Salão do Chocolate no Brasil é lançado em evento em São Paulo
Na tarde desta quinta-feira (31), o restaurante Mangiare, na Vila Leopoldina, zona oeste, foi palco do lançamento da primeira edição do Salão do Chocolate (“Salon du Chocolat”, em sua versão original) em um país produtor de cacau.
Neste ano, o evento –criado por Sylvia Douce e François Jeantet em Paris há 17 anos– ocorrerá em Salvador de 6 a 8 de julho. Capitais como Tóquio e Nova York já participaram do Salão.
Maurício Maranhão/Divulgação |
![]() |
Diego Badaró, Eduardo Sallese e Durval Libânio (esq. p/ dir.) vieram à SP para o lançamento do Salão do Chocolate na cidade |
“Me lembro que há sete anos atrás fui para o Salão em Paris com 20 quilos de cacau na mochila”, contou Diego Badaró, 31, produtor baiano que desde então fundou a marca de chocolates orgânicos AMMA e tornou-se coordenador da edição brasileira do evento.
Durval Libânio, presidente do Instituto Cabruca na Bahia, e Eduardo Salles, secretário de Agricultura do estado, também vieram a São Paulo para divulgar o evento. Durval ressaltou a importância da produção sustentável de cacau, que preserva as árvores maiores da Mata Atlântica para o sombreamento dos cacaueiros. Hoje, esse sistema, nomeado cabruca, é adotado por 70% dos produtores do sul da Bahia.
A organização do Salão vai oferecer tours para fazendas do Estado, para que “chocolatiers” do mundo inteiro possam conhecer a produção baiana. “O nosso desejo é promover esse encontro entre o produtor e comprador, e chamar atenção às nossas causas: a preservação da Mata Atlântica e a criação de empregos na região atravéz do cultivo do cacau.”, explica Diego.
Entre as projeções do coordenador para os próximos anos está levar pequenas amostras do evento para outras cidades brasileiras. “No Japão, o Salão acontece em sete cidades japonesas e dura duas semanas. É a edição mais rentável do evento.” O Brasil é o quinto maior produtor de cacau e o quarto maior consumidor de chocolate do mundo.
EM SÃO PAULO
Os paulistanos também poderão provar um pouco do cacau baiano. O restaurante Mangiare vai servir menu fechado especial, criado com o chocolate AMMA e harmonizado com rótulos de cervejas da casa, de 28 de junho a 8 de julho.
Sugestão de prato principal é a carne de porco em molho de chocolate com 100% de cacau, acompanhada de farofa feita à base de farinha de milho e legumes. Para finalizar, a opção é a musse de chocolate 75% com lentilhas.
—
BRUNA HADDAD
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
FOLHA.COM
http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1098649-salao-do-chocolate-no-brasil-e-lancado-em-evento-em-sao-paulo.shtml