NOTÍCIAS DA AVEP
EQUIPE DO CAP. MARCONI SAGRA-SE CAMPEÃ DO TORNEIO PAULÔ CARVALHO
Na manhã do dia 3 deste mês de dezembro de 2023, um domingo ensolarado a Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus realizou seu torneio quadrangular de praxe, uma espécie de ‘esquenta’ da futura Temporada de 2024. Desta feita o avepiano Paulô Carvalho foi o homenageado.
No Campo Grimaldo a equipe do Cap. Marconi venceu a do Cap. Eldon do Ofertão por 1 a 0, gol de Crispa da Galera do Fla; no Campo Martial houve empate entre as equipes dos capitães Renatinho dos Leais (gol de Duda Pantera) e Alex de Moises (gol de Adauto Negocinho), mas o quadro de Renatinho dos Leais ganhou nos pênaltis por 4 a 3. Esses jogos fizeram parte da 1ª rodada.
Nos dois jogos seguintes ou 2ª rodada, no Campo Martial, embora as equipes dos capitães Eldon do Ofertão e Alex de Moises com a bola rolando tivessem empatado de 0 a 0, com a bola parada, ou seja, nos pênaltis, a do primeiro saiu-se vencedora pelo escore de 4 a 3. A equipe vencedora deste jogo ficou com o 3º lugar e a perdedora em 4º lugar. No Campo Grimaldo os times capitaneados por Marconi e Renatinho dos Leais disputaram a final de vencedores em que a do Cap. Marconi ao golear a do Cap. Renatinho dos Leais por 6 a 2 (Gols de Vitão(1), Carlão do Taxi(1), o próprio capita Marconi(1), Crispa da Galera do Fla (2) e Beto Silveira (contra) para o vencedor e Felipe(1) e o próprio capita Renatinho dos Leais para o perdedor) sagrou-se campeão do Torneio Paulô Carvalho, ficando como vice-campeão o do Cap. Renatinho dos Leais.
O time campeão e o vice-campeão receberam troféus, e todos os participantes dos quatro times foram contemplados com medalhas. Os jogos aconteceram na praia da Av. Soares Lopes, trecho adjacente aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Carlão do Taxi (avepiano quebrando um galho no aguardo do árbitro oficial), Miranda e Coelho apitaram os jogos, sem maiores irregularidades. Ninguém recebeu cartão. Coordenou o Torneio Paulô Carvalho como Diretor do Dia, o vice-presidente avepiano Robertão.
Equipes que atuaram no Torneio Paulô Carvalho ou Paulô da Bitway
(Cap. Marconi): Goleikro Vando Paiaço, Vitão, Daniel Murta, Daniel Santos, Jackson Squar, Pitu, Gilson do Taxi, Marconi, Udson da Polícia, Silvio Reis(Carlão do Taxi) e Crispa da Galera do Fla
X
(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Rosivaldo, Isaque, Fabio Alan, Dudu, Paulinho, Nilton do BB, Galletti da Rio de Engenho, Eldon do OfertãoVado do Bradesco, Geraldo da Ceplac e Zé Hilton
(Cap. Renatinho dos Leais): Goleiro Deraldo, Fedlipe, Luciano Santana, Cleiton, Renatinho dos Leais, Luís Claudio, Beto Silveira, Alvinho Beque de Vigor, Robson, Paulinho da AFC(Fred de Itabuna) e Duda Pantera
X
(Cap. Alex de Moises): Goleiro Ricardo do Caminhão, Correia do HSBC, Rogério, Adauto Negocinho, Alex de Moises, Gagarin(Badungo), Paulo Gois do Bradesco, Kleber(Marcondes), Zugaib da Ceplac, Djalma Peludo(Cícero) e Major do Bahia de Itabuna
TORNEIO PAULÔ CARVALHO
Paulo Eduardo Amorim de Carvalho, um cacauicultor e empresário ilheense, e avepiano, é o homenageado da Temporada 2023 pela Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘baba de praia’ quase centenária de Ilhéus.
No cotidiano da família e das ruas o têm como Paulô Carvalho ou simplesmente Paulô. Na Avep –por ter sido sócio de uma empresa na área de informática de nome Bitway– o tratam como Paulô da Bitway.
Como um avepiano das antigas –desde o tempo que os ‘babas’ eram chamados de ‘Reencontro de Amigos’ e tinha à frente o presidente-fundador Jackson Lima–, Paulô sempre foi aquele cara sem medir esforços pela elevação do nome desta associação.
Com a bola rolando atua na retaguarda como beque de meio, mas muitas vezes tira uma de jogar de ‘center forward’ e se manda lá pra frente. Oriunda do futsal, goleiro é outra sua posição, embora hoje em dia não esteja mais a fim de ficar entre os três paus. Na Avep algumas vezes quebrando o galho por ausência do titular já jogou de goalkeeper e demonstrou conhecer do pedaço.
No seio da associação é notório seu comportamento agregador a se relacionar com todos os integrantes. Um exemplo gravado de suas amistosas e descontraídas brincadeiras é com o amigo lateral direito defensivo e ‘atacativo’ Everaldo Cabeça de Flande, tratado por ele de ‘preto rico’.
Como desportista e apaixonado pelo Coco Colo, de Ilhéus, e como membro efetivo de seu Conselho Deliberativo, Paulô tempo atrás integrou a campanha ‘Sócio Torcedor’, pelo engrandecimento deste clube.
Obs. Seu irmão Tôneca foi zagueiro do Colo Colo e avepiano. O outro sócio da empresa Bitway, infelizmente não está mais aqui entre nós, foi Martial Câmara, outro associado e baluarte da Avep.
Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos e secretário-mor desta entidade.