ADEUS AO MEU CARRO ELÉTRICO.
Luiz Ferreira da Silva, 88
Engenheiro Agrônomo.
Pesquisador aposentado em ciências agrárias e escritor
luizferreira1937@gmail.com
Minha vida foi fazendo ciências como pesquisador em Solos Tropicais, no Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC/CEPLAC). Aposentado continuei no mesmo passo, tendo publicado vários livros sobre recursos naturais e outros temas científicos.
Quando surgiu o carro elétrico, procurei ler sobre a nova tecnologia e até visitei a BYD, em São Paulo, recebendo informações, sobretudo da acumulação de energia numa bateria de lítio.
Por que isso? Pelo visgo científico e pela formação profissional ligada à Natureza, visualizando a importância da substituição dos combustíveis fosseis, para o nosso bem.
Em Maceió, outubro de 2023, fui à revendedora da BYD e, já, convencido, adquiri sem pestanejar um Dauphine.
Foi um bafafá danado da família, pois tinha 86 anos. Alguns moradores do meu prédio ficaram atônitos e até preocupados.
Meu argumento, sobretudo à minha esposa, que fora contra, é que se eu o dirigisse pelo menos uma semana, já estaria de bom tamanho, pois me enturmei na nova onda científica.
E como foi ótimo usufruir de uma tecnologia de ponta. Meu filho e netos comprovaram a sua excelência.
Por mais de um ano e meio, mesmo rodando pouco, senti-me atualizado e compensado pela oportunidade, inserindo-me no futuro.
No entanto, a idade, 88 anos, está pesando e fui acometido com uma queda de hemoglobina, obrigando-me a repensar. Nesse ínterim, surgiram notícias na internet, sem base científica, motivando uma pressão muito grande interna de moradores, via a titular do edifício.
Juntando as duas coisas, resolvi vender o carro, pois tudo aquilo que começa a pesar nos ombros, a gente deve descartar, sobretudo na minha idade, quando tenho que priorizar bons fluidos, evitando o confronto com pessoas, muitas vezes insensatas, sem conhecimentos e “démodé”.
Finalizando, torço para que o carro elétrico venha a substituir essas “carroças”, providas de cano descargas, sujando os nossos pulmões e alterando o meio ambiente. Assino embaixo. (Maceió, 23/07/2025).
O mundo não suporta mais as agressões à Natureza, sobretudo via combustíveis fósseis, tornando o meio ambiente deteriorado com danos à saúde do homem e reflexos negativos na atmosfera. O carro elétrico seria uma das soluções.