WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


dezembro 2011
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031








LEMBRANÇA DO GRUPO ESCOLAR GENERAL OSÓRIO

Foto tirada da matéria da Professora Maria Luiza Haine, a quem parabenizo.

Quem olha nessa foto o Grupo Escolar General Osório, hoje patrimônio histórico de Ilhéus, e transformado em Biblioteca Pública Adonias Filho, na parte superior do prédio e na parte térrea Arquivo Público João Mangabeira. Como eu tenho maravilhosas lembranças de ter estudado e seguido os bons ensinamentos dos educadores que por aí passaram. O prédio foi inaugurado em 31 de dezembro de 1915. A transformação do prédio, foi realizada com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, foi entregue ao público no ano de 2002. Um grande acervo de livros foi adquirido através de doações de várias entidades de classe social de Ilhéus e do Estado da Bahia.

Quantos filhos de Ilhéus iniciaram suas caminhadas estudantis nessa escola e se orgulham, porque o ensino era de boa qualidade e seu corpo docente possuía enorme desvelo pela transformação das pessoas, almejando que todos seguissem caminhos seguros. Era educação pela manhã, tarde e noite, como se fosse de pai e mãe para filhos e filhas.

Muito interessante que naquela época, o ensino público era mais valorizado e nunca se falou em crises, falta de materiais didáticos, carteiras escolares para os alunos se sentarem, não carecia de merenda escolar e desvios de verbas para manutenção do prédio da escola!

Todos trabalhavam com muito amor, dedicação recíproca e havia entrelaçamento entre os professores e alunos. Jamais de se viu ou ouviu falar que um aluno tratasse sua professora ou seu professor com desrespeito. Era tia ou tio.

Éramos felizes e não sabíamos por que nada nos causava desconforto de ir ao colégio estudar e almejar um futuro mais feliz e promissor. Era aquela imaginação de que era preciso educar as crianças, e o chamado era para todos que necessitavam romper os alicerces arcaicos do mundo da ignorância, evitando que não fosse necessário e deprimente punir pessoas adultas, excluindo-as da nossa sociedade.

Mais de repente, numa avalanche de abandono e descaso do poder público o nosso Grupo Escolar General Osório, está se acabando e num estado da calamidade pública de fazer dó. Deixou de funcionar, e vem desmoronando aos poucos, não tendo recebido até o momento socorro de emergência para recuperação do seu estado físico. Esse colégio educou pessoas de todas as classes sociais, e Ilhéus sempre foi um cartão de visita da Bahia.

Imaginando a nossa cidade de Ilhéus, vendo-a como uma terra boa e acolhedora, não entendemos por que o poder público a trata com tanta falta de desvelo, deixando de organizar um plano diretor, com projetos para conservação de todas as suas estruturas, evitando assim, esse mar de lama e destruição de seu estado físico.

Observando as duas fotos dessa reportagem, vendo antes e depois, visivelmente pode-se caracterizar que Ilhéus precisa de mais carinho e qualidade de organização social e política. Aqui os bens patrimoniais não são tratados com respeito e não recebem os cuidados necessários de conservação e vão se acabando.


ACIMA DAS LÁGRIMAS E DAS PROVAS QUE TANTAS VEZES ATRAVESSAM NOSSOS CAMINHOS, REINA SEMPRE UM DEUS MOSTRANDO QUE O IMPOSSÍVEL COM ELE TORNA-SE POSSÍVEL! DEUS DIZ: EU ESTOU CONTIGO ONDE VOCÊ ESTIVER! CREIA NISSO E FAÇA O POSSÍVEL POR QUE O IMPOSSÍVEL ELE FARÁ POR VOCÊ. ENTÃO JUÍZO MEUS AMIGOS LEITORES ELEITORES. A ELEIÇÃO SE APOXIMA. DÊ UMA PROVA DE AMOR A ILHÉUS, ESCOLHENDO POLÍTICOS SÉRIOS E COMPROMETIDOS EM OFERECER TRABALHO E HONESTIDADE A TODA PROVA.

Veja fotos do estado em que se encontra o prédio clicando AQUI e depois na seta para avançar.

2 respostas para “LEMBRANÇA DO GRUPO ESCOLAR GENERAL OSÓRIO”

  • heraldosantana says:

    Estudei cinco anos nesse Grupo Escolar, de grandes lembranças. Naquela época, estudamos do primeiro ao quinto ano primário. Ali foi a base de educação para milhares de estudantes, onde o aluno saia com excelente preparação para admissão ao ginásio. Nunca tive conhecimento de quaisquer ex-colegas entrar para marginalidade, pois naquele colégio a educação era rígida e o quadro de docentes era de excelente qualidade.
    Até hoje não entendo porque o colégio foi desativado, salvo engano, no governo Jabes Ribeiro, para implantar uma biblioteca. O General Osório é um patrimônio do povo ilheense e deve ser restaurado e voltar as suas orígens. Que construam outro local para ser utilizado como biblioteca. O que me entristece nas notícias de Ilhéus é que esse Senhor, destruidor da educação, vem liderando as pesquisas para as próximas eleições. Ilhéus precisa urgentemente de renovação política e não voltar ao atraso.
    Heraldo Santana
    Uruçuca (BA)

  • lucas says:

    Um absurdo o histórico General Osório estar abandonado e jogado as traças, um dos melhores momentos da minha infância passei nesse colégio.
    Uma tremenda falta de respeito com a educação baiana e até mesmo brasileira deixar o colégio morrer desse jeito. Não moro mais na Bahia mas quando voltei para passar férias o primeiro lugar que fui visitar foi meu querido colégio, chorei de tristeza em ver ele assim !!!!! VERGONHA !!!!!!!!

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia