WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


junho 2025
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  






:: 20/jun/2025 . 19:15

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 65 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) OS 500 ANOS DE ILHÉUS (2034).

3) POUCOS JUAZEIRENSES CONSEGUIRAM FAZER.

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

Do São João para o mundo: licor baiano conquista França e Portugal

Centro de Internacionalização da FIEB preparou a indústria de licores Lemavos para a exportação que ocorrerá a partir de julho

O empresário Diego Lemos começará a exportar para a Europa em julho. Foto: Divulgação / Sistema FIEB

O sabor do São João baiano vai cruzar o oceano. A Lemavos, indústria de licores nascida no Recôncavo e sediada em Itacaré, começa em julho a exportar para França e Portugal. O avanço rumo ao mercado internacional foi possível graças ao apoio do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEB, que acompanha a empresa desde as primeiras etapas da sua jornada de internacionalização.

Inspirada em saberes passados de geração em geração, a Lemavos nasceu do desejo de transformar tradição em inovação. O fundador, Diego Lemos, uniu o costume familiar de fazer licor no quintal com conhecimentos técnicos e científicos, aplicando padrões de qualidade, sustentabilidade e tecnologia para valorizar o que é da terra.

O processo de internacionalização foi construído com o suporte técnico do CIN, por meio de mentorias, consultorias especializadas e ações como missões empresariais, rodadas de negócios e orientações regulatórias. “Foi uma verdadeira escola. A FarmLab, por exemplo, nos mostrou que até o símbolo de reciclagem precisa seguir o padrão do país de destino. É nesse nível de especificidade que chegamos”, afirma Diego.

Segundo Patrícia Orrico, gerente de Internacionalização da FIEB, esse tipo de avanço só é possível com apoio estruturado. “É muito difícil para a pequena empresa conseguir desenvolver uma estratégia internacional sozinha. Nosso trabalho é justamente reduzir barreiras, oferecer suporte técnico e operacional e tornar esse sonho possível”, destaca.

A Lemavos integra o projeto Origem Bahia, voltado a produtos com forte identidade territorial, como alimentos, bebidas, cosméticos, calçados e vestuário. “Acreditamos no valor do que é local. Nosso papel é mostrar ao mundo que qualidade, autenticidade e origem caminham juntas. É isso que faz um produto se destacar lá fora”, completa Orrico.

Hemoba atende os doadores de sangue durante o período de São João

A Hemoba atenderá os doadores de sangue durante o período de São João, entre 19 e 24 de junho, exceto do domingo (22/06) e na terça-feira (24/06). Em Salvador, no dia 19/06 (quinta-feira), apenas o Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral, estará aberto das 7h às 16h30. As demais unidades de coleta e transfusão (UCT) estarão fechadas. Na sexta-feira (20/06), o Hemocentro Coordenador funcionará das 7h às 18h30, a Unidade Móvel (Salvador Shopping), das 8h às 17h, o Posto Temporário no Shopping Bela Vista, das 9h às 18h (com uma hora de intervalo para o almoço), e as unidades de coleta no Hospital do Subúrbio, das 7h30 às 16h30, e no Hospital Roberto Santos, das 8h às 17h. O Hospital Ana Nery não terá atendimento nesta data.
No sábado (21/06), o atendimento continuará no Hemocentro Coordenador, das 7h às 16h30, na Unidade Móvel (Salvador Shopping), das 8h às 17h, e no Posto Temporário do Shopping Bela Vista, das 9h às 18h. As demais unidades permanecerão fechadas. Na segunda-feira (23/06), o atendimento seguirá no Hemocentro Coordenador (7 às 18h30), na Unidade Móvel (8h às 17h) e no Shopping Bela Vista (9h às 18h). Já na terça-feira (24/06) todas as unidades da Hemoba estarão fechadas na capital e no interior, exceto em Irecê. As atividades serão retomadas normalmente a partir da quarta-feira (25/06).

:: LEIA MAIS »

Com ingressos esgotados para Iguinho e Lulinha, Casa de Antônio encerra edição

Em mais uma temporada de sucesso, com eventos lotados, a Casa de Antônio entra na reta final da sua programação em 2025, seguindo até o domingo, 22 de junho, quando o projeto se despede com a Tardezinha do Antônio, com ingressos já esgotados e shows de Iguinho e LulinhaTK e Uel.

Em sua quarta edição, o projeto segue consolidando sua proposta de unir música, tradição e experiências autênticas, indo além da programação musical, e apostando em gastronomia e coquetelaria como pilares da experiência. O cardápio tem curadoria de um restaurante local, enquanto os drinks são assinados por mixologistas da Pernod Ricard, garantindo um alto padrão e reforçando a identidade da casa.

Mais do que entretenimento, a Casa de Antônio promove impacto social e econômico real. A edição de 2025 dá continuidade à capacitação gratuita de bartenders locais, com direito a certificação, além de gerar emprego e renda durante e após o evento. Entre as ações sociais estão a doação de cobertores a um centro espírita da cidade, adquiridos com parte das vendas dos drinks, e a solicitação formal de pavimentação e iluminação do entorno onde o projeto acontece.

sustentabilidade também é prioridade: todos os resíduos sólidos gerados são destinados a processos de tratamento e reciclagem, reforçando o compromisso ambiental do evento.

A Casa de Antônio é uma realização da Zehn, Oceanu Creative House, Wagner Miau e Q-Ferro – um projeto que transforma a tradição junina em uma plataforma de cultura, celebração e transformação social no interior da Bahia.

Mais informações: @casadeantoniosaj.

Visita ao Muncab celebra Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDFRV/HEMOBA) promove uma visita ao Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (MUNCAB), localizado no Centro Histórico de Salvador, na quarta-feira (18), às 10h30, para celebrar o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme (19/06). Participam da visita os colaboradores e os pacientes atendidos no Centro de Referência.

A ação faz parte da Campanha “Doença Falciforme: saber cedo, cuidar sempre, viver melhor”, promovida pelo Centro Referência, com publicações de conteúdo informativo nas redes sociais da Hemoba. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do cuidado contínuo e do de acesso à informação sobre a enfermidade, além de destacar algumas as atividades desenvolvidas pelo CERPDF.

Desde o início do mês, associações, serviços de saúde, grupos de pesquisa e diversas entidades da capital e do interior têm promovido ações para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme. São rodas de conversa, palestras, mobilizações sociais e estratégias de divulgação voltadas à informação e ao fortalecimento da rede de cuidado às pessoas com a doença.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de aumentar o conhecimento e a compreensão da população sobre a enfermidade e os desafios vivenciados pelos pacientes, seus familiares e cuidadores. A Bahia é o estado que apresenta a maior incidência de DF no Brasil, estimada em 1 caso para cada 650 nascimentos, enquanto no país estima-se o nascimento de 700 a 1.000 casos novos anuais. A doença caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos que adquirem o aspecto de uma foice (falciforme), dificultando a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos

Na Bahia, o CERPDF é especializado no tratamento de pessoas com doença falciforme, realizando atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, gastroenterologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, ortopedia, serviço social e assistência farmacêutica. Possui uma agência transfusional e oferece doppler transcraniano, fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas com o desenvolvimento de AVC.

Aplicativos – Na última sexta-feira (13), a professora Silvia Lúcia Ferreira, da Escola de Enfermagem da UFBA (EEUFBA), apresentou os programas DF Gestar e DF Puerpério para os pacientes e profissionais de saúde do Centro de Referência. Os aplicativos, disponíveis para as plataformas Android e IOS, possuem conteúdos com informações e orientações de cuidado e autocuidado para gestantes e mulheres no período pós-parto que sejam pacientes com doença falciforme.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia