WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  






:: 24/out/2025 . 18:00

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 65 ANOS DE JOSÉ LEITE EM ILHÉUS.

2) PESSOAS QUE DEIXARAM SAUDADES NA VIDA DE JOSÉ LEITE.

3) PESSOAS QUE DEIXARAM SAUDADES EM JUAZEIRO DO NORTE.

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

ExpoTech 2026 será realizada nos dias 27 e 28 de julho

A 8ª edição da ExpoTech será realizada nos dias 27 e 28 de julho de 2026, no SENAI Cimatec. A data foi anunciada nesta quinta-feira, 23.10, durante almoço com realizadores e apoiadores do evento. Com foco em inovação, a feira setorial tem como objetivo atualizar as empresas dos setores de cosméticos, saneantes e tintas sobre as inovações do mercado.

Na oportunidade, o diretor da ExpoTech, Juan Rosário Lorenzo, fez um balanço da edição de 2025: foram 340 empresas envolvidas, 83 expositores, mais de 2.100 visitantes de 15 estados brasileiros. “No ano que vem vamos ampliar a área de realização do evento no SENAI Cimatec e esperamos contar com 118 estandes”, adiantou Lorenzo. Segundo ele, em 2026, os organizadores buscam atrair mais empresários do Nordeste, consolidando a feira como um evento regional.

No encontro, também foi confirmada a 5ª edição da TechLab, no dia 29 de julho de 2026. O presidente do Sindcosmetic, Raul Menezes, destacou a importância desta iniciativa para capacitação de mão de obra. O TechLab capacita equipes de pesquisa e desenvolvimento de pequenas e médias indústrias dos segmentos de saneantes, cosméticos e tintas.

Já o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, ressaltou a importância da ExpoTech para aproximar empresários industriais locais de fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos. “O evento tem o papel de fortalecer as indústrias dos segmentos de cosméticos e saneantes espalhadas pela Bahia e também tem a capacidade de atrair indústrias do Nordeste, além de atrair cada vez mais fornecedores”, disse.

Também participaram do encontro nesta quinta-feira, o diretor técnico do Sebrae-BA, Franklin Santos; Patrícia Gonçalves Pontes Sodré, que representou o superintendente estadual do Banco do Nordeste; além de outros representantes de instituições parceiras.

A ExpoTech é promovida pelo Saneantes da Bahia, instituição que representa as indústrias de sabões, detergentes, produtos de limpeza em geral, aditivos de uso industrial e velas da Bahia; pelo Sindcosmetic, que representa a indústria de cosméticos e perfumaria do estado da Bahia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA). A feira também conta com patrocínio do Banco do Nordeste, SESI e SENAI Bahia e apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e do SENAI Cimatec.

Centro de Referência participa de anúncio de novo medicamento no SUS para crianças com hemofilia

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba) participou, nesta sexta-feira (24), da cerimônia virtual promovida pelo Ministério da Saúde, ao lado de representantes de outros cinco hemocentros do país (Brasília, Pernambuco, Ceará, Paraná e Pará), para o anúncio do parecer favorável ao uso do medicamento Emicizumabe no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com hemofilia A de 0 a 6 anos de idade.

“Hoje é um dia muito feliz para nós, do Ministério da Saúde, e, sobretudo, para toda a população brasileira. A incorporação do medicamento Emicizumabe para crianças com hemofilia A, de 0 a 6 anos, representa uma oportunidade de oferecer mais dignidade e qualidade de vida. Esse tratamento trará mais conforto e menos efeitos adversos para as crianças. É, portanto, mais um direito conquistado, um passo importante no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e no cuidado com a população brasileira”, declarou Aline Costa, diretora do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde.

Embora o medicamento já estivesse disponível no SUS desde 2021, sua recomendação agora se estende também às crianças dessa faixa etária. No Centro de Referência da Hemoba, dos 842 pacientes com hemofilia A e B acompanhados neste ano, 56 são crianças de 0 a 6 anos com hemofilia A. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 13 mil pessoas vivem com essa enfermidade no Brasil, o que representa a quarta maior população mundial de pacientes com a doença.

“Com esta ampliação do uso do Emicizumabe, vamos quase quadruplicar o número de pacientes que utilizam a medicação no estado. É um avanço muito grande para as crianças que hoje sofrem com punções venosas repetidas, pois poderão fazer uso de uma medicação subcutânea, com muito mais facilidade e adesão ao tratamento. Isso aumenta a inclusão social, proporciona proteção prolongada e amplia a possibilidade de as crianças brincarem e viverem melhor. Só temos a agradecer ao Ministério da Saúde por essa conquista em favor dessa população”, destacou Anelisa Streva, diretora do Centro de Referência. :: LEIA MAIS »

UFSB publica edital de Processo Seletivo para Reingresso, Transferência Externa e Portadores de Diploma de Graduação

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou o edital para o Processo Seletivo para Reingresso, Transferência Externa e Portadores/as de Diploma de Graduação. Ao todo serão ofertadas 1606 vagas em diversos cursos dos três campi localizados em Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Poderão se inscrever neste processo seletivo candidatas/os nas seguintes categorias:

I – Reingresso – Candidata/o que foi estudante em curso de graduação da UFSB e que cancelou ou teve sua matrícula cancelada antes da efetiva conclusão do curso.

II – Transferência Externa – Estudante com vínculo regular em curso de graduação em outra Instituição de Ensino Superior (pública ou privada) e que queira se transferir para o mesmo curso ou curso afim.

III – Portador de Diploma – Para a/o candidata/o que já possui diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC

As inscrições ocorrerão de 29 de outubro a 04 de novembro, através do link https://sistemas.ufsb.edu.br/questionarios/index.php/123221?lang=pt-BR.

O Processo Seletivo se dará a partir das notas do Enem de 2016 a 2025. Caso a/o candidata/o tenha feito mais de um Enem, será considera a maior nota. Também será dada prioridade à ordem de categoria constante no edital.

Os cursos oferecidos são Antropologia, Artes do Corpo em Cena, Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes, BI Ciências, BI Humanidades, Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade, Engenharia Civil, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Ambiental, Gestão Pública e Social, História (licenciatura), Jornalismo, Licenciatura Interdisciplinar (LI) em Artes e suas tecnologias, LI em Ciências da Natureza e suas tecnologias, Li em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, LI em Linguagens e suas tecnologias, LI em Matemática e Computação e suas tecnologias, Mídia e Tecnologia, Mídias Digitais, Oceanologia, Políticas Públicas, Produção Cultural, Psicologia, Som, Imagem e Movimento e Tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate.

Saiba mais em: EDITAL Nº 36/2025 PROCESSO SELETIVO PARA REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADORES/AS DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO

3ª edição do Festival Recôncavo Instrumental celebra a diversidade da música e promove intercâmbio entre artistas do Brasil e do mundo

De 10 a 15 de novembro e no dia 21 de novembro, o Recôncavo Baiano será tomado pelos sons, ritmos e encontros da 3ª edição do Festival Recôncavo Instrumental, um evento gratuito que celebra a força da música como linguagem universal e espaço de diálogo entre culturas.

Com a curadoria e direção artística da pianista Simone Leitão, o festival reúne artistas do Brasil e de diversos países, promovendo um intercâmbio musical que atravessa fronteiras e conecta tradições. Serão concertos, shows, oficinas e atividades formativas realizados nas cidades de Cachoeira, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Salvador, transformando o Recôncavo em um grande palco da música instrumental mundial.

 

O Instituto Popular do Recôncavo (IPR), realizador do evento, reafirma, nesta terceira edição, seu compromisso com a cultura e a música local, oferecendo um espaço gratuito e acessível para o público vivenciar o melhor da música instrumental no coração da Bahia. O Recôncavo Instrumental também reforça a importância da presença digital do festival, ampliando seu alcance e permitindo que mais pessoas tenham contato com as apresentações e conteúdos formativos e conta com o patrocínio da Acelen e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura, e o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda.

A programação valoriza a pluralidade de repertórios, estilos e territórios, oferecendo ao público experiências únicas que vão do erudito ao popular, do clássico ao contemporâneo. Músicos consagrados e novos talentos se encontram em apresentações que evidenciam a riqueza da criação instrumental e a potência da colaboração entre diferentes culturas e gerações.

Nesta edição, a cena baiana ganha destaque especial na programação com Igor Gnomo, Gel Barbosa, Jana Vasconcellos, Jefinho Dias. O Ubuntu Ensemble e a pianista Simone Leitão se apresentam ao lado de nomes internacionais como a pianista argentina Lorena Eckell o bandoneonista portenho Nico Ledesma, o duo Chris Stout & Catriona McKey, da Escócia e o britânico Henry Weekes (este em colaboração com o ICBA). Jovens brasileiros de destaque como o violoncelista potiguar Diego Paixão e o sanfoneiro piauiense Ignácio Botêlho, fenômeno da internet já estão confirmados, :: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia