:: 15/mar/2025 . 8:52
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE
1) 65 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) AS VISITAS DA SEMANA.
3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Cabaré Tropicaliente celebra aniversário do Drag King Julián J. Glover
Uma noite tropical e de ferveção como o sangue afrolatino que corre nas veias de Julián J. Glover. É o que promete o Cabaré Maktub deste sábado (15), em comemoração aos quatro anos de um dos primeiros Drag Kings do sul da Bahia. A persona criada pela multiartista Driely Alves. Para a ocasião festiva, estão previstos números burlescos, dança e teatro, a partir das 21 horas. A mistura de espetáculo e balada será na sede do Grupo Teatro/ Circo Maktub, localizada no bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus.
O Cabaré Tropicaliente – O Aniversário de Julián J. Glover bebe na alma do Drag King, cuja inspiração vem dos bailarinos de rumba e salsa cubana, do drama argentino, da malemolência brasileira. “Julián é impulsionado pelo amor, pelo fogo da paixão. Fofo como um unicórnio, brega como um pinguim de geladeira e ardente como um vulcão”, explica Driely Alves, que acumula mais de 20 anos de experiências em diversos palcos. A multiartista também dá vida à palhaça Madame Chumaço, precursora do movimento de palhaçaria feminina em Ilhéus, o qual impulsionou a criação do Coletivo “As Madallenas”.
O Cabaré Tropicaliente vai homenagear, ainda, outros aniversariantes do mês que integram o Coletivo Art Drag Sul Bahia e o Grupo Teatro/ Circo Maktub. Após as apresentações, a balada seguirá animada pela setlist da Drag Queen e DJ Sindel Blade. A classificação indicativa é 18 anos e a entrada custa a partir de R$ 15, na modalidade “Pague Quanto Quiser”. Reservas e Pix pelo telefone (73) 98819-7363, em favor de Matheus Geovane Lima Marques.
Centro de Referência de Doença Falciforme comemora dois anos com homenagem e criação de Comitê de Combate ao Racismo
Na cerimônia para celebrar os dois anos de inauguração do Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba), realizada nesta quinta-feira (13), foi anunciada a criação do Comitê de Prevenção e Combate ao Racismo na Hemoba, que será composto por 12 membros, sendo 6 titulares e 6 suplentes. Além disso, foi realizada uma homenagem ao arquiteto Antonio Carlos Lima Nascimento, responsável pelo projeto do Centro. O auditório da instituição recebeu o nome do arquiteto, falecido em 2020.
O Comitê de Prevenção e Combate ao Racismo Institucional da Hemoba terá como missão promover atividades de sensibilização e formação, como palestras e cursos, além de elaborar normas, materiais educativos e relatórios com foco no enfrentamento às desigualdades raciais. O grupo também será responsável por estabelecer parcerias, apoiar a transparência em casos de discriminação e acompanhar processos seletivos, garantindo a inclusão de grupos historicamente marginalizados.
Participaram da cerimônia de aniversário do Centro, as representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Larissa Ramos, e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), Ubiraci Matildes; Marilda Gonçalves, diretora da Fiocruz Bahia; Rívia Barros, superintendente Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa); e Almir Bastos, da Associação Baiana dos Hemofílicos (ABHE), além de colaboradores, coordenadores e diretores do Centro e da Fundação Hemoba. :: LEIA MAIS »
Centro de Referência de Doença Falciforme atende mais de 230 mil pessoas em dois anos
O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF/Hemoba) completa dois anos de inauguração neste mês de março. Criado para ampliar e qualificar o tratamento para pessoas com doenças hematológicas benignas na Bahia, principalmente, com doença falciforme (DF), o Centro realizou 230.285 atendimentos no período.
Para celebrar a data, será realizada uma cerimônia no Centro na próxima quinta-feira, dia 13/03, às 10h, com a presença dos representantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), das associações dos pacientes e de entidades parceiras. Na oportunidade, o auditório da instituição receberá o nome do arquiteto Antonio Carlos Lima Nascimento, falecido em 2020 aos 68 anos, para homenagear o profissional que elaborou o projeto arquitetônico do CERPDF e alcançou destaque e reconhecimento por sua atuação na Arquitetura da Saúde na Bahia.
O Centro realiza atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, gastroenterologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social e assistência farmacêutica. Possui uma agência transfusional e oferece doppler transcraniano, fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas com o desenvolvimento de AVC. :: LEIA MAIS »
- 1