSB e UESC realizam I Semana Baiana de Extensão e Cultura

Unir cultura e extensão em um evento baiano. Foi essa a ideia da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) ao se unirem para lançar a 1ª Semana Baiana de Extensão e Cultura – SEMEX.  A SEMEX ocorrerá entre os dias 05 e 08 de dezembro.

A Semana Baiana de Extensão e Cultura “Estrada dos Conhecimento” surge a partir de uma reunião entre a Secretaria de Educação do Estado e as universidades da Bahia para discutir a inserção curricular da extensão. “Nesse momento, a gente observa as dificuldades não só da UFSB, mas das demais universidades para tocar e inserir a curricularização da extensão. A gente identificava que precisava ter uma mobilização maior na UFSB, mas também aqui no sul e extremo sul da Bahia”, explica Richard Santos, pró-reitor de Extensão e Cultura. A partir disso, em reunião com a UESC, desenhou-se  a SEMEX. Com isso, o objetivo principal do evento é promover a integração entre as instituições de ensino da Bahia, bem como estender essa conexão à comunidade baiana. :: LEIA MAIS »

CRIATIVAR e ECONOMIA CIRCULAR EM ILHÉUS Acontece em Ilhéus nos

Acontece em Ilhéus nos dias 1 à 6  de dezembro o evento CRIATIVAR promovido pelo SEBRAE e parceiros.
O Grupo de Amigos da Praia participará do Mercado de Pulgas, dias 02 e 03 de dezembro na Praça Rui Barbosa com a Lojinha do GAP, onde as pessoas encontrarão peças de bazar, produtos sustentáveis e muito mais.
Coordenadora da Lojinha do Gap e da Central do Voluntariado, a psicóloga Adriela Guimarães aponta : “Muitas pessoas querem ajudar o Gap ou participar de uma ação ambiental mas não conseguem conciliar agenda, ou moram longe, ou não podem, por algum motivo, mesmo assim é possível colaborar com a instituição fazendo compras conscientes; adquirir  peças de segunda mão é repensar sobre as práticas do dia-a-dia, aumentando o tempo de vida útil dos produtos, gerando menos resíduos, trocando mais e consumindo menos . Fazemos isso durante todo o ano, na Lojinha do GAP que funciona na lateral da Catedral de São Sebastião, e, nestes 2 dias poderemos ampliar e  divulgar ainda mais o nosso trabalho de Economia Circular e moda.
O Gap atua com conservação da paisagem costeira, tem ações de combate às mudanças climáticas, e de sustentabilidade, nesta perspectiva está o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável  12 da ONU que aponta metas e objetivos para governos e organizações, além disso conclama o consumidor para um consumo responsável. O Mercado de Pulgas é um mercado de redistribuição de produtos, evitando a produção de itens,  isso diminui a exploração de recursos naturais para confecção de coisas novas. Resignificar peças, roupas, objetos, reutilizar, fazer upcycling são ações simples e se escalonadas trazem impactos positivos significativos.
“O GAP está antenado e atua de forma interseccional com todas as temáticas ambientais, encontramos muito lixo têxtil, calçados e sandálias velhas nas limpezas de praia, que comprometem a biodiversidade marinha, e se as pessoas usarem mais as roupas, diminuiríamos um pouco o  problema, ainda assim na Bahia precisamos de reciclagem de peças têxtis e calçadistas com urgência, os artesãos e as lojas second hand são fundamentais e ações como esta do Criativar e do Mercado de Pulgas promove consciência cultural, ambiental e fomenta mudanças através de políticas públicas”, afirma  Gabriel Macedo presidente do GAP e técnico profissional de surf.
Os projetos Lojinha do GAP, Bazar Solidário e Armário Coletivo são ações permanentes de Economia Circular e mais informações estão no instagram @gap_ilheus e no site www.gapilheus.com.br

 

O belo edifício do ICB, patrimônio cultural

ESTADUALIZAÇÃO DA CACAUICULTURA
Luiz Ferreira da Silva, 86
(luizferreira1937@gmail.com)

