:: 14/dez/2024 . 20:29
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE ESPECIAL.
1) 64 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) LANÇAMENTO DO LIVRO DE JOSÉ LEITE.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Pesquisa testou processo de reaproveitamento de resíduos de gesso e de fibra de coco
O reaproveitamento do gesso acartonado, também chamado drywall, é o tema de uma tese aprovada no Programa de Pós-graduação em Biossistemas (PPGBiossistemas), mestrado e doutorado acadêmico oferecido pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Com o título Estudo do comportamento do gesso reciclado aditivado com emulsão de PVA e fibra curta de coco verde tratada, a tese desenvolvida e apresentada pela recém-doutora e engenheira civil Sandra Cunha Gonçalves foi examinada e aprovada em 19 de agosto de 2024 pela banca composta pelo orientador e presidente da banca, professor Milton Ferreira da Silva Junior (CFTCI/UFSB), professora Silvia Kimo Costa (POPTECS/UFSB), professor Paulo Roberto Lopes Lima (UEFS), professor Everton José da Silva (IFBA), professor José Renato de Castro Pessôa (UESC) e professor Erickson Fabiano Moura Sousa Silva (UESC).
A engenheira civil, pesquisadora e inventora Sandra Cunha Gonçalves explica que o tema tem importância ambiental e econômica. As chapas de gesso acartonado, ou drywall, são hoje um dos produtos mais consumidos do segmento gesseiro e material cada vez mais presente na construção civil global. A produção do drywall no Brasil alcançou cerca de 73 milhões de m² em 2019. No entanto, estima-se que 10% do volume de drywall acaba perdido por falhas no processo de montagem, avarias no produto e resíduos de demolição.
“Neste sentido, explorar maneiras de reintegrar materiais descartados ao fim de seu ciclo de vida contribui para a redução de impactos ambientais associados à extração inicial de matérias-primas e à geração de resíduos ao longo da cadeia produtiva do gesso. Dessa forma, busca-se auxiliar o setor gesseiro em direção a práticas mais sustentáveis. Além disso, o aproveitamento de resíduos agroindustriais, como a casca do coco verde, além de melhorar tecnicamente o gesso reciclado, vêm ganhando espaço, tanto pela conscientização ambiental quanto pela oportunidade econômica de agregar valor a uma matéria-prima de baixo custo, promovendo a importância da Economia Circular (EC) na cadeia produtiva do coco verde”, detalha Sandra. :: LEIA MAIS »
O ANO, 2024, ESTÁ INDO DANDO LUGAR AO 2025.
Atividades culturais marcam preparativos da Palhasseata
Oficina de acessibilidade, Oficinalhaço com edição extra, Mostra Fotográfica em escolas, e até participação em roda de conversa com gestores de festivais. Essas são algumas atividades que integram a 7ª Palhasseata de Ilhéus e o 2º Festival Palhasseata. Os eventos realizados pelo Grupo/Teatro Circo Maktub estão marcados para o próximo dia 14, no Centro de Ilhéus. As atividades serão gratuitas e livres para todos os públicos.
A primeira atividade desta edição da Palhasseata de Ilhéus foi a Oficina Inclusiva em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ministrada pela intérprete e professora Sara Pereira. Com o objetivo de promover a inclusão da comunidade surda, a iniciativa reuniu membros da gestão do projeto e comunidade externa de várias partes do Brasil. :: LEIA MAIS »
UFSB vai oferecer 2.188 vagas em 51 cursos no SISU 2025
A oferta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) para o Sisu 2025 é de 2.188 vagas em 51 cursos. Os dados constam do Termo de Adesão da universidade ao Sisu, assinado na última sexta-feira (06). Além da seleção via Sisu, que requer a participação nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, a UFSB realizará outro processo seletivo com vagas no qual será possível aproveitar as notas mais altas obtidas nas dez edições anteriores do Enem.
Com isso, quem desejar ingressar no Ensino Superior pela UFSB deve ficar atento às notícias da fase de inscrição no Sisu 2025, cujo cronograma ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A data prevista para divulgação das notas do Enem 2024, etapa necessária para o edital do Sisu, é 13 de janeiro de 2025.
Conforme o Termo de Adesão, 181 vagas serão para ampla concorrência, 1.812 vagas serão destinadas conforme a Lei de Cotas (Lei Federal nº 12.711/2012) e 195 vagas estão reservadas às modalidades de políticas afirmativas adotadas pela instituição (candidatos em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional ou refugiadas; candidatos indígenas aldeados; candidatos de comunidades remanescentes de quilombos ou comunidades identitárias tradicionais; candidatos de origem cigana; candidatos transexuais, travestis e transgêneros). :: LEIA MAIS »
- 1