Atividades culturais marcam preparativos da Palhasseata
Oficina de acessibilidade, Oficinalhaço com edição extra, Mostra Fotográfica em escolas, e até participação em roda de conversa com gestores de festivais. Essas são algumas atividades que integram a 7ª Palhasseata de Ilhéus e o 2º Festival Palhasseata. Os eventos realizados pelo Grupo/Teatro Circo Maktub estão marcados para o próximo dia 14, no Centro de Ilhéus. As atividades serão gratuitas e livres para todos os públicos.
A primeira atividade desta edição da Palhasseata de Ilhéus foi a Oficina Inclusiva em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ministrada pela intérprete e professora Sara Pereira. Com o objetivo de promover a inclusão da comunidade surda, a iniciativa reuniu membros da gestão do projeto e comunidade externa de várias partes do Brasil.
O Oficinalhaço foi a primeira atividade presencial desde a última edição da Palhasseata de Ilhéus, realizada em 2016. A oficina de introdução à palhaçaria aconteceu no Colégio Estadual Horizontina Conceição e CEEP do Chocolate Nelson Schaun. Houve ainda uma edição extra na Escola Municipal Fé e Alegria, que também recebeu a Mostra Fotográfica junto com o Colégio Estadual Fábio Araripe Goulart, Colégio de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arleo Barbosa e Colégio Estadual Horizontina Conceição. A exposição contou um pouco da história do movimento, criado em alusão ao Dia do Palhaço, celebrado em 10 de dezembro.
A Palhasseata de Ilhéus também foi tema de discussão no 2º Colóquio de Mostras e Festivais de Teatro da Bahia, realizado em Ibotirama. O diretor Fábio Nascimento falou como surgiu o projeto que, a princípio, visava à construção de uma rede de palhaçaria no Sul da Bahia e acabou crescendo. A Palhasseata de Ilhéus teve seis edições presenciais, uma especial em Itabuna e o festival on-line. “Ela inspirou a criação de cortejos de palhaços em outros lugares, como Serra Grande. Hoje, ajuda a manter uma rede de diálogo com artistas que desenvolvem ações contínuas ou que estão de passagem pela região, vindos de todo Brasil e até do exterior”, explicou o diretor. Ele participou do evento no oeste baiano acompanhado pela produtora Larissa Paixão.
Os preparativos para a 7ª Palhasseata de Ilhéus e 2º Festival Palhasseata estão chegando em sua reta final. Na manhã do dia 14, acontecerá o cortejo pelas ruas do Comércio e, pela tarde, apresentações de companhias e artistas convidados na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal. Na ocasião, haverá pintura ao vivo com o artista plástico e palhaço Pipoca e a solenidade do Troféu Palhasseata de Ilhéus. Durante os eventos, serão arrecadados brinquedos para as crianças do bairro Nossa Senhora da Vitória. A entrega acontecerá em 21 de dezembro, às 15 horas, no Centro Cultural Ocupaê, quando haverá apresentação do espetáculo PalhaçAs e PalhaçOs.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.