CRIATIVAR e ECONOMIA CIRCULAR EM ILHÉUS Acontece em Ilhéus nos
Acontece em Ilhéus nos dias 1 à 6 de dezembro o evento CRIATIVAR promovido pelo SEBRAE e parceiros.
O Grupo de Amigos da Praia participará do Mercado de Pulgas, dias 02 e 03 de dezembro na Praça Rui Barbosa com a Lojinha do GAP, onde as pessoas encontrarão peças de bazar, produtos sustentáveis e muito mais.
Coordenadora da Lojinha do Gap e da Central do Voluntariado, a psicóloga Adriela Guimarães aponta : “Muitas pessoas querem ajudar o Gap ou participar de uma ação ambiental mas não conseguem conciliar agenda, ou moram longe, ou não podem, por algum motivo, mesmo assim é possível colaborar com a instituição fazendo compras conscientes; adquirir peças de segunda mão é repensar sobre as práticas do dia-a-dia, aumentando o tempo de vida útil dos produtos, gerando menos resíduos, trocando mais e consumindo menos . Fazemos isso durante todo o ano, na Lojinha do GAP que funciona na lateral da Catedral de São Sebastião, e, nestes 2 dias poderemos ampliar e divulgar ainda mais o nosso trabalho de Economia Circular e moda.
O Gap atua com conservação da paisagem costeira, tem ações de combate às mudanças climáticas, e de sustentabilidade, nesta perspectiva está o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12 da ONU que aponta metas e objetivos para governos e organizações, além disso conclama o consumidor para um consumo responsável. O Mercado de Pulgas é um mercado de redistribuição de produtos, evitando a produção de itens, isso diminui a exploração de recursos naturais para confecção de coisas novas. Resignificar peças, roupas, objetos, reutilizar, fazer upcycling são ações simples e se escalonadas trazem impactos positivos significativos.
“O GAP está antenado e atua de forma interseccional com todas as temáticas ambientais, encontramos muito lixo têxtil, calçados e sandálias velhas nas limpezas de praia, que comprometem a biodiversidade marinha, e se as pessoas usarem mais as roupas, diminuiríamos um pouco o problema, ainda assim na Bahia precisamos de reciclagem de peças têxtis e calçadistas com urgência, os artesãos e as lojas second hand são fundamentais e ações como esta do Criativar e do Mercado de Pulgas promove consciência cultural, ambiental e fomenta mudanças através de políticas públicas”, afirma Gabriel Macedo presidente do GAP e técnico profissional de surf.
Os projetos Lojinha do GAP, Bazar Solidário e Armário Coletivo são ações permanentes de Economia Circular e mais informações estão no instagram @gap_ilheus e no site www.gapilheus.com.br