No século XIX a economia baiana já dava sinais de dificuldades internas de produção, ou externas de comercialização dos produtos constantes de nossa pauta de exportação: açúcar, fumo e algodão. O açúcar, principal produto de exportação da então Província da Bahia, entrou em crise no final desse século, porém, um novo produto despontava: o cacau. A estreita faixa da cidade na parte baixa inseriu-se no processo de modernização na primeira década do referido século com a ampliação do porto. Nesse espaço, próximo à área portuária, foi erguido o edifício sede da lavoura cacauicultora baiana. O Instituto do Cacau da Bahia. Coube ao Dr. Ignácio Tosta Filho, Secretário de Agricultura, defensor de medidas de amparo à produção e comercialização do cacau baiano, a concepção e criação do Instituto, em 1931. (Fonte: Ipac-BA).
Em 05/11/2002, o edifício sede na Avenida França s/n – Comércio – Salvador/BA foi tombado como patrimônio artístico e cultural.
Quando cheguei na Região, em 1963, ainda usufrui de ações do ICB, através de seus ónibus que prestavam um serviço inestimável a toda região do cacau. Ainda alcancei os postos de compra-e-venda do produto e a Estação de Água Preta com seus pesquisadores de renome.
Na sua época, antes da existência da CEPLAC, quando a região sul baiana era carente em tudo, o ICB foi tão importante quanto a CEPLAC da década de 60. Ou até foi mais.
Esse introito é para desenvolver uma ideia sobre a cacauicultora de hoje, federalizada, que passa por uma crise sem precedentes e, na minha cabeça, ela é “one way” (sem retorno).
Eu me pergunto para tentar entender o problema:
*. O que representa o cacau para a economia do país?
*. Que importância estipendiária para o agronegócio brasileiro?
*. Que tamanho ele se apresenta aos olhos da EMBRAPA, cujo foco maior é o Centro-Oeste, por diversas razões?

2 / 2
Bem, isso é suficiente para o meu repensar. O cacau nada representa para o país, mas pode ser a tábua de salvação para os Estados.
Antes de me refutarem que nada funciona a nível dessa gerência publica, fui buscar três simples exemplos de Instituições Estaduais de excelência, atestando o contrário. O Instituto Agronômico de Campinas/SP, a EPAMIG/MG e o IAPAR/PR. O governo federal entra de parceiro, mas a hegemonia é deles. A EMBRAPA não canta de galo e precisa mais deles do que eles dela.
Então, que tal, Governador Helder Barbalho, criar o Instituto do Cacau do Pará? E o Governador Marcos Rocha de Rondônia ir ao mesmo caminho, fundando o Instituto de Cacau de Rondônia?
Em ambos os casos, é fundamental buscar um líder inspirado no Tosta Filho, criador do Instituto de Cacau da Bahia e na força de trabalho contaminante de Frederico Afonso.
Não há uma perseguição à CEPLAC, querendo fechar as suas portas? A hora deve ter chegado de modo indolor. Os novos organismos absorveriam, em comodato, o patrimônio físico e formariam seus novos times.
E a Bahia? É um caso mais complicado por suas linhas cruzadas e falta de liderança. Mas, creio ser possível, revivendo o simbolismo da fénix: renascer das próprias cinzas. (Maceió, AL, 28.11.2023).

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Duas das principais tendências são os sistemas de assistência ao motorista e a comunicação veículo-veículo (V2V)

 – As inovações em segurança no trânsito têm o potencial de salvar vidas e reduzir o número de sinistros nas estradas. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é importante que condutores estejam cientes dessas ferramentas e as utilizem para melhorar a segurança pessoal e coletiva no trânsito.

          Duas das principais tendências são os sistemas de assistência ao motorista e a comunicação veículo-veículo (V2V). Conheça alguns exemplos nesse sentido.

Sistemas de Assistência ao Motorista (ADAS – Advanced Driver Assistance Systems)

A assistência à frenagem de emergência, os famosos sistemas AEB, detectam obstáculos à frente e podem aplicar os freios automaticamente se o motorista não reagir em tempo. “A frenagem automática de emergência é uma tecnologia que detecta objetos ou pedestres à frente do veículo e aciona os freios automaticamente para evitar uma colisão. Esse sistema utiliza sensores de radar ou câmeras para identificar obstáculos e pode ajudar a prevenir sinistros em situações de trânsito intenso ou distração do motorista. Alguns modelos de veículos também possuem uma versão mais avançada desse sistema, que pode detectar ciclistas e até mesmo animais na estrada”, explica Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.

Já o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura do carro da frente, ajudando a evitar colisões traseiras. Importante também para os carros adaptados para PcDs. :: LEIA MAIS »

Abrace a Causa: Contribua com a ONG Planeta dos Bichos neste Dia de Doar!

Neste Dia de Doar, a ONG Planeta dos Bichos, dedicada ao resgate e cuidado de animais em situação de risco e maus tratos em Ilhéus, está convocando a população a se unir em prol dos nossos amigos de quatro patas.

A Planeta dos Bichos é uma luz de esperança para muitos animais que enfrentam condições adversas. Com uma equipe de voluntários apaixonados por animais, a organização trabalha incansavelmente para resgatar, cuidar e encontrar lares amorosos para cães e gatos que precisam desesperadamente de ajuda.

Neste Dia de Doar, você pode fazer a diferença na vida desses animais. A Planeta dos Bichos está em busca de ajuda para cobrir despesas veterinárias, alimentação, abrigamento e outras necessidades essenciais.

Todos têm algo que pode doar: tempo, habilidades, produtos, dinheiro, vibrações

Para contribuir com essa nobre causa, basta usar a hashtag #DoaIlhéus e fazer a sua doação, seja ela financeira ou mão de obra voluntária. A Planeta dos Bichos acredita que cada ato de generosidade conta e faz a diferença na vida desses animais.

Junte-se a nós neste Dia de Doar e ajude a construir um futuro mais brilhante e compassivo para os animais de Ilhéus. Sua contribuição é vital para garantir que esses seres adoráveis recebam o amor e os cuidados que merecem. Doe através do pix CNPJ 35.774.889/0001-49 ou do link https://tr.ee/B7kV3ujldU

Além do mais, a ONG Planeta dos Bichos realizará um Drive Thru solidário no sábado 02 de dezembro a partir das 10:00 na praça Cairú juntamente com o projeto Abrace. A ONG arrecadará ração, produtos de limpeza, medicamentos, guias e coleiras, enquanto o projeto Abrace arrecadará escova e pasta de dente, além de outros itens de higiene pessoal.

Para saber mais sobre como contribuir e apoiar a ONG Planeta dos Bichos, visite www.planetadosbichos.org ou siga @planetadosbichosios e @abrace.ios nas redes sociais. Vamos trabalhar juntos para criar um impacto positivo em nossa comunidade.

Sobre a ONG Planeta dos Bichos

A Planeta dos Bichos é uma organização não governamental dedicada ao resgate e cuidado de animais em situação de risco e maus tratos em Ilhéus. Fundada com a missão de promover o bem-estar animal, a ONG trabalha incansavelmente para proporcionar uma segunda chance de vida a cães e gatos, buscando lares amorosos e conscientizando a comunidade sobre a importância da proteção animal.

Curso de Jornalismo da UFSB obtém nota 4 na primeira avaliação pelo MEC

Na recente rodada de avaliações de cursos por examinadores do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas (INEP), o curso de Bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) recebeu a nota 4, indicando a qualidade da proposta formativa com a segunda melhor nota empregada na escala. Com isso, docentes e discentes da graduação vinculada ao Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC) e sediada no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, partem de uma avaliação muito boa para a consolidação e aprimoramento, e já contam com muito conteúdo informativo ligado aos temas importantes para o território para mostrar, como relatam a coordenadora do curso, professora Joana Brandão, e o vice-coordenador, professor Spensy Kmitta Pimentel.

A professora Joana Brandão comenta que a nota significa que o bacharelado em Jornalismo da UFSB foi estruturado com consistência pedagógica e alinhamento adequado às diretrizes nacionais para os cursos da área. “Também é um reconhecimento do valor da proposta de desenhar um currículo que tem sua identidade firmada no propósito de construir uma prática jornalística e formar jornalistas comprometidos com o território sul da Bahia e com a diversidade cultural de nosso país, em confluência com o propósito da UFSB desde sua formação. Os esforços para criar um percurso que forme profissionais qualificados no sul da Bahia nos levaram a construir um curso promissor, que tem muito a contribuir para o sul e extremo sul da Bahia”, avalia a docente.

O ingresso no curso de Jornalismo da UFSB é feito pela participação no Sisu e por editais de acesso a cursos de Segundo Ciclo para concluintes de cursos de Primeiro Ciclo, de ingresso de portadores de diploma e de transferência interna entre cursos da universidade. Ao todo, são 3.120 horas de carga horária, englobando formação técnica, profissional e humanística, com componentes curriculares laboratoriais e de estágios que permitem completar o preparo com experiências ainda na graduação.

O processo de organização do curso para a avaliação periódica do Ministério da Educação foi desenvolvido cotidianamente na atuação do Colegiado de Jornalismo e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), afirma a professora Joana Brandão. O formulário de apresentação do curso foi preenchido ao longo de 2023, com o pedido de avaliação sendo respondido pelo MEC em setembro. A fase de avaliação on-line ocorreu em outubro. “Então, foi um mês de muito trabalho que se deu concomitantemente com a troca de coordenação do Colegiado, no começo de outubro. Foi um trabalho coletivo, que a coordenação do colegiado organizou mas que contou com colaboração essencial de todos os docentes que integram os órgãos colegiados do curso e também do Centro de Formação em Artes e Comunicação (CFAC), do corpo técnico-administrativo do Campus Sosígenes Costa e da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFSB”, detalha Joana. :: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia