:: 30/jan/2025 . 15:14
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 65 ANOS DE JOSÉ LEITE E ILHÉUS.
2) ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS.
3) UMA HOMENAGEM BEM MERECIDA.
4) AGORA SÓ RESTAM SAUDADES.
5) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Nota FIEB: Juros elevados freiam o crescimento e comprometem a indústria
A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) considera que a elevação da taxa Selic para 13,25% pelo Copom representa um aperto monetário excessivo, que dificulta a recuperação econômica e impõe desafios adicionais ao setor produtivo. O nível elevado da taxa de juros desestimula investimentos, reduz a competitividade da indústria e impacta negativamente a geração de emprego e renda. Atualmente, a taxa de juros real no Brasil, acima de 8% ao ano, está entre as mais altas do mundo, em um cenário no qual a inflação acumulada em 12 meses está em 4,87%, próxima ao teto da meta.
Diante desse contexto, a política fiscal tem papel essencial na criação de um ambiente favorável à redução dos juros. O Governo Federal anunciou no final do ano passado medidas para controlar os gastos públicos com impacto de redução de R$ 30,5 bilhões em 2025 e R$ 41,2 bilhões em 2026, reforçando o novo arcabouço fiscal e promovendo maior alinhamento entre as políticas fiscal e monetária. O compromisso com o equilíbrio das contas públicas contribui para a queda das expectativas de inflação e reduz a necessidade de taxas de juros elevadas para controle inflacionário, criando condições para um ciclo de crescimento sustentável. :: LEIA MAIS »
Sem celular: Gestores da Rede SESI de Educação veem de forma positiva Lei que proíbe uso de aparelhos nas escolas
Lei determinou que estudantes não poderão usar aparelhos celulares nas escolas. Imagem de estudantes na Escola SESI Reitor Miguel Calmon, no Retiro.
Foto: Wilson Sabadin/Coperphoto/Sistema FIEB
Ao iniciar ano letivo, nos próximos dias, os alunos vão encarar novas regras para o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas. É que a nova Lei nº 15.100/2025, que proibiu a utilização de aparelhos pessoais nos estabelecimentos públicos e privados de ensino, está em vigor. A medida é vista de forma positiva pelos gestores da Rede SESI de Educação da Bahia que, desde o ano passado, tinha limitado o uso de celulares em salas de aula. :: LEIA MAIS »
Emanuelle Araújo e Tatau lançam single e clipe
“Tem Não” fará parte do próximo álbum da artista, que chega ao público no primeiro semestre de 2025 :: LEIA MAIS »
- 1