Gastronomia junina
Comilança do São João requer alguns cuidados
postado por A TARDE On Line @ 9:23 PM
Mariana Mendes
Milho cozido e assado, pamonha, canjica, amendoim e muito mais fazem uma festa à parte no São João. O cardápio junino é extenso e de deixar qualquer um com água na boca, mas vale ter alguns cuidados para não acabar com as comemorações antes da hora.
Quem faz o alerta é a nutricionista Edizete Andrade, que chama a atenção principalmente na hora da escolha dos quitutes. Ela recomenda dobrar a atenção às condições de higiene do local, evitar alimentos expostos por muito tempo ou em condições desapropriadas de armazenamento. “Alimentos que não estão cobertos ou em temperatura inadequada devem ser evitados”, recomenda.
As iguarias da época costumam ser derivadas do milho, cereal rico em carboidratos e de alto valor calórico, fibras e vitaminas E, A, B1 e B2, além de sais minerais (fósforo, cálcio e potássio). As delícias são muitas e, por conta disso, Edizete lembra que qualquer alimento deve ser comido com um certo controle. “Tudo em excesso é prejudicial. O saudável é comer com moderação “.
O amendoim, que ao lado do milho protagoniza a mesa da festa, é rico em gordura polinsaturada e ajuda na redução do colesterol, mas, a nutricionista ressalta que ele também é hipercalórico e por isso é bom moderar.
Em relação as bebidas, Edizete ressalta que assim como comer, beber também deve ter seus cuidados. É importante não esquecer de se hidratar. “Tem que beber muita água sempre, principalmente, quem for ingerir álcool”, diz.
Já quando o assunto é perder as calorias adquiridas e ficar em forma, a dica da nutricionista é uma só: “aproveitar o São João para dançar muito forró”.
Diabetes – Os portadores de diabetes, doença crônica que provoca altas taxas de açúcar no sangue, ou aqueles que estejam com a glicose sanguínea alterada, devem ficar ainda mais atentos ao cardápio.
“As comidas feitas com milho têm um alto índice glicêmico. Se a pessoa for diabética a atenção deve ser redobrada. Alguns até podem comer, mas em pequena quantidade, ou a comida pode alterar muito o nível da glicemia e ela acabar passando mal”, alerta Edizete.
Já quem tiver intolerância à lactose, deve ficar atento aos alimentos tradicionais. A canjica e o mungunzá, por exemplo, costumam ter o leite ou derivados como ingrediente na receita.
Veja abaixo uma receita rápida e prática para o São João:
| Canjica de Milho |
Ingredientes:
10 espigas de milho verde ou 5 latas de milho em conserva
Canela em pó para polvilhar
200 ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 xícaras de chá de leite
Modo de Preparo:
Retire os grãos de milho das espigas, corte-os bem rente ao sabugo e depois bata-os no liquidificador com o leite. Peneire apertando bem. Adicione o leite condensado e leve ao fogo, sempre mexendo até que encontre uma textura de creme grosso. Coloque o leite de coco, mexa mais um pouco para a mistura ficar homogenia e retire do fogo. Despeje o creme em um recipiente, deixe esfriar, polvilhe a canela em pó por cima e depois é só servir e saborear.