:: 4/dez/2023 . 19:16
OS TABULEIROS DE MACEIÓ
OS SOLOS, AS CAMADAS E O CAOS AMBIENTAL
Luiz Ferreira da Silva, 86
Pesquisador aposentado/Solos Tropicais, CEPLAC/BA.
luizferreira1937@gmail.com
Os tabuleiros se originam do terciário – formação barreiras, cuja litologia é formada por arenitos conglomerados, camadas e lentes de argila, arenitos não consolidados e lentes de seixos, conforme meu colega Agusto Pedreira (im), estudioso em geologia de áreas sedimentares.
Em certos trechos do litoral, esses sedimentos – esculpidos em mesa – são cortados por falésias abruptas, como acontece em Porto Seguro (BA) e na Lagoa Azeda/AL, além de outros locais do Rio Grande do Norte à Macaé/RJ.
Trata-se, pois, de materiais retrabalhados sobre os quais sob a ação dos fatores de formação do solo (clima, relevo e a biosfera) formam os solos identificados com a maior ou menor ação de um deles ou combinada.
O autor estudou perfis de solos em topos sequenciais, bem como camadas litológicas até 30 metros de profundidade, em corte de estrada, com vistas a detectar as variações do solo com a posição topográfica (carreamento) e com a posição do sedimento (estratificação cruzada), no intuito de verificar a interação geoecológica na formação dos perfis.
Em razão da natureza físico-química do material de origem, os solos são profundos, pobres em nutrientes, carentes em minerais primários e de baixa retenção de água. Argila de baixa atividade coloidal; dominância de sesquióxidos de ferro e alumínio.
Pois bem, isso é o que se pode ver, apalpar e sentir em trincheiras. Ou seja, os horizontes do solo, de 0 a 200 cm. O mundo do pedólogo, como eu.
Mas as camadas para baixo também lhe interessa, sobretudo os depósitos de água, através de análises de camadas profundas dotadas de areias grossas, contíguas aos argilitos e/ou folhelhos.
Essa estratigrafia é variável e, no caso de Maceió/AL possui uma camada de acumulação de sal (Figura 1), oriunda da evaporação da água salgada marinha, em tempos do plioceno recente. Uma riqueza para a indústria química. :: LEIA MAIS »
- 1