WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


junho 2011
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  








Banco Central volta ao isolamento

O capítulo se repete mais uma vez nessa novela que não parece ter fim. Enquanto isso, estudantes sem professores, lixo em acúmulo, postes sem luz, e, infelizmente uma população desgostosa.

Por Anna de Oliveira

Depois das fortes chuvas que atingiram a microrregião de Banco Central nas últimas semanas, a estrada BA -002 que liga o Posto Santo Antônio na BR – 101 ao distrito voltou a ficar intransitável, mesmo depois que o Departamento de Infraestrutura da Bahia (Derba) tenha iniciado as obras de recuperação. As linhas rodoviárias da Rota só estão efetuando o transporte até o Posto Santo Antônio, sendo que a população tem mais de 17 km de estrada de chão para atravessar, em péssimas condições, trecho que deixa a comunidade rural em completo isolamento.


O professor do município, da Escola Nucleada de Banco Central, Jefferson Rodriguez, que está sem dar aulas há uma semana, disse que o material despojado pelo Derba na estrada é similar a barro e cascalhos, e que inicialmente havia amenizado as condições do trecho, “mas a situação voltou a ficar crítica, porque com a primeira chuva que caiu todo o material foi dissolvido. Além disso, existe um córrego do rio que está passando pela estrada”. Com o retorno das aulas, após longo período de isolamento em que a estrada estava interditada, há um mês, o professor Jefferson Rodriguez, mais uma vez não pode chegar a BC. “Toda a gente de Banco Central está prejudicada com a situação dessa estrada, não só os alunos, todos precisam transitar pela estrada para sobreviver”, explicou o professor. Ele disse ainda que a população tem se locomovido através do pau-de-arara, um veículo de carroceria com condições precárias de segurança, que tem feito um transporte coletivo e arriscado pela estrada escorregadia, pondo em risco a vida das pessoas.

A microrregião, que há anos atravessa grandes desafios para escoar sua produção, também sofre com a falta de policiamento e atenção social. O Secretário do Interior, Sr. Angelito Tavares Dias, afirmou que o Derba está em execução da obra de recuperação da estrada sob a coordenação do Sr. Fernando Samches, solicitando que o mesmo respondesse sobre essa questão. Segundo uma funcionária do Derba, Sra. Adaltina Braga Alves, o coordenador responsável pela obra, Sr. Fernando Samches, não estava presente no momento que nossa redação entrou em contato para falar sobre o assunto. Mas ela disse que o serviço de recuperação está em andamento, “esta primeira fase consistiu no patrolamento e cascalhamento da estrada. A obra está prevista para ser concluída no mês de agosto, caso não haja intercorrência das chuvas”.

Um funcionário da Rota tranportes, Sr. Eilton, afirmou que não há previsão para o retorno da linha de ônibus que leva até Banco Central, os ônibus saem de Ilhéus às 8 hs, 14:30 hs, 19:30 hs, e só vão até o Posto Santo Antônio BR – 101.

Notícia publicada na imprensa no dia 6 de junho registra audiência da deputada Ângela Sousa (PSC) e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima (PSB), com o vice-governador e secretário estadual da Infraestrutura, Otto Alencar, com apresentação de uma lista de reinvidicações, incluindo a aquisição de uma patrulha mecânica, melhorias em acessos rodoviários e convênio com o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). É bom mesmo que as autoridades tomem providência em relação a isso, por que a população já não agüenta mais esperar por pronunciamentos, reinvidicações, passeatas, carreatas, helicópteros, panfletagens e bandeiras que não repercutem em concretude. A comunidade de Banco Central, assim como dos outros distritos, precisa que as autoridades tomem providências eficientes para resolver questões fundamentais, que se arrastam anos a fio, como educação, saúde, transporte, segurança, e tudo que possa ser entendido por cidadania, o que não requer exclusivamente as urnas de eleição.

1 resposta para “Banco Central volta ao isolamento”

  • Marcos says:

    O que falta em Banco Central é HOMEM de saco roxo pra desmembrar o distrito da sangue-suga Ilhéus que, infelizmente seus gestores nunca se preocuparam com o povo de BC.
    Todos os adminsitradores, inclusive o atual, do lugar não passam de labe-botas de vereadores e do prefeito. Só visa o salário. Uma vergonha!

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia