O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, apresentou hoje (quinta-feira, 16), ao novo ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio Oliveira, os avanços e as perspectivas destes setores na Bahia que estão crescendo num ritmo acima da média nacional. “A produção de pescados teve aumento de 57% entre 2006 e 2009 atingindo 120 mil toneladas/ano”.

A aquicultura continental, que aumentou 150%, e a pesca extrativista marinha, 82%, contribuíram para este desenvolvimento, declarou o presidente.Outro destaque apresentado foi o crescimento da capacidade de produção de alevinos, ultrapassando 400%,além do Programa de Peixamento de Aguadas Públicas que já está atendendo 53 mil famílias.

Terminais Pesqueiros

Para o aumento da produção de pescados, uma das iniciativas é a construção de terminais pesqueiros, obras já iniciadas em Ilhéus e Salvador. As duas vão custar R$ 20 milhões, recursos do Ministério da Pesca e governo do estado.

O presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, solicitou também ao ministro Luiz Sérgio, a inclusão de recursos no orçamento 2012 para a construção de um Terminal Pesqueiro no extremo sul do estado.Esta obra complementará o programa de terminais pesqueiros da Bahia.

Subvenção do Diesel

O Programa de Subvenção ao Preço do Óleo Diesel para Embarcações Pesqueiras já atendeu quase dois mil pescadores. Mas Isaac Albagli defende a ampliação deste número. Para isso reivindicou que se prorrogue o prazo para a habilitação dos pescadores baianos. Ele justifica que na Bahia, diferente de outros estados, prevalece a pesca artesanal.

O ministro da Pesca e Aquicultura Luiz Sérgio se comprometeu a analisar com muita atenção todas as reivindicações adiantando que tem interesse que a pesca no nordeste atinja os mesmos índices de produção e produtividade do sul do país. Isaac Albagli aproveitou o encontro e convidou o ministro para uma visita à Bahia onde poderá conhecer melhor a realidade pesqueira e aquicola do estado e o trabalho desenvolvido pela Bahia Pesca.