:: 15/dez/2023 . 19:09
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 63 ANOS DE JOJSÉ LELEITE EM ILHÉUS.
2) FAMÍLIAS TRADICIONAIS DE ILHÉUS (PARTE 11).
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Feira Encanta Zona Norte anima domingo com sabores, arte e cultura
UFSB publica edital de Especialização em Engenharia Ambiental Urbana
No primeiro mês de 2024, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) já terá sua primeira seleção: Aluno Regular para o Curso de Especialização em Engenharia Ambiental Urbana. Serão 35 vagas oferecidas para o Campus Jorge Amado (CJA/Itabuna), destinadas a duas linhas de pesquisa: 1) Poluição Ambiental e Saneamento, e 2) Sustentabilidade e Mobilidade Urbana.
As inscrições serão realizadas no período de 02 a 15 de janeiro de 2024, através de preenchimento de formulário on-line.
As aulas da Especialização terão início em março de 2024. O Curso tem duração de 18 meses e carga horária total de 360 horas, com aulas presenciais e realizadas quinzenalmente, aos sábados e domingos.
Informações sobre inscrições, etapas do processo seletivo, cronograma de seleção, entre outras, podem ser encontrados no Edital 2023 de Seleção, podendo ser acessado no site do Curso: https://ufsb.edu.br/cftci/pos-graduacao/especializacao-em-engenharia-ambiental-urbana .
PROGRAMA DE VOLUNTARIADO INTERNACIONAL EM ILHÉUS
Desde junho de 2023, o Grupo de Amigos da Praia vem recebendo estrangeiros de todo o mundo para atuar em seus 13 projetos ambientais. O GAP tem 2 vagas em sua sede de Ilhéus para receber pessoas comprometidas e com habilidades diversas que possam colaborar e incrementar o trabalho da Instituição no dia-a-dia.
Esses voluntários chegam através do site Worldpackers, que funciona como ponte entre instituições, empresas e os voluntários de todo o mundo, a plataforma está presente em 140 países e foi criada por um brasileiro.
Já estiveram no GAP voluntárias da Itália, Chile, Argentina, Nicarágua e também do Brasil. Em 2024 receberemos franceses e ingleses que desejam estar no Sul da Bahia fazendo voluntariado na área de sustentabilidade.
Para se inscrever na plataforma o voluntário pode acessar o link abaixo: https://www.worldpackers.com/pt-BR/promo/GADPWP?utm_campaign=GADPWP&utm_medium=referral&utm_source=affiliate ou inserir o código promocional GADPWP
Uma das vagas de voluntariado consise em criar conteúdos digitais e ampliar a comunicação do GAP. Leonardo Gabriel, de Mauá São Paulo que atuou 15 dias e afirmou: A experiência lá é excelente, eles atuam em várias frentes, com vários projetos diferentes na comunidade local, aprendi demais com eles. Horários super flexíveis nas tarefas, fiz aula de surf, aprendi sobre compostagem, conheci a comida local. Isso sem falar das pessoas que são INCRÍVEIS, fui tratado como um membro da família. :: LEIA MAIS »
Pró-reitor de Ações Afirmativas da UFSB é eleito coordenador nacional do Fonaprace-Andifes
O Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRACE) reuniu representantes das 69 instituições federais de Ensino Superior entre os dias 05 e 07 de dezembro, na sede da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) em Brasília. A Universidade Federal do Sul da Bahia foi representada por dois dirigentes da Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAF) e o pró-reitor, professor Sandro Augusto Ferreira, eleito como coordenador nacional do fórum para o mandato 2023-2024. O FONAPRACE foi criado em outubro de 1987 e congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil, sendo um colegiado ligado à ANDIFES.
Em três dias de discussões o Fórum debateu temas centrais para a assistência estudantil e para as ações afirmativas, especialmente a nova Lei de Cotas (14.723/2023) contando com a presença da deputada federal Dandara Tonantzin (PT/MG), relatora do projeto de lei. O Programa Bolsa Permanência do MEC (PBP) também foi bastante debatido, com a liberação de novas 1.385 bolsas agora em dezembro, e com o anúncio por parte do MEC da previsão de atendimento de toda a demanda de estudantes indígenas e quilombolas a partir de 2024. O debate sobre o projeto de lei que instituirá a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) (PL n. 1.434/2011) foi o mais intenso, mobilizando as pró-reitorias num esforço de melhoria dos programas previstos no PL, e na definição das fontes orçamentárias voltadas à Assistência Estudantil. :: LEIA MAIS »
- 1