Aula inaugural do PQF agendada para novembro em Caetité e Ilhéus
O Programa de Qualificação de Fornecedores é uma iniciativa da Bahia Mineração, executada pelo Instituto Euvaldo Lodi
O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), que será realizado nas regiões de Ilhéus e Caetité, por iniciativa da Bahia Mineração, entra em nova etapa a partir deste mês. Lançado em setembro, o PQF, que tem como agente executor o Instituto Euvaldo Lodi, promoveu inicialmente uma seleção das empresas participantes, inscrevendo 23 fornecedores em Ilhéus e 22 em Caetité. A lista pode ser consultada no site da Bamin (www.bamin.com.br).
Realizada a seleção, o próximo passo será o diagnóstico das empresas, feito por consultores contratados pelo IEL. A intenção é promover um levantamento sobre a condição geral das empresas que irão participar do PQF e identificar as práticas que devem ser modificadas ou aprimoradas para que elas se tornem potenciais fornecedoras de produtos e serviços para grandes clientes.
Os diagnósticos deverão ocorrer ao longo deste mês e a aula inaugural do programa em Caetité foi agendada para o dia 25 de novembro, em local ainda a ser definido. Em Ilhéus, a aula será dia 30 de novembro, no Senai.
O treinamento oferecido pelo PQF abrange conhecimentos relacionados a qualidade, gestão empresarial, estratégia, finanças, marketing, preservação ambiental, segurança e Responsabilidade Social Empresarial. De acordo com o IEL, é possível concluir a capacitação num prazo de 18 meses.
“A Bamin, ao tomar a iniciativa de promover o PQF nas regiões que estão sob a influência do projeto Pedra de Ferro, pretende facilitar a aquisição de produtos e serviços nos mercados locais e, assim, favorecer o desenvolvimento dessas economias”, afirma o gerente geral de RH, Administração, Saúde e Segurança da Bamin, Mauro Barbosa. Ele enfatiza que no início de 2011 será divulgada uma lista de empresas que participarão da segunda turma do PQF.