A Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) encerra nesta terça-feira (29), a partir das 19 horas, no Hotel Jardim Atlântico, o curso de gastronomia com a de 15 participantes. Uma das propostas é estimular o turismo local, através da capacitação dos profissionais da área gastronômica de Ilhéus. As aulas práticas nesta terceira etapa constaram de orientações técnicas sobre aves, peixes e frutos do mar, além de cozinha internacional.
O presidente da entidade, Antônio Olímpio, disse no preparo de peixes e frutos do mar, foram mostrados alguns aspectos específicos, a exemplo de conhecimentos de novas técnicas de escolha dos ingredientes, utilização de acompanhamentos para os mais variados pratos e formas de armazenamento, conservação e aproveitamento. Os participantes receberam apostila e certificado de conclusão.

Segundo o presidente da Maramata, Antônio Olímpio, nesses cursos sempre foram inscritos profissionais da área de alimentação que trabalham em cabanas de praia, restaurantes e hotéis. A iniciativa visa ampliar e fortalecer a promoção da oferta gastronômica também nos bares e em estabelecimentos comerciais que tenham frequência permanente de público.
No cardápio do encerramento constam pratos de entrada como cheviche, gravlax de salmão com torradas, guacamole e camarões com chutney de damascos. Já os pratos principais serão atum grelhado com pimentas e vinagrete de frutas, e arroz murciano com zarzuelas de mariscos.