:: 25/jul/2025 . 22:07
IEL abre mais de 600 vagas de estágio e emprego em diversas regiões da Bahia
|
|
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) está com mais de 600 oportunidades abertas de estágio e seleção de profissionais em diversas regiões do estado. As vagas contemplam estudantes e profissionais de diferentes áreas, com atuação em cidades como Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista, entre outras.
As oportunidades do IEL são uma porta de entrada para o mercado de trabalho, conectando talentos às demandas da indústria e de empresas de diferentes portes. Os interessados devem se inscrever por meio do Portal de Vagas do IEL: www.ielbahia.com.br/portal-de-vagas Confira as vagas por região: Salvador e Região Metropolitana Total de vagas: 341 vagas de estágio Feira de Santana e Região Total de vagas: 82 vagas de estágio | 3 vagas para profissionais Vitória da Conquista e Região Total de vagas: 77 vagas de estágio | 11 vagas para profissionais Juazeiro Total de vagas: 41 vagas de estágio | 5 vagas para profissionais Barreiras e Região Oeste Total de vagas: 46 vagas de estágio Programa Inova Talentos |
Campanha promove a doação regular de sangue na Hemoba
Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população baiana sobre a importância da doação regular de sangue, a Hemoba promove a Campanha “Doar sangue. Seu compromisso com a vida” para ampliar o número de doadores fidelizados e garantir o nível seguro dos estoques nas unidades da Fundação na capital e no interior do estado.
Já que a demanda por hemocomponentes nos hospitais e centros de saúde é constante, a doação regular de sangue garante o atendimento das necessidades dos pacientes, como nos procedimentos médicos complexos e tratamentos de doenças graves e emergências (acidentes e traumas). Apesar de ser um gesto simples, voluntário e solidário que salva vidas, muitas pessoas só doam sangue em momentos de apelo emergencial, o que gera oscilações preocupantes nos estoques de sangue.
A campanha informa que os homens podem doar sangue a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, e as mulheres a cada três meses, até três vezes ao ano, o que permite manter anualmente uma rede ativa de doadores regulares, assegurando o atendimento contínuo a pacientes que dependem de transfusões. “Ao estimular a doação regular, pretendemos conscientizar que a doação de sangue é um compromisso permanente com a vida, um ato de solidariedade e cidadania, que demonstra preocupação com o próximo”, afirma Aline Dórea, coordenadora de Coleta da Hemoba. :: LEIA MAIS »
ADEUS AO MEU CARRO ELÉTRICO.
Luiz Ferreira da Silva, 88
Engenheiro Agrônomo.
Pesquisador aposentado em ciências agrárias e escritor
luizferreira1937@gmail.com
Minha vida foi fazendo ciências como pesquisador em Solos Tropicais, no Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC/CEPLAC). Aposentado continuei no mesmo passo, tendo publicado vários livros sobre recursos naturais e outros temas científicos.
Quando surgiu o carro elétrico, procurei ler sobre a nova tecnologia e até visitei a BYD, em São Paulo, recebendo informações, sobretudo da acumulação de energia numa bateria de lítio.
Por que isso? Pelo visgo científico e pela formação profissional ligada à Natureza, visualizando a importância da substituição dos combustíveis fosseis, para o nosso bem. :: LEIA MAIS »
O Encontros Negros está chegando: evento gratuito celebra o 25 de Julho com Djamila Ribeiro em Salvador
A contagem regressiva já começou! Nesta sexta-feira, dia 25 de julho, às 18h, a filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro estará em Salvador para participar da roda de conversa do Encontros Negros – Especial 25 de Julho, na Biblioteca Central do Estado da Bahia. O evento é gratuito, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e marca a terceira edição do projeto, realizado pela Umbu Comunicação & Cultura.
Com o tema “Por que lutamos?”, o encontro propõe uma escuta coletiva sobre ancestralidade, resistência e o protagonismo das mulheres negras nas Américas. A mediação será feita pela jornalista baiana Val Benvindo e o evento contará ainda com apresentação cultural do grupo Pombagem e inauguração da Sala Mestres e Mestras da Palavra, novo espaço dedicado à valorização da literatura baiana e seus criadores.
Importante: apesar da entrada ser gratuita, o acesso está sujeito à lotação do espaço. A recomendação é que o público chegue com antecedência — a abertura da casa será às 17h30. A inscrição via Sympla é indicada, mas não garante entrada, pois o acesso será feito por ordem de chegada.
O Encontros Negros é um projeto contínuo que tem como missão criar espaços de diálogo, formação e celebração da cultura negra, através de ações como rodas de conversa, oficinas e apresentações. E já tem data para voltar: a próxima edição acontece em novembro, durante o mês da Consciência Negra, com mais programação potente e gratuita.
O evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial, da Educação e de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, além das parcerias com os Portais Umbu e Soteropreta, e a Livraria LDM.
- 1