RESULTADOS DA 9ª RODADA: EMPATE E VITÓRIA DA EQUIPE DO CAP. MARCONI

A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano (AVEP), entidade de ‘babas de praia’ quase centenária de Ilhéus, fazendo cumprir seu calendário da mencionada modalidade esportiva, realizou domingo(25) pela manhã sua 9ª rodada em que no Campo Grimaldo a equipe do Cap. Marconi venceu a do Cap. Alvinho por 3 a 1, com gols do próprio Marconi (2) e Carlão do Taxi para a vencedora e Lino para a perdedora; no Campo Martial deu empate de 3 a 3 entre as equipes dos capitães Eldon do Ofertão e Alex de Moises, fazendo 2 gols o próprio Eldon do Ofertão e Renatinho dos Leais para a primeira e Ludimar(2) e Charles para a segunda. Os ‘babas’ como de praxe aconteceram na praia da Avenida Soares Lopes, em área adjacente ao espaço cultural Tenda Teatro Popular de Ilhéus e aos campos de tênis da Associação Ilheense de Beach Tennis (AIBT). Wilson Salviano (Campo Grimaldo) e Enderson Souza Santana marcaram os babas sem nenhum reclamo mais contundente por parte dos partícipes, conforme os olheiros de árbitros. Ambos pertencem à Associação de Árbitros de Futebol de Campo de Ilhéus (AAFCI). Receberam Cartão Amarelo os atletas: Geraldo da Ceplac, Alvinho, Junior Murta, Garrancho 100 Anos de Praia, Ludimar, Badunga, Carlos Henrique, Alex de Moises, Paulo Gois do Bradesco e Luís Eduardo LE7. A coordenação da rodada esteve a cargo do centromédio-de-avanço Marcondes Oliveira como Diretor de Baba do Dia.

Equipes conforme súmulas no Campo Grimaldo:

(Cap. Alvinho): Goleiro Rosivaldo, Alvinho, Geraldo II, Cesar de Militão, Podão, Dinho, Isaque, Geraldo da Ceplac, Vado do Bradesco, Pedro Chama Gol e Garrancho 100 Anos de Praia.

(Cap. Marconi): Goleiro Marcelo da Receita, Marconi, Junior Murta, Carlão do Taxi, Udson da Polícia, Gutemberg Trator, Dinho da Van, Paulo Cesar, Adauto Negocinho, Gabriel e Eduardo Japonês

Equipes conforme súmulas no Campo Martial:

(Cap. Eldon do Ofertão): Goleiro Ricardo do Caminhão(goleiro Fernando entrou aos 41 da 1ª etapa), Eldon do Ofertão, Renatinho dos Leais, Luís Eduardo LR7, Paulo Gois do Bradesco, Ismar Landgol, Moises, Zé Eduardo, Badunga, Galletti da Rio de Engenho e Major do Bahia de Itabuna.

(Cap. Alex de Moises): Goleiro Vando, Alex de Moises, Luciano Santana, Ludimar, Gilson do Taxi, Carlos Henrique, Gagarin, Djalma Peludo, Charles Reis, Paulinho da AFC e Sizinio do Remo

COMENTÁRIOS

Os analistas-de-baba entenderam que no Campo Grimaldo o jogo esteve um tanto frio. O quadro do beque-de-vigor Cap. Alvinho chegou a abrir o marcador, mas sofreu o empate e, de virada a derrota por 3 a 1, para o comandado pelo Cap. Marconi. Registraram que houve na 2ª etapa um ‘cai cai’ danado no quadro do beque-de-vigor e capitão Alvinho, a ponto de –não havendo jogadores no banco de reservas– somente 7 jogadores ficarem em campo, e dessa forma, o árbitro, cumprindo rigorosamente as regras do esporte bretão, encerrou o baba antes do tempo regulamentar. Os ilustres analistas-de-baba, entretanto, num lapso um tanto lamentável, não registraram se os gols da vitória do time do Cap. Marconi aconteceram antes ou depois do dito ‘cai cai’.

Já no Campo Martial, os registros dos analistas-de-baba foram de que aconteceu um baba bem jogado. Salientaram que o 3 a 3 foi um placar que correspondeu a um fiel equilíbrio do baba. Anotaram como destaque na equipe do Cap. Eldon do Ofertão, o Goleiro Fernando, Luís Eduardo LE7, Paulo Gois do Bradesco e o próprio Eldon do Ofertão; na equipe dirigida pelo Cap. Alex de Moises, destacaram o Goleiro Vando, Ludimar, Charles Reis, Carlos Henrique e o próprio Alex de Moises.

Obs. Dentre os analistas-de-baba, o neófito beque-de-espera III Paulo Gois do Bradesco fui dos que colaborou.

NOTAS

Momentos antes dos times entrarem em campo, houve uma Assembleia em que o presidente Djalma Peludo usando da palavra, pautou os seguintes assuntos para discussão e votação:

1 – Definição de idade mínima para o ingresso na Associação.

2 – Definição de idade mínima para participação de convidados.

3 – Definição de regras para o jogador que receber Cartão Vermelho (expulsão de campo)

Decisões:

Nos itens 1 e 2 a maioria votou pela idade mínima de 40 anos, com o adendo no item 2 (convidados) da exigência de prova de vacinação contra a Covid 19.

No item 3 a maioria decidiu pela entrada do reserva imediato no caso de expulsão de campo do competidor inicial. Foi inclusa na decisão que o tomador de Cartão Vermelho será –com a ajuda da súmula do juiz– julgado pelo Conselho Disciplinar, e poderá sofrer, de acordo a infração cometida, exclusão em rodadas vindouras, entre outras sentenças mais pesadas que poderão advir.

Sobre o quesito do Cartão Vermelho esta Notícias, como exposto na rodada passada, havia opinado que a entrada de um reserva no lugar do expulso por Cartão Vermelho,

beneficiaria o infrator. Mas o que ela se referiu como infrator, seria a ‘equipe’ autora da infração e não o infrator em si, haja vista a expulsão dar-lhe direito de colocar ‘sangue novo’ em campo e, se o reserva se enquadrar ao rol dos chamados ‘Birro 1’, fortalece-la. Entretanto entende que por se tratar de um ‘baba’ de uma Associação, fomentar a participação de um associado que esteja na reserva também é justo. Então, finalizando, como a Assembleia é soberana, cumpra-se.

Texto do associado Heckel Januário. Fotos dos “babas” de Marconi Almeida, fotógrafo oficial e diretor de Divulgação da Avep. O Prof. Jorge Reis é o fotógrafo de momentos etílicos desta entidade e seu Secretário.