:: 1/nov/2024 . 18:25
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE
1) 64 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) LEMBRANÇA DOS 94 ANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS.
3) NOSSO TRABALHO CONTINUA.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Caetano acusa Flávio Matos de sequestro e coação durante debate na Rede Bahia
Durante o debate da Rede Bahia nesta sexta-feira (25), o candidato a prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), fez uma grave denúncia contra seu adversário, Flávio Matos (União Brasil). Caetano afirmou que Flávio e seu grupo estão envolvidos em um caso de sequestro e coação de uma apoiadora, a senhora Selma Vieira, que foi forçada a gravar um vídeo para o União Brasil sob ameaças.
O caso, já registrado em Boletim de Ocorrência na 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, envolve relatos de que Selma, de 57 anos, apoiadora do vereador reeleito Dilson Magalhães Jr. (PP), foi levada contra sua vontade para uma sala desconhecida. Segundo Selma, ela foi pressionada a declarar apoio a Flávio Matos e a vestir uma camisa azul, símbolo da campanha do candidato. No local, estavam presentes o prefeito Elinaldo Araújo, o ex-vereador José Matos (pai de Flávio), Flávio Matos, a esposa, além de outros membros da equipe de campanha, incluindo Coronel Arcanjo e Márcio Matos, que também aparecem como envolvidos no boletim.
Caetano, visivelmente indignado, destacou no debate que “Flávio é pau mandado de Elinaldo” e que o atual prefeito “escondeu sua rejeição durante a campanha.” Além disso, Caetano criticou as promessas repetidas de construção de um hospital municipal, lembrando que essa obra já havia sido prometida nas duas gestões anteriores de Elinaldo e nunca foi realizada. :: LEIA MAIS »
CADÊ OS AGRÔNOMOS DE SÃO PAULO ?
De repente, uma tromba d’água; postes caídos, árvores tombadas inundações, crateras no asfalto e caos geral, sobretudo nas redes elétricas e na distribuição de água.
Vários dias de desespero dos paulistanos ante à incapacidade da ENEL e bate cabeça dos governantes. Do presidente, ao governador, passando pelo prefeito e outras figuras menos cotadas.
Como engenheiro agrônomo, vou me ater à contribuição das árvores a essa catástrofe, não por vontade própria, mas pela ignorância no seu plantio e posterior burrice na condução da sua arquitetura.
São plantadas sem se ater aos aspectos da arquitetura foliar e sistema radicular da espécie, bem como o local, tamanho da cova e área livre para suprimento de água.
E por que as árvores caem constantemente, como acontece, quando de uma chuva mais forte? :: LEIA MAIS »
Petrobras oferece entrada gratuita ao Museu da Língua Portuguesa no dia 5 de novembro
Nesta data é celebrado o Dia Nacional da Cultura
Em 5 de novembro, terça-feira, é celebrado o Dia Nacional da Cultura. Para comemorar a data, a Petrobras oferecerá entrada gratuita ao Museu da Língua Portuguesa para todo mundo, o dia inteiro. A Petrobras é a patrocinadora máster do Museu por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Localizado na Estação da Luz, o Museu é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Quem aproveitar o presente oferecido pela Petrobras poderá visitar a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa e a mostra temporária Línguas africanas que fazem o Brasil. Enquanto a exposição principal convida o público para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção, a mostra temporária destaca a presença de línguas africanas, como a iorubá e as do grupo bantu, no português brasileiro. Com curadoria do músico e filósofo Tiganá Santana, a mostra temporária apresenta experiências imersivas e obras de arte interativas.
Por meio do Programa Petrobras Cultural, a Petrobras patrocina o Museu da Língua Portuguesa apoiando a ampliação das ações culturais e educativas à população, incluindo a exposição temporária em cartaz, Línguas africanas que fazem o Brasil.
O patrocínio da Petrobras contribui para a dinamização de todas as atividades do Museu, incluindo programação cultural, programa educativo, pesquisas, cursos para professores, mobilização de escolas públicas para visitas mediadas, entre outras ações. Além da gratuidade no dia 5 de novembro (terça-feira), a Petrobras promoverá mais um dia gratuito para o público, a ser anunciado nas redes e no site do Museu, durante a temporada 2024.
Escolas recebem exposição fotográfica da Palhasseata de Ilhéus
A Palhasseata de Ilhéus surgiu em 2011, como parte da pesquisa do Grupo Teatro/ Circo Maktub sobre a linguagem do palhaço. Ao longo de seis edições presenciais e um festival on-line, a iniciativa reúne atores, atrizes e artistas da região em uma festa animada. Parte dessa história será contada na Mostra Fotográfica, que vai percorrer quatro escolas públicas de Ilhéus. Entre os dias 04 e 06 de dezembro, os estudantes poderão conhecer a trajetória do cortejo que enfeita as ruas do Centro com muito colorido, sorrisos e música, em comemoração ao Dia do Palhaço.
De acordo com o diretor artístico do Grupo Teatro/ Circo Maktub, Fábio Nascimento, por ter caráter itinerante, a Mostra Fotográfica sobre a Palhasseata de Ilhéus busca contemplar diferentes regiões. Além de conhecerem a história do projeto, pioneiro na região, os estudantes terão contato com expressões da linguagem circense que vão além do caráter comercial. O Colégio Estadual Fábio Araripe Goulart será a primeira instituição a receber a exposição da 7ª Palhasseata de Ilhéus, no dia 04. O Colégio de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arleo Barbosa será a segunda escola, no dia 06. Na semana seguinte, no dia 11, as imagens serão levadas ao Colégio Estadual Horizontina Conceição e a Escola Municipal Fé e Alegria fecha o ciclo, no dia 06 de dezembro. :: LEIA MAIS »
- 1