WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


março 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  






:: 21/mar/2025 . 20:56

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 65 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) HOMENS E MULHERES QUE DEIXARAM SAUDADES EM JUAZEIRO DO NORTE.

3) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

OXE É JAZZ – Sucesso de público e conexão musical no Parque Costa Azul

Nos dias 14 e 15 de março de 2025, o festival OXE É JAZZ tomou conta do Parque Costa Azul, em Salvador, e foi um verdadeiro sucesso! Com uma programação impecável, reuniu milhares de pessoas para celebrar a música instrumental, o jazz e suas intersecções com a cultura baiana e mundial. O evento gratuito levou mais de 3 mil espectadores ao longo dos dois dias, consolidando-se como um dos grandes festivais da cidade.

A atmosfera do festival foi marcada por encontros memoráveis e performances inesquecíveis. Famílias inteiras aproveitaram a estrutura montada, com brinquedos gratuitos para crianças e uma praça de alimentação diversificada, transformando o parque em um espaço vivo de cultura e lazer.

Momentos que marcaram o festival

Na sexta-feira (14), a guitarrista e compositora Agatha Macêdo abriu o evento com um show eletrizante, recebendo no palco o lendário Armandinho Macêdo, que encantou o público com sua maestria na guitarra baiana. O encerramento da noite ficou por conta do guitarrista Eric Assmar, que comandou um espetáculo memorável ao lado da Uptown Band-Recife/PE, em uma fusão potente de blues e jazz, conectando Salvador a Recife com música de alto nível. :: LEIA MAIS »

Pesquisadora norte-americana realiza palestra no Centro de Referência de Doença Falciforme

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDFRV/Hemoba), juntamente com o Grupo de Pesquisa Saúde da População Negra e Doenças Crônicas do IMRS/UFBA, promove a palestra “Ciência, Justiça e Raça: Um Caso de Doença Falciforme e Inovação”, com a pesquisadora norte-americana Dra. Melissa Creary, no dia 21 de março, às 10h, no auditório da instituição.

Com transmissão pelo perfil da Fundação Hemoba no Instagram, a conferência será mediada pelo antropólogo e sanitarista Altair Lira, assessor de Relações Institucionais do Centro, e será traduzida pela Profª Dra. Laísa Liane Paineiras Domingos, coordenadora do grupo de pesquisa da UFBA. A atividade marca a celebração do dia 21 de março, Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979, homenageando as vítimas do massacre de Shaperville, que ocorreu em 1960 na África do Sul.

Dra. Melissa Creary, professora associada da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, tem mais de 20 anos de experiência estudando as comunidades de pessoas com doença falciforme e a sua relação com a dimensão de raça e justiça, que permeiam a implantação ou não de políticas públicas que atendam esta população. Seus estudos buscam ampliar o debate sobre assistência e cuidado às pessoas com doença falciforme na Bahia, o estado de maior incidência da doença no país.

Palestra: Ciência, Justiça e Raça: Um Caso de Doença Falciforme e Inovação

Expositora: Melissa Creary, Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan

Mediador: Altair Lira (CERPDFRV)

Fronteiras do Pensamento 2025: Psicologia e Literatura debatem a subjetividade contemporânea na 10ª Edição do Evento em Salvador

Nos dias 8 e 9 de abril de 2025, Salvador receberá a 10ª edição do Fronteiras do Pensamento, um evento que promove debates sobre temáticas contemporâneas e aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramentas para o desenvolvimento social. Realizado no Teatro Casa do Comércio, o encontro deste ano conta com uma programação que incluirá reflexões sobre a relação entre indivíduo e sociedade à luz da psicologia e da literatura, através da participação dos mais influentes pensadores da atualidade nas áreas. Vivemos uma época que ao mesmo tempo em que conecta os indivíduos virtualmente, também os isola socialmente; neste caminho, buscamos construir uma identidade própria, mas também atingir aprovação e conexão social. Fica a pergunta: o quanto possuímos de próprio e autêntico e o quanto somos determinados por questões sociais? O evento reunirá escritores, psicólogos e pensadores para reflexões profundas, conectando passado, presente e futuro por meio da palavra e do pensamento crítico, na tentativa de responder essa pergunta: como narramos a nossa vida, como indivíduos e sociedade?

A programação já conta com a confirmação da Mesa 1, que ocorrerá no dia 8 de abril e trará uma conversa entre os psicólogos Alexandre Coimbra e Ana Suy, que têm dedicado sua obra e pensamento a reflexão sobre como construímos a nossa narrativa pessoal em um mundo tão diverso e multifacetado. Já no dia 9 de abril, a Mesa 2 será composta por uma conversa entre os escritores Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório, que têm impactado leitores de todo o país com obras que destacam aspectos sociais que determinam a nossa narrativa como coletividade e sujeitos. :: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia