:: 23/ago/2024 . 19:21
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 64 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) 50 ANOS DA CDL DE ILHÉUS.
3) LEMBRANÇAS DO TÍTULO DE CIDADÃO ILHEENSE PARA JOSÉ LEITE.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
NOTÍCIAS DA AVEP
Edital destina 78 vagas na graduação da UFSB para indígenas e quilombolas, com inscrições entre 29/08 e 03/09
A Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) publicou o edital 13/2024, do processo seletivo suplementar voltado para o ingresso de indígenas aldeados e quilombolas em cursos de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Esta medida foi debatida com as/os decanas/os das unidades acadêmicas da universidade e visa garantir maior ocupação das vagas residuais do ano de 2024, além de promover maior inclusão de indígenas e quilombolas, em consonância com a política de Ações Afirmativas da UFSB e as medidas recentes adotadas pelo MEC voltadas à inclusão e a permanência destes segmentos.
As inscrições estarão abertas de 29 de agosto a 03 de setembro e serão feitas via formulário eletrônico. As 78 vagas ofertadas são as vagas não-preenchidas através do processo seletivo regido pelo SISU de 2024, com previsão de ingresso para o período letivo 2024.2, que se iniciará em 21 de outubro de 2024. Há vagas para cursos de primeiro e de segundo ciclo nos três campi da UFSB. A lista completa está no Anexo I do edital.
As notas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos dez anos podem ser usadas para a classificação, que nesse caso será feita utilizando-se a média aritmética simples das quatro notas das áreas de conhecimento cobradas na prova mais a nota obtida na redação. Caso a/o candidata/o tenha participado de mais de uma edição do Enem entre os anos de 2014 a 2023, será utilizada aquela de maior nota final e em que a/o candidata/o tenha obtido nota superior a zero na redação.
Para se inscrever, é preciso optar, no ato de sua inscrição, por um único local de oferta e por uma única modalidade de concorrência, a qual a pessoa ficará vinculada durante todo o processo seletivo. Em caso de mais de uma inscrição pela mesma pessoa, somente a última será considerada válida. No ato da inscrição, deve-se preencher campo no formulário eletrônico indicando o número de CPF, com o qual a universidade solicitará ao INEP as notas obtidas no Enem. O fornecimento correto do número do CPF é de inteira responsabilidade da/o candidata/o. Caso haja erro no preenchimento, a/o candidata/o ficará impossibilitada/o de participar do processo seletivo. :: LEIA MAIS »
Parte da população de Ilhéus continua indignada com o projeto de construção do Fórum em área verde
Em recentes vídeos distribuídos nas redes sociais e em veículos de imprensa, representantes do coletivo Preserva Ilhéus têm alertado sobre o projeto de construção de um novo fórum em área do loteamento Jardim Atlântico, litoral sul da cidade, que está sendo gestado pelo governo municipal em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O movimento lembra que “todo cidadão e toda cidadã têm direito constitucionalmente garantido a usufruir de espaços públicos de promoção do lazer, da recreação e do contato com a natureza nas cidades.”
Em Ilhéus, a Lei Orgânica do Município (LOMI) prevê que estes espaços devem ser protegidos, proibindo a mudança de sua finalidade. “No entanto, estamos ameaçados de perder 12.720 metros quadrados que correspondem às áreas verde e institucional do Loteamento Jardim Atlântico, situado à beira-mar. Estas áreas foram ilegalmente desafetadas através de projetos de lei de autoria do Poder Executivo e aprovados pela Câmara de Vereadores e doadas ao TJ-BA para que ali seja construído o novo Fórum da cidade”, diz o texto.
Desde 2018, quando a área verde foi desafetada, os moradores e, posteriormente, o Coletivo Preserva Ilhéus, por meio de um trabalho voluntário, lutam para a manutenção da área como espaço público de lazer, onde diversas atividades recreativas e esportivas já são praticadas. :: LEIA MAIS »
- 1