:: 17/out/2025 . 20:20
DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.
1) 65 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.
2) FEIJÃO COMPANHEIRO DA CDL DE ILHÉUS.
3) 4º ILHÉUS MOTO PRAIA, JOSÉ LEITE ESTEVE LÁ.
4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »
Escola SESI Bahia oferece 260 bolsas integrais para o Ensino Médio em 2026
A Escola SESI Bahia abriu nesta quinta-feira (17) as inscrições para o Processo de Seleção de Gratuidade 2026, que vai oferecer 260 bolsas de estudo integrais para estudantes que desejam ingressar na 1ª série do Ensino Médio, com Formação Técnica e Profissional, no ano letivo de 2026.
As vagas são exclusivas para candidatos com renda familiar líquida de até 2,5 salários mínimos, e o processo seletivo abrange 10 escolas da Rede SESI na Bahia, localizadas em Salvador e interior do estado.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site www.escolasesiba.com.br, entre os dias 17 de outubro e 7 de novembro de 2025, até as 23h59 (horário de Brasília). O período de inscrição pode ser encerrado antes do prazo, caso seja atingido o limite de inscritos por curso, conforme previsto em edital.
A prova será realizada presencialmente no dia 7 de dezembro de 2025, e os detalhes sobre o conteúdo, os critérios de seleção e os cursos técnicos disponíveis podem ser consultados no edital, também disponível no site.
O link para inscrição está no banner principal do site oficial da Escola SESI Bahia, mas também pode ser acessado diretamente por meio da página da empresa organizadora
Estudos da UFSB em parceria com Universidade de Oxford destacam nova espécie e novos nomes de espécies de camarão
Dois novos artigos na área de Carcinologia apresentam questões sobre a identificação de espécies de camarões. Um dos estudos descreve uma espécie até então desconhecida pela ciência; o outro realoca espécies em um outro gênero, mudando os nomes científicos. Essas questões são relevantes para o campo científico e para setores produtivos, uma vez que conseguir identificar corretamente as espécies permite o melhor aproveitamento alimentar e comercial e ajuda nos esforços de conservação ambiental.
Um dos autores presentes em ambos os artigos é o professor Fabrício Lopes de Carvalho, atuante no Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF) e pesquisador do tema. Em pesquisa anterior, ele e outros cientistas constataram que o método tradicional para distinguir as espécies, por meio da estrutura do rostro, era insuficiente e propuseram a verificação de estruturas sexuais masculinas como etapa adicional. Os estudos foram aceitos e publicados na revista Journal of Crustacean Biology. As publicações resultam de pesquisa realizada em parceria com a Universidade de Oxford, em um projeto conjunto financiado pelo CNPq para fomentar a internacionalização.
Os artigos publicados reforçam a necessidade de metodologias mais sofisticadas que combinem ecologia, morfologia e genética para a identificação coerente de espécies de camarão de água doce e alocação das mesmas em gêneros. De acordo com o professor Fabrício, erros nesse processo podem gerar consequências sérias para a conservação e para a exploração econômica e alimentar: “Esse problema é particularmente sensível na América do Sul, onde a fauna de camarões de água doce ainda é pouco conhecida. Essa lacuna no conhecimento prejudica desde estratégias de manejo e conservação até etapas fundamentais, como a própria avaliação de risco de extinção feita pelo ICMBio. Em muitos casos, a delimitação das espécies é incerta, o que fragiliza o processo de tomada de decisão.”
UFSB dá posse a nova turma de servidores técnicos-administrativos em Educação
O auditório do SICOOB, em Itabuna, foi o cenário da solenidade de posse de servidores e servidoras da categoria técnico-administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) nesta quinta-feira (16). A turma ingressou após aprovação no concurso regido pelo edital nº 01/2025. A solenidade de posse e o evento de acolhimento da nova equipe contou com a organização da Pró-reitoria de Gestão para Pessoas (PROGEPE) e apoio do Gabinete da Reitoria.
A mesa de honra foi composta pela reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz; pelo vice-reitor, Francisco José Gomes Mesquita, e pela pró-reitora de Gestão para Pessoas, Cláudia Silveira Tôndolo. Nas falas, os gestores destacaram a importância da chegada da nova turma de servidoras e servidores para a consolidação da UFSB, reforçando equipes na Reitoria e nos campi.
A reitora Joana Angélica destacou que uma nova leva de cargos deve ser repassada para a UFSB em breve, permitindo o aumento da força de trabalho. O vice-reitor apontou para o interesse da instituição na fixação de servidores e a relevância da chegada de novos profissionais. A pró-reitora Cláudia Tôndolo afirmou que a ansiedade das pessoas para tomar posse nos cargos era compartilhada pela universidade, uma vez que a necessidade de mais servidores no quadro é forte em praticamente todos os setores.
Após os discursos, 54 servidoras e servidores foram sucessivamente chamados à mesa de honra para assinar o termo de posse e receber um kit de boas-vindas, além da foto com a reitora.
Na sequência, a universidade ofereceu um evento de acolhimento e integração, com agenda de atividades que se estendeu pela tarde da quinta-feira e se encerrará às 17h da sexta-feira (17).O evento, que é a primeira etapa do processo de iniciação ao serviço público, visa recepcionar, acolher e integrar as/os novas/os servidoras/es; apresentar a estrutura da universidade; promover o conhecimento de assuntos referentes a sua trajetória funcional; e incentivar o sentimento de pertencimento institucional e valorização profissional.
A programação da solenidade e do evento de acolhimento e integração contou com os apoios de instituições parceiras como Assefaz, Geap Saúde, Sicoob, Funpresp, CCAA e Instituto Arapya.
Centro de Referência promove ações pelo Dia de Luta das Pessoas com Doença Falciforme
O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba) realiza, na segunda quinzena de outubro, uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, celebrado em 27 de outubro. A data tem o objetivo de alertar e informar a população sobre uma das enfermidades genéticas e hereditárias mais prevalentes no Brasil, especialmente no estado da Bahia.
A programação começou nesta quarta-feira (15), pela manhã, com o lançamento do Grupo Terapêutico Nutricional, que reúne pacientes com doença falciforme e úlceras de perna. No dia 22 de outubro, das 17h às 18h, será transmitido o episódio especial do Podcast Café com Saúde, nos canais da Hemoba no YouTube e Instagram, com um bate-papo sobre Doença Falciforme na Infância, reunindo especialistas da área.
Ainda como parte da programação, acontecerá no dia 23 de outubro mais uma edição do curso de capacitação “Cuidado Integral na Doença Falciforme: Multidisciplinaridade e Ações Práticas”, dessa vez voltado para os profissionais das unidades de saúde dos municípios de Abaré e Rodelas. A formação será realizada em formato remoto, com aulas síncronas, nos turnos da manhã e da tarde.
Na última semana de outubro, o CERPDF promoverá Salas de Espera, com rodas de conversa e orientações multiprofissionais sobre diferentes aspectos da doença falciforme. As atividades acontecem sempre às 9h e às 14h30, com os seguintes temas: Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme (27/10), Direitos das Pessoas com Doença Falciforme (29/10), Enfermagem e Doença Falciforme (30/10) e Psicologia e Cuidado Integral na Doença Falciforme (31/10).
Para concluir a programação, o Centro de Referência realizará, no dia 8 de novembro, das 8h às 17h, o 1º Simpósio Técnico em Doença Falciforme da Bahia, no Hotel Vila Galé, em Salvador. O evento tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e acompanhamento de pessoas com doença falciforme. A programação reunirá especialistas do ambulatório do CERPDF e parceiros para troca de conhecimentos e atualização científica. :: LEIA MAIS »
CULTURAMA! Sétima Edição em novembro!
No dia 02 de novembro de 2025 (domingo, às 14h), Salvador recebe a 7ª edição do CULTURAMA!, um evento que já faz parte do calendário cultural da cidade, reunindo música, artes visuais e experiências únicas.
Nesta edição, o Teatro SESI Rio Vermelho (Rua Borges dos Reis, 9) será palco de toda criatividade que fervilha no CULTURAMA!, que na edição deste mês traz o tema “Origens” como inspiração para os artistas. E repetindo a incrível experiência da edição passada, os shows das bandas acontecerão dentro do teatro, proporcionando uma experiência sonora e visual ainda mais imersiva para o público.
O line-up traz a banda anfitriã INTRA (@intra.oficial ) que assina a produção do evento e as bandas convidadas: Andre L.R. Mendes ( @andrelrmendes ) e Alex Pucci ( @alexpucci._ ), um verdadeiro encontro de diferentes gerações do Rock alternativo de Salvador!
Mantendo sua essência, o CULTURAMA! terá a exposição coletiva de artes visuais e produtos de mais de 20 artistas independentes da cidade, reafirmando seu compromisso em ser vitrine para artistas independentes da cena local.
Artistas visuais confirmados nesta edição: Juvia Libanio @Juvia_art , Dan Borges @danborgesart , Hugo Canuto @hugocanuto_art , Darwiz Bagdeve @darwizarts , Mariow @Mariow.exe , Bee – Polegarzinha @polegarzinha.store , Gabriel Corrêa @gabrieucorreia , Cams @artcillyz , Iasmin Pimentel @sowing.art.tattoo , Jean Lucca @saturniiarts , Zahi @zahi.tattoo_ , Eric Bispo @ericbispo , Rodrigo Oliveira @samsara.core , Ionara @rrefug.io , Lua @claymoon.art , Carlos Sampaio @levebrisa__ , Carlos DK @dk.oito @coisasdodk , Isadora Alcântara @alc.isaa , Sophia Fochi @fochiart , Nathalia Felix @nathaliafelixart
O evento é uma realização da Atalho Produtora (@atalhoprodutora) em parceria com a INTRA, e conta com o apoio do Vértice Estúdio (@vertice2estudio) e da SÃO JOGUE (@saojogue), fortalecendo a rede criativa e colaborativa de Salvador
Entrada: Ingressos limitados via Sympla
R$20 (Antecipado via Sympla)
R$30 (na porta) :: LEIA MAIS »
- 